Doenças de pele: como evitar as dermatites em cachorros no inverno?

Vermelhidão, queda de pelos, secreção nos olhos e lambedura excessiva são alguns dos sinais que podem indicar dermatites nos pets. Os problemas de pele causam uma reação inflamatória na pele e, dentre elas, estão as dermatites, uma das incidências mais comuns em cachorros. As inflamações na pele são uma das respostas do organismo aos parasitas e, além disso, substâncias contidas em shampoos, condicionadores, produtos de limpeza, entre outros produtos, também podem ser fatores para que as dermatites estejam ocorrendo no seu pet.

Muitos tutores podem achar que as dermatites em cachorro só ocorrem em estações mais quentes. Realmente, é mais comum que elas ocorram em estações com temperaturas mais elevadas, mas não significa que no inverno elas também não possam ocorrer. Com as temperaturas mais amenas, é mais fácil que a pele do animal fique ressecada, assim como outros fatores externos como a quantidade de passeios, por exemplo. Se o cachorro estiver se coçando muito, com vermelhidão na pele e com inflamações, você deve consultar o Médico Veterinário imediatamente para que ele indique o melhor tratamento.

Preparamos este artigo para que você saiba como evitar as dermatites em cachorros no inverno. Acompanhe a leitura e confira. Vamos lá?

A coceira é um dos primeiros sinais de dermatite

As dermatites causam coceira na pele do cachorro, o que leva o pet a adquirir vermelhidão e lesões na pele. Além disso, mordiscadas na pele também é um dos comportamentos que ele pode ter para manifestar a ocorrência de dermatite. Se não forem tratadas logo no início, podem ocasionar em perda ou falhas de pelo por todo o corpo, pele seca, com grumos, pus e inchaço. Por isso, fique atento e verifique se o seu cachorro está se coçando mais do que o habitual.

A coceira é um dos primeiros sinais de dermatite

Mantenha a escovação em dia

Os cães sempre estão em constante ganho e perda dos pelos. Para que o pelo esteja sempre saudável, é fundamental que a escovação do cachorro esteja em dia. Quando o pelo não é aparado com frequência, há uma grande probabilidade de proliferação de fungos e bactérias e, assim, as dermatites se instalam na pele do cachorro. Além disso, o excesso de pelo dificulta a visualização de lesões. Se o cachorro passeia com frequência, é muito provável que os riscos aumentem. Por isso, escove-o toda semana para evitar maiores complicações.

Tenha cuidado com os produtos utilizados durante o banho do seu pet

Como já foi dito, algumas substâncias contidas em shampoos, condicionadores e sabonetes podem desencadear alergias na pele deles. Muitos cachorros possuem sensibilidade a alguns componentes. Muitas vezes o dono nem desconfia que produtos de higiene estejam ocasionando as dermatites. Por esse motivo, fique atento e observe sempre os rótulos dos produtos que foram utilizados no seu pet.

Outro fator muito importante são as toalhas utilizadas após o banho. Certifique-se de que elas estão secas e bem lavadas. Toalhas molhadas ou úmidas também são alvo de bactérias e fungos.

Tenha cuidado com a quantidade de banhos

Banhos em excesso fazem muito mal para o seu amigo. Mesmo após o banho, é importante deixá-los bem sequinhos. Temperaturas muito altas na hora da secagem dos pelos ou secagem incorreta também são alguns dos motivos para que haja a proliferação de fungos e bactérias. É fundamental que todas as áreas sejam devidamente higienizadas, tais como as orelhas e entre os dedos das patas já que, nessas regiões, há uma probabilidade maior do acúmulo de oleosidade, sujeira e secreções.

Evite situações estressantes para os pets

Situações de estresse

Assim como nós, fatores emocionais como o estresse e a depressão, por exemplo –  também podem desencadear as dermatites. Isso ocorre porque o cachorro começa a se lamber e a se coçar com frequência, causando assim feridas na pele. Além disso, a lambedura em excesso pode causar uma dermatite secundária na pele do cachorro. Outros motivos para as dermatites se instalem é quando o dono deixa o cachorro sozinho por muito tempo, o que pode gerar o estresse e o tédio. É necessário que o dono leve o cachorro para passear com frequência, já que a falta de passeios pode gerar incômodo e sedentarismo no cachorro.

É necessário que você consulte o Médico Veterinário antes de qualquer coisa, afinal, só ele poderá diagnosticar e oferecer o tratamento adequado para o seu pet.

 

Nossas informações e dicas sobre dermatites foram úteis para você? O blog da König tem o intuito de levar informações relevantes que priorizam a saúde e o bem estar do seu companheiro de quatro patas. Consulte sempre o Médico Veterinário.