Temperatura baixou? Veja os cuidados necessários com o seu cão

Temperatura baixou? Veja os cuidados necessários com o seu cão

A temperatura cai e a gente corre para se agasalhar, deixar a casa e a cama quentes e manter cuidados diários com a pele. Com nossos pets, isso não é diferente. Eles também sentem frio e precisam de cuidados especiais para passar por esse período de termômetros em queda.

 

Neste post, vamos te dar dicas para manter o seu amigo confortável, ativo e saudável mesmo nos dias mais frios do ano. Acompanhe o post e redobre os cuidados com seu bichinho.

 

Mantenha seu pet aquecido

 

Os pelos dos pets podem nos enganar, dando a falsa sensação que eles não sentem tanto

frio. É verdade que raças mais peludas sofrem menos com as baixas temperaturas, mas é preciso ficar atento para manter seu pet aquecido e saudável. Os principais sinais que seu cão está com frio são:

 

  • Tremedeira
  • Deitar enrolado
  • Dormir em cima de tapetes
  • Se entocar em cantinhos da casa
  • Ficar mais recolhido, evitando se exercitar

 

Roupinhas são ótimas aliadas

Nesses casos, alguns elementos podem ajudar a manter seu pet aquecido. As roupinhas podem ser boas aliadas, principalmente em cães com pelagem mais curta. Observe seu cão e veja se realmente ele precisa utilizar a roupinha. Se sim, fique atento se ela não limita a movimentação do seu amigo. Prefira tecidos não sintéticos, como soft, matelasse e malha de algodão.

 

Mas atenção: é necessário manter a roupa do animal higienizada. No período de frio pode ocorrer proliferação mais intensa de micro-organismos prejudiciais para a saúde dos pets. Lembre-se também que o importante é proteger o seu pet do frio e não humanizar o seu cãozinho. 

 

Cama quente

Quando está frio, a gente não vê a hora de deitar em uma cama bem quentinha, não é mesmo? Os pets também precisam de um abrigo quente para se proteger no inverno, por isso, é importante alguns cuidados:

 

  •  Mantenha a casinha em um local coberto e longe do vento

 

  • Coloque colchonete e cobertor pra proteger seu cão

 

  • Utilize tapetes ou papelão embaixo da cama

 

  •  Se o cachorro não é adepto a casinhas, é importante manter em sua casa um local coberto e livre de vento para dormir.

 

  • Uma dica é proteger a cama do frio com alguns brinquedos e uma manta bem confortável

 

Não baixe a guarda: carrapatos e pulgas também se proliferam no inverno

 

Apesar do frio, não conseguimos nos livrar das pulgas e carrapatos. É preciso manter a

atenção nessa época, principalmente, porque também estamos em um período mais seco, ideal para esses parasitas se proliferarem em gramados e jardins.

 

Por isso, é importante manter o ambiente em que seu cão transita e dorme sempre limpo e

protegido. Lembre-se: pulgas e carrapatos não causam apenas incômodo. Eles também transmitem doenças graves como a Erliquiose, Babesiose e Doença de Lyme.

 

Cuidados com a pele: dermatites também ocorrem nas épocas mais frias

 

As dermatites não ocorrem apenas durante os períodos de altas temperaturas. Vermelhidão, queda de pelo, secreção nos olhos e lambeduras excessivas, que indicam esse problema, também são comuns no outono e inverno. 

 

Com as temperaturas amenas, é mais fácil que a pele do animal fique ressecada. Se o seu amigo estiver se coçando muito, com vermelhidão na pele e inflamações, leve-o em um médico-veterinário para receber a melhor indicação de tratamento.

 

A dica é aumentar a frequência da escovação dos pelos – pelo menos duas vezes por semana – e utilizar produtos adequados para cães durante o banho.

 

Banhos e tosa

Falando em banhos, é importante lembrar que realizá-los em excesso faz mal. Se for realizar esse procedimento em casa, não se esqueça de deixar seu pet bem sequinho. Higienize corretamente as orelhas, dedos e patas, que são as regiões com mais acúmulo de oleosidade, sujeira e secreções. Na hora da secagem, tome cuidado para não machucar o seu amigo.

 

Esse também não é um bom momento para tosas. Se o seu cachorro tiver pelagem que cresce muito, a recomendação é fazer apenas a tosa higiênica.

 

Xô preguiça!

Nada de preguiça no frio. Mesmo com as baixas temperaturas é preciso manter seu

cãozinho ativo e saudável. Para isso, tente realizar atividades em casa, como esconder porções de ração ou petisco e incentivar a procura. 

 

Se for sair para passear, atenção para alguns cuidados:

 

  • Realize os passeios na hora do almoço, por volta das 12h, ou entre 15h e 16h
  • Cuidado com o vento. Ele pode causar incômodo e até mesmo otites

 

  • Caso surjam rachaduras na patinha do seu amigo, leve-o a um médico-veterinário para verificar a necessidade do uso de hidratantes
  •  Ofereça água antes, durante e depois do passeio. No frio, os cães também precisam se
  • hidratar, por isso, não se esqueça de verificar se eles têm água fresca e limpa disponível

 

O inverno é um período em que os cães costumam comer mais, por isso, é importante mantê-los ativo, mesmo que em casa, e ficar atento na quantidade de ração oferecida para eles não engordar.

 

Viu como é possível manter seu cão ativo e com saúde mesmo na época mais fria? A König Brasil tem compromisso com a saúde animal, por isso, aqui no blog você sempre encontra dicas para manter seu pet saudável. Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe esses conteúdos com seus amigos!