Se você acompanha o nosso blog, você já deve saber que essa é a terceira série sobre raças de cachorro. Existem muitas raças por aí e temos certeza que você irá se identificar com alguma delas. Nessa série, elegemos mais dez raças para você conhecer: o Cão de Crista Chinês, o Cane Corso, o Fila Brasileiro, o Malamute do Alasca, o Mastim Napolitano, entre outras raças. Muitas delas, são um tanto quanto diferenciadas.
Acompanhe a nossa terceira série sobre os melhores amigos para se ter por perto e saiba tudo sobre o seu companheiro de quatro patas. Vem com a gente!
Cão de Crista Chinês
Dócil, brincalhão e ótimo companheiro
O Cão de Crista Chinês é um cão de pequeno porte de origem Chinesa. Sua característica mais notável com certeza são os pelos em locais específicos do corpo. Possuem pelos na região da cabeça e das patas que se assemelham a uma crista de cavalo. Outra característica são suas orelhas grandes e erguidas.
Quanto ao comportamento, os cães dessa raça são bastante dóceis e adoram ser o centro das atenções. Não tem como não ser, né? São cães ideais tanto para se ter em casa como em apartamento e costumam lidar muito bem com outros animais, com crianças e até mesmo com estranhos. Por isso, gostam muito de brincadeiras e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Estão sempre em estado de alerta, assim, são considerados ótimos cães de guarda para os tutores.
Cuidados com o Cão de Crista Chinês
A falta de pelos em algumas partes do corpo é o fator principal para que eles tenham problemas dermatológicos. Além disso, podem adquirir problemas de visão ao longo do tempo como a catarata e glaucoma. Assim como em qualquer outra raça, é fundamental que eles passem por consultas regulares para verificar se está tudo bem.
Cane Corso
Obediente, forte e protetor
O Cane Corso é um cão robusto de porte médio especialmente conhecido por ser um ótimo cão de guarda. Os cães dessa raça são independentes, territoriais e protetores por natureza, o que faz com que eles criem um vínculo muito grande com a família e, quando educados corretamente, são obedientes e bem tolerante com pessoas desconhecidas.
Além disso, os cães dessa raça são íntegros, autênticos e possuem temperamento equilibrado. Possuem pelagem densa, brilhante, curta, com pelos finos e duros e podem ser encontrados nas cores preta, cinza, vermelha ou rajada. Além de todas essas características, o Cane Corso também é um cão bastante flexível, ou seja, lida muito bem com crianças e outros animais.
Cuidados com o Cane Corso
Por ter o pelo curto, o Cane Corso é um cachorro que não precisa ser escovado com frequência. Quanto à alimentação, é fundamental que o tutor cuide para evitar a obesidade, já que eles têm essa predisposição. Por isso, faça longas caminhadas com o pet ao longo do dia para manter a musculatura e liberar o estresse dele.
Fila Brasileiro
Corajoso, leal e obediente
Com seu grande porte, o Fila Brasileiro é conhecido por ser um ótimo protetor, assim, é considerado um cão muito obediente e leal aos seus tutores. Já com desconhecidos é bem desconfiado, por isso, é muito importante socializá-lo desde pequeno. Assim como o Basset, o Fila tem várias dobrinhas pelo corpo, o que o torna ainda mais charmoso. Além disso, é um ótimo líder e costuma tem um comportamento sossegado.
Possui pelagem curta, macia e espessa e pode ser encontrado nas cores tigrada, preta ou amarelada. Um fato que merece destaque, é que esses cães possuem um senso de proteção muito grande e, por isso, são considerados um dos melhores cães de guarda existentes no mundo.
Cuidados com o Fila
Os cuidados com a alimentação são necessários, já que os Filas são cachorros que possuem predisposição a obesidade. Além disso, também podem desenvolver otite (infecção de ouvido). Por isso, não esqueça de levá-lo ao Médico Veterinário regularmente.
Weimaraner
Dócil, inteligente e cheio de energia
Inteligentes, ativos e cheios de energia, os cães dessa raça são ótimos cães guia e adoram agradar os seus tutores, sendo assim companheiros muito leais. Há duas variedades nesta raça: os cães com pelos curtos e cães com pelos longos; porém, os cães de pelos longos são um pouco mais difíceis de ser encontrados. Além disso, gostam muito de caçar: não podem ver algo em movimento que já querem saber o que é, considerados assim ótimos farejadores. Eles também são ótimas companhias para crianças e outros animais. Possuem pelagem lisa, macia e curta com cores que variam entre cinza, azul ou prateado.
Cuidados com o Weimaraner
A falta de atividades físicas e mentais podem gerar problemas comportamentais. Por isso, leve-o para passear todos os dias. Certifique também a quantidade certa de alimento, já que essa raça possui uma tendência a ter sobrepeso.
Malamute do Alasca
Resistente, sociável e afetuoso
Sociável, afetuoso e focado. Assim como se diz no próprio nome, o Malamute é um cão oriundo do Alasca. Muitas pessoas confundem os cães dessa raça com o Husky Siberiano, já que ambos possuem uma aparência bastante parecida, semelhante a um lobo. Geralmente, são conhecidos por puxar trenós pesados com muita facilidade, assim, são considerados cães resistentes, rápidos e robustos.
Além de serem ótimos companheiros para a família, adoram brincar e interagem com facilidade com pessoas que não estão em seu convívio. Possuem pelos longos e macios e as cores variam do cinza ao preto, sempre com marcas brancas na pata.
