Coleiras antipulgas para cães e gato funcionam

O que você precisa saber antes de comprar coleira antipulgas: afinal, elas realmente funcionam?

A resposta é sim. As coleiras antipulgas são um acessório bem útil para deixar seu pet, cão ou gato, longe de problemas como pulgas e carrapatos, ainda mais se considerarmos sua eficácia, preço e durabilidade. Se você quer protegê-lo mas está em dúvida em como fazer, temos algumas dicas para você escolher a coleira correta para seu cão ou gato e aplicá-la com segurança no seu amigão de quatro patas.

 

Coleira antipulgas para gatos
Coleira antipulgas para gatos

Como as coleiras antipulgas para cães e gatos funcionam?

As coleiras contêm elementos que eliminam as pulgas e carrapatos por contato. Com o movimento do animal e o contato da coleira com os pelos, o conteúdo se espalha protegendo o animal por inteiro. Elas possuem características químicas e tóxicas que afetam somente os parasitas, tornando-as eficazes contra pulgas e carrapatos, sem apresentar nenhum risco ao animal, desde que sejam usadas de forma adequada. As Coleiras TEA® são atóxicas e liberam gradativamente o princípio ativo sob a forma de pó́, o que evita que os pelos fiquem oleosos.

 

Qual o porte do seu cão ou gato?

Essa é a primeira pergunta que você deve responder ao procurar a coleira correta. Isso porque a quantidade de inseticida a ser aplicada no seu animal depende, principalmente, do seu peso. Um cão de pequeno porte não deve usar uma coleira indicada para cães de grande porte e, da mesma forma, um cão de grande porte não estará de fato protegido ao utilizar uma coleira feita para um cão pequeno, pois o elemento ativo não será suficientemente eficaz para o seu tamanho. A diferença entre uma coleira e outra é exatamente o seu comprimento, por isso o diâmetro do pescoço do animal é o que determina a dose correta. Por esse motivo que é tão importante cortar o excesso da coleira depois de ajustá-la ao pescoço do seu amigão.

 

Use a coleira antipulgas corretamente
Use a coleira antipulgas corretamente. Conforto e segurança para seu cão.

Como usar corretamente as coleiras antipulgas?

Além do porte, você também deve avaliar o conforto do seu pet. Deixe sempre uma folga – de aproximadamente dois dedos – para garantir que a coleira não irá incomodá-lo. Caso seu pet, cão ou gato, seja pequeno, ajuste-a de acordo com o diâmetro do pescoço, sempre deixando os dois dedos de folga, e corte o excesso para que ele ou outro animal não mastigue a sobra e isso cause problemas. A coleira deve ser mantida sempre fora do alcance da boca do animal.

As coleiras não perdem o efeito em contato com a água, mas o ideal é retirá-las antes do banho para prolongar ainda mais sua durabilidade.

Saiba mais: Como utilizar corretamente a coleira antipulgas da linha TEA

 

Qual o tempo da proteção das coleiras antipulgas?

O tempo médio de duração do princípio ativo das coleiras é de, no mínimo, 60 dias, com pico de ação em 30 dias. As Coleiras TEA® têm eficácia de até 5 meses e possuem um preço acessível, tendo assim uma ótima relação custo/benefício.

Alguns fatores, como o cuidado com o ambiente, frequência dos banhos e grau de infestação, interferem no tempo de proteção das coleiras, uma que vez que mais de 90% dos parasitas estão no ambiente sob a forma de ovos, larvas e pupas. (Clique aqui para saber como cuidar da sua casa para evitar infestações).

 

90% das pulgas e carrapatos estão no ambiente
90% das pulgas e carrapatos estão no ambiente

Mais algumas dicas importantes para você ficar atento:

  • As coleiras antipulgas podem ser utilizadas em filhotes a partir de seis semanas de vida;
  • As coleiras antipulgas não devem ser utilizadas em fêmeas em fase de aleitamento;
  • Depois de manipular a coleira antipulgas, lave bem as mãos;
  • Cuide do ambiente: 90% dos parasitas não estão no seu pet.

 

Você também vai gostar de saber mais sobre raças de cachorro.

Como manter sua casa livre de infestações

Em sua casa, mantenha o ambiente sempre limpo e arejado. Fique atento aos locais mais comuns de alojamento das pragas, como rejunte dos pisos, carpetes e sofás. Os carrapatos preferem locais distantes do solo, frestas, e também ficam embaixo de telhas e folhas secas. Use o aspirador de pó e não acumule resíduos orgânicos. Uma maneira eficiente de controlar a proliferação é o uso de aerossóis que eliminam os ovos, larvas e os adultos no ambiente (como o TEA Larvox® da König).

No caso das pulgas, apenas 5% ficam no animal, enquanto 95% estão no ambiente na forma de ovos, larvas e pupas. Ou seja, assim que detectada a contaminação do animal, é imprescindível que o ambiente passe por uma dedetização.

Cuidar da casa é importante, mas seu pet também deve ficar protegido. A forma mais eficaz para a prevenção, evitando a picada e a infestação de pulgas e carrapatos em cães e gatos, é o uso da coleira antipulgas (Coleiras TEA®).
Se você foi passear com seu animalzinho e notou que ele está com coceira constante, procure em áreas mais quentes e escuras, locais propícios para os parasitas, como embaixo da orelha, pescoço, barriga, focinho, entre os dedos nas patas e próximo à cauda. Encontrou um carrapato? Então, o retire imediatamente, pois a maioria das doenças precisa de horas para que a transmissão realmente aconteça. Veja um passo a passo para fazer a remoção de forma segura:

  1. Separe luvas, 1 copo com álcool absoluto, 1 pinça e petiscos para distrair seu pet;
  2. Após tranquilizar o animal e localizar o carrapato, use a pinça e retire o parasita pela cabeça. Assim, não corre o risco de se partir e uma parte permanecer na pele, causando inflamação.
  3. Nunca faça o procedimento sem luvas. Os carrapatos também transmitem doenças para humanos.
  4. Depois de retirar o carrapato por completo, o coloque no copo de álcool absoluto. Somente assim o parasita morrerá. Após todos estarem mortos, você pode dispensá-los no vaso sanitário.
  5. Use um carrapaticida no seu pet, dê um banho no animal com shampoo ou sabonete antiparasitários (como o TEA Shampoo® e TEA Sabonete®), pois podem haver carrapatos que você não encontrou. Em seguida, leve-o ao veterinário para tratar as lesões e fazer exames de sangue para verificar se houve transmissão de doenças.

 

Você deve sempre consultar o médico veterinário para que ele indique qual a melhor coleira antipulgas e carrapatos. Então, basta seguir as recomendações e seu pet estará realmente protegido sem que você precise se preocupar.

Quer conhecer a Linha Tea® da König? Clique aqui.