Verdade ou mentira? Saiba tudo sobre o uso de coleiras antipulgas e carrapatos

Funcionais, econômicas, duráveis e seguras. Essas são as principais características das coleiras antipulgas e anticarrapatos utilizadas em cães e gatos. Esses produtos ajudam a manter os pets longe desses organismos que além de causar desconforto, ainda trazem prejuízo para a saúde dos animais.

Muitos, porém, ainda são os mitos que rondam esse produto, por isso, selecionamos seis verdades e mentiras sobre as coleiras antipulgas e anticarrapatos para você tirar todas as suas dúvidas e escolher a melhor opção para o seu pet. Acompanhe!

 

Coleiras antipulgas não funcionam.

MENTIRA. Isso não é verdade. As coleiras antipulgas e anticarrapatos funcionam sim e são bastante eficientes. Isso porque elas liberam um pó com o princípio ativo contra as pulgas e os carrapatos à medida que o pet se movimenta, protegendo o animal por inteiro.

Mas é importante a atenção do tutor. Para o controle efetivo das pulgas e carrapatos é preciso cuidado não apenas com o pet, mas também com o ambiente em que ele está inserido, já que 90% dos parasitas estão no ambiente em forma de ovos, larvas e pupas.

Por isso, fique atento aos locais mais comuns de alojamento dessas pragas, como rejuntes dos pisos, carpetes e sofás. Os carrapatos preferem locais distantes do solo, frestas, e também ficam embaixo de telhas e folhas secas. Use o aspirador de pó e não acumule resíduos orgânicos. Uma maneira eficiente de controlar a proliferação é o uso de aerossóis que eliminam os ovos, larvas e os adultos no ambiente, como o TEA Larvox® da König.

 

Filhotes não podem usar esses produtos.

MENTIRA. As coleiras antipulgas e anticarrapatos podem ser usados por cães e gatos a partir da sexta semana de vida. Cães e gatos idosos também podem utilizar o produto, já que eles são atóxicos e totalmente seguros. As fêmeas em fase de aleitamento, porém, não devem utilizar o produto.

 

Coleiras antipulgas e anticarrapatos duram bastante.

VERDADE. Essas coleiras têm alta durabilidade, podendo chegar a cinco meses. O tempo médio de duração do princípio ativo é de no mínimo 60 dias, com pico de ação em 30 dias. É por essa característica que dizemos que há uma ótima relação custo/benefício desses produtos.

Para se ter uma ideia do efeito prolongado e do custo-benefício, os comprimidos antipulgas e carrapatos, que tratam o animal de dentro para fora, duram no máximo três meses, sendo encontrado no mercado versões com duração de um mês. Por isso, é importante verificar o que mais se adapta às necessidades do pet e também do tutor.

 

Esses produtos podem causar intoxicação.

MENTIRA. As coleiras antipulgas e anticarrapatos são atóxicas, ou seja, o produto liberado não é tóxico para os animais, até mesmo para aqueles que costumam morder o produto. Essas coleiras são totalmente seguras.

Geralmente, a fórmula usada nesses produtos se chama propoxur, um inseticida que existe no mercado em diversos países há décadas e que proporciona ação rápida e efeito prolongado. Os médicos-veterinários, por exemplo, fazem uso frequente dessa substância.

 

As coleiras antipulgas precisam estar bem ajustadas ao pescoço do animal.

VERDADE. Para o produto funcionar é preciso seguir a indicação do fabricante quanto ao peso do animal e também ao uso adequado, sempre deixando dois dedos de folga do pescoço do animal. O excesso da coleira também deve ser cortado, para evitar que o animal morda o produto e tente retirá-lo.

Outro ponto importante e que causa dúvida é sobre o contato das coleiras antipulgas e anticarrapatos com água. A indicação é sempre retirar o produto na hora do banho do animal, para que a durabilidade seja maior. Porém, o contato com a água não estraga o produto.

 

Remédios caseiros funcionam para eliminar pulgas e carrapatos.

MENTIRA. Os remédios caseiros não são indicados para eliminar ou prevenir a ocorrência de pulgas e carrapatos. Existem no mercado diversos produtos testados e com eficiência comprovada para esse fim, por isso, o tutor deve buscar sempre o apoio do médico-veterinário para escolher a melhor opção.

As coleiras são excelentes, mas existem outras formas de proteção, como o uso de pipetas, por exemplo, que são usadas de forma tópica nos animais, de acordo com o peso, e que protegem os pets de pulgas por cerca de 30 dias. A TEA Pipeta, da König, por exemplo, contém imidacloprid, uma substância com ação em insetos adultos, eliminando as pulgas em pouco tempo. Além disso, tem ação adulticida e larvicida, ajudando a conter o ciclo do parasita no ambiente.

 

Qual escolher?

Bom, depois de tirar todas essas dúvidas, vem a mais importante delas: como escolher a melhor opção de coleira antipulga e anticarrapato para o seu pet?

Para o controle efetivo contra pulgas e carrapatos, a König oferece ao mercado sua Linha TEA, que tem em seu portfólio quatro tipos de coleiras que contemplam cães e gatos pequenos, médios e grandes. São elas:

  • Coleira para gatos: 13g e 22cm;
  • Filhotes de cães: 13g e 33cm;
  • Cães pequenos e médios: 28g e 44cm;
  • Cães grandes: 38g e 57cm.

A Linha TEA  oferece ampla proteção e segurança no combate às pulgas e carrapatos. Com melhor custo-benefício, produtos práticos e de fácil administração, possuem alta eficácia e rapidez de ação.

Gostou das informações? Então compartilhe com seus amigos e dissemine informações de qualidade para o cuidado com a saúde dos animais. Lembre-se sempre de procurar um médico-veterinário para tirar todas as suas dúvidas e ler sempre a bula dos produtos antes de sua utilização.