Cuidados com o Malamute do Alasca
Os cães desta raça precisam de estímulos todos os dias para não se tornarem cães frustrados e destrutivos. Cuidar da pelagem deles também é fundamental, já que possuem uma quantidade significativa de pelos por todo o corpo.
Basset Hound
Dócil, companheiro e um ótimo farejador
O Basset Hound é considerado o segundo melhor farejador do mundo. Conhecido por sua cara de sono, o Basset é um cão muito charmoso: possui orelhas longas e patas curtas, sendo essas as características mais marcantes desta raça. Por mais que sejam cães baixos, são muito fortes e adoram brincar por aí. Possuem temperamento dócil, são pacientes e também ótimos companheiros para adultos e, especialmente, para crianças pequenas.
Apesar de serem preguiçosos e precisarem de estímulos para se exercitar, são brincalhões e estão sempre dispostos a fazer novas amizades. Possuem pelos duros e curtos e variam nas cores vermelho e branco, castanho e branco, preto e marrom, tricolor e também podem ter manchas por todo o corpo.
Cuidados com o Basset Hound
Por terem as patas curtas e o corpo baixo, o Basset pode ter problemas com a coluna e também com a articulação das patas. Quanto às dobrinhas, é preciso limpá-las muito bem para evitar doenças de pele tal como as dermatites, por exemplo. Por isso, cuide bem dele. Consultas regulares são ideais para verificar como está a saúde do pet.
Mastim Tibetano
Forte, dócil e corajoso
O Mastim Tibetano é um cachorro muito fofo, de grande porte e chama a atenção pela quantidade significativa de pelos. É dócil, corajoso, forte, robusto e possui uma força imponente. Os cães dessa raça também são inteligentes e ótimos protetores. É importante ressaltar que o Mastim Tibetano não é um cão muito energético e, por isso, acabam sendo mais reservados. Além disso, são muito calmos, mas, ainda assim, devem ser adestrados, já que costumam ser teimosos.
Desconfiado com pessoas estranhas, o Mastim possui tendência de latir bastante, ainda mais pelo seu passado, onde era acostumado a ser um ótimo cão de guarda. O ideal é que ele viva em uma casa grande, onde possa ir e vir quando quiser.
Possuem pelagem longa e macia e costumam ser encontrados nas cores preta, cinza, marrom ou dourada e podem apresentar manchas claras nas patas.
Cuidados com o Mastim Tibetano
Pela quantidade excessiva de pelos, é preciso que ele seja escovado toda semana para evitar possíveis dermatites. Comum em muitas raças, o Mastim Tibetano também tem uma predisposição a sofrer displasia de quadril. Por isso, não esqueça dos exames regulares.
Pastor Australiano
Amoroso, alerta e confiante
O Pastor Australiano é amoroso, alerta e confiante. Possui instinto protetor e adora ficar junto de seus tutores. Uma das características mais marcantes dessa raça, é a pelagem; possuem uma camada de subpelos e, se não forem escovados com frequência, soltam muitos pelos pela casa. São dóceis, inteligentes e ótimos companheiros.
São cães que não gostam de ficar no quintal o tempo todo, considerados assim cães hiperativos e, por isso, precisam de exercícios diários para que o seu temperamento mantenha-se equilibrado. Sendo assim, gostam de espaços grandes como jardins e praças. São encontrados em uma mistura de cores preta e branca, vermelha, entre outras e geralmente têm manchas por todo o corpo.
Cuidados com o Pastor Australiano
Os olhos do Pastor Australiano possui várias colorações. Por isso, tenha um cuidado maior com essa região para evitar que ele adquira problemas de visão.
Mastim Napolitano
Dócil, corajoso e fiel
Dócil, corajoso e fiel aos seus tutores, o Mastim Napolitano é um cachorro comumente conhecido pelo excesso de dobras por todo o corpo. É um cão de grande porte, sendo assim bastante robusto, grande e pesado.
O Mastim costuma ser desconfiado e antissocial com pessoas que não pertencem ao seu convívio. Por isso, deixe-o conviver com outras pessoas e com outros animais desde filhote, assim, ele irá manter um temperamento equilibrado. Também é bastante ativo e brincalhão e precisa de espaços grandes para se exercitar. Possuem pelos curtos e geralmente são encontrados em variações de tons azulados.
Cuidados com o Mastim Napolitano
É comum que eles adquiram problemas de torção gástrica ao longo do tempo. Por isso, dê pequenas porções de comida ao longo do dia. Não esqueça da higienização da pele. Por terem muitas dobras, a higienização deve ser feita com regularidade para evitar dermatites, por exemplo.
Whippet
Ativo, meigo e obediente
Além de ser bastante ativo, dócil e obediente, o Whippet se adapta facilmente e costuma ser bastante apegado à família, sendo assim um ótimo companheiro tanto para crianças como para adultos e possuem facilidade em fazer amizade com outros animais. São ágeis e velozes e, por isso, são considerados excelentes corredores.
O Whippet é uma ótima opção para quem vive em apartamento. É importante que você saiba que os cães dessa raça são sensíveis, ou seja, precisam ser tratados com carinho, já que um tratamento severo pode ocasionar problemas comportamentais nele. Possuem pelos curtos e finos e podem ser encontrados em qualquer cor ou mistura.
Cuidados com o Whippet
Por ser considerado um cão bastante energético, é preciso que ele se exercite todos os dias para evitar possíveis comportamentos destrutivos. No mais, os exames devem ser realizados regularmente.
Gostou de saber mais sobre outras raças? Compartilhe este conteúdo com um amigo que também ama saber informações sobre o mundo animal. A König tem como objetivo cuidar da saúde e bem estar dos animais. Confira outros artigos em nosso blog.