Orelhas em pé, rabinho abanando e latidos de felicidade. Além de deixar os cães mais calmos e estimular a socialização, os passeios também auxiliam na digestão dos alimentos, mantém as articulações flexíveis, reduz comportamentos destrutivos, alivia a ansiedade e estresse, entre outros benefícios. Assim, eles devem fazer parte da rotina para uma melhor vivência do seu pet.
Vez ou outra, surgem algumas dúvidas quanto aos passeios: qual é o melhor horário para passear com ele? Em bar e restaurante, posso levar? E na praia? Que cuidados devo ter?
Continue acompanhando a leitura e saiba como passear com seu amigo de forma segura e saudável para que ele aproveite bem a melhor hora do dia.
Vamos lá?
Como começar a sair com ele?
Antes de começar a passear com seu pet, é preciso identificar se o passeio será confortável e saudável para ele. Uma das dicas mais importantes é que o seu pet esteja bem adaptado ao uso da coleira. Assim, é preciso ter paciência e carinho para que ele se acostume.
Com o tempo, é normal que ele queira passear em espaços mais aberto como praças e parques, tanto para se movimentar como para socializar com outros cães. Para evitar que ele adquira sarna, vermes e dermatites, é necessário que você o leve ao Médico Veterinário para saber como está a saúde dele. Por isso, a importância da vermifugação e de outros cuidados devem estar em dia.
O melhor horário para passear com seu pet
Primeiro, defina o melhor horário para passear com ele: esse horário é no período da manhã, da tarde ou da noite? É muito importante lembrar que, com climas mais quentes, os passeios devem ser feitos logo no início da manhã, por volta dos 6h ou ao anoitecer, após as 18. Assim, você evita possíveis danos às patinhas do seu cão.
Vale lembrar que ele deve se alimentar com pelo menos 40 minutos de antecedência antes dos passeios, ok? Com organização, fica mais fácil aliar as necessidades do seu pet às suas.
E quanto tempo deve durar o passeio?
O tempo de passeio irá depender da energia que seu pet tem. Cães como o Cane Corso, por exemplo, precisam de longas caminhadas todos os dias para manter a musculatura em dia e liberar o estresse, diferente do Pug, por exemplo. Além disso, a energia liberada durante os passeios ajudam a liberar o estresse e a prevenir doenças como a obesidade e a depressão canina.
Nada de usar celular durante o passeio
A hora do passeio é o momento que você tem para se desconectar de tudo para curtir esse momento com ele. Além disso, um olhar atento durante o passeio evita que o cachorro pegue algum objeto com a boca ou coma algo diferente do habitual ou até mesmo que avance em algum outro cachorro. Por isso, a atitude mais saudável é deixar o celular bem guardado dentro do bolso.
Em parques e praças: cuidado redobrado
Em locais muito aglomerados como parques e praças, é comum que seu pet queira interagir com outros animais. Mas, você sabia que a maioria das infestações por pulgas e carrapatos acontecem durante o passeio? Ao ter contato com cães já infestados, maiores serão as chances desses parasitas se alojarem no seu pet.
Uma dica de prevenção é a coleira antipulgas, grande aliada no combate às pulgas e carrapatos. Com ela, seu pet irá ficar protegido desses parasitas que tanto incomodam.
Água durante o passeio: não se esqueça dela
Além de ficar bem hidratado dentro de casa, durante o passeio você também deve manter seu pet hidratado. Uma garrafa com água fresca e um pote pequeno já facilita tudo para você e para ele. É muito importante ficar atento à hidratação do seu companheiro já que, tanto nos climas mais amenos como nos climas mais quentes, pode acontecer a desidratação. Sendo assim, verifique durante o dia se o pote está com água fresca.
E dos saquinhos higiênicos também
Ninguém gosta de ver cocô no chão. Durante os passeios, os saquinhos higiênicos são ótimos aliados para que o passeio seja mais saudável, tranquilo e higiênico. Além disso, você irá contribuir para um meio ambiente menos poluído e mais sustentável.
Bares e Restaurantes: só se for Pet Friendly
Sim, é muito bom estar com ele em todos os cantos, mas é preciso avaliar alguns pontos antes de levá-lo junto com você. Hoje em dia, há muitos bares e restaurantes que são Pet Friendly, termo utilizado para identificar se o animal pode ou não entrar no estabelecimento. Muitos deles, além de oferecerem um pote com água, também podem oferecer outras facilidades para seu pet como coleira, ração e até mesmo um cantinho para brincar.
E passear na praia? Pode?
Nós adoramos areia e mar. Eles também. Sim, pode passear na praia com ele, mas com cuidados para garantir a saúde e bem-estar do seu pet. Nem toda praia é liberada para cachorro, sendo assim, é preciso verificar todas as informações antes de levá-lo junto.
Caso a entrada seja liberada e seu pet vá se aventurar pela areia, é preciso ficar atento. Ingerir alimentos ou objetos deixados na areia ou animais mortos pode comprometer – e muito – a saúde do seu amigo.. Além disso, é fundamental que ele esteja com todas as vacinas e vermifugações em dia.
Nossas informações sobre passeio foram úteis para você? Aproveite para compartilhar com outros tutores de pet. Continue acessando o blog da König e saiba mais sobre saúde e bem-estar de cães e gatos.