Estudo sobre a eficácia de Entero Fort® como tratamento adjuvante da diarreia em cães com colite crônica

Cães podem sofrer de colite crônica, uma inflamação persistente do cólon, que causa sintomas como diarreia recorrente, desconforto abdominal e, ocasionalmente, vômitos e perda de apetite. Essa condição pode impactar significativamente a qualidade de vida do animal, causando dor e desconforto, além de comprometer a absorção de nutrientes essenciais para sua saúde e bem-estar. O tratamento tradicional da colite crônica em cães foca na administração de medicamentos anti-inflamatórios, probióticos e suplementos nutricionais, com o objetivo de controlar a inflamação, restaurar a função intestinal e promover o equilíbrio da microbiota intestinal. Como tratamento adjuvante da colite crônica – ou seja, realizado em adição à terapia inicial -, um estudo recente avaliou a eficácia do uso de Entero Fort®, um suplemento simbiótico desenvolvido pela König. Confira a seguir como foi desenvolvido o estudo e quais os resultados obtidos. 

 

O que é a colite e quais os caminhos para tratamento?

 

A colite é uma inflamação do intestino grosso, comum em cães e gatos, que causa diarreia (às vezes com sangue ou muco), cólicas, desconforto ao defecar, e em alguns casos, vômitos, prostração e falta de apetite. As causas são variadas, incluindo idade avançada, doenças infecciosas, hormonais, alimentares, autoimunes e disbiose. 

 

O diagnóstico da colite, em geral, é feito pelo histórico clínico e exames complementares, como ultrassonografia e colonoscopia, além de e dosagens de vitamina B12 e de folato.

 

Com relação ao tratamento da colite, o preconizado envolve o uso de anti-inflamatórios, suplementação de vitamina B12, probióticos e prebióticos, e em alguns casos, tratamento suporte, como analgesia e fluidoterapia (que consiste na administração de líquidos no organismo, por via intravenosa ou subcutânea). 

 

Além disso, estudos indicam que suplementos nutracêuticos contendo probióticos e prebióticos podem acelerar a recuperação do quadro intestinal, reduzindo a gravidade e duração dos sintomas, em razão do estímulo imunológico e da reparação tecidual.

 

Qual o objetivo do estudo com Entero Fort®?

O estudo “Avaliação da eficácia do Entero Fort® como tratamento adjuvante da diarreia em cães com colite crônica”, realizado sob a supervisão do Médico Veterinário, Felipe Romano, especializado em gastroenterologia, teve como objetivo avaliar a utilização do produto Entero Fort® como tratamento adjuvante – ou seja, em conjunto com o protocolo terapêutico clínico preconizado – nos casos de diarreia em cães com quadros de colite crônica. Entero Fort® é um suplemento alimentar simbiótico, ou seja, que une prebióticos (MOS, FOS e betaglucanos) e probióticos (6 cepas de bactérias benéficas) em sua formulação, desenvolvido pela König, além de outros compostos que agem sinergicamente na recuperação do intestino, como o butirato de sódio, , vitaminas do complexo B e aminoácidos (arginina e glutamina).

 

O papel do butirato de sódio

 

A suplementação com o butirato de sódio é recomendada por estudiosos, pois ele é a principal fonte de ácido butírico, um ácido graxo de cadeia

curta, considerado como principal fonte energética utilizada pelas células intestinais em geral. 

 

Sua ação na regulação do transporte eletrolítico, estimulando a absorção de sódio e provocando a acidificação no meio intestinal, parece favorecer a colonização da mucosa por bactérias benéficas, dificultando a adesão e a colonização de microrganismos patogênicos.

 

Dessa forma, o estudo em questão buscou avaliar os efeitos da utilização conjunta de Entero Fort® com o tratamento tradicional – feito com Mesalazina – por meio do acompanhamento da evolução dos quadros clínicos de cães com colite crônica, já diagnosticada e em atendimento, em um hospital especializado em doenças gastrointestinais, na cidade de São Paulo.

 

Como foi feito o estudo com o Entero Fort®?

 

O estudo, que avaliou a eficácia do Entero Fort® como tratamento adjuvante para diarreia em cães com colite crônica, foi feito com 34 cães, diagnosticados com a doença, divididos aleatoriamente em dois grupos de 17. 

 

O Grupo 1 (controle) recebeu apenas Mesalazina, enquanto o Grupo 2 recebeu Mesalazina e Entero Fort® por 14 dias. A dosagem de Mesalazina foi de 8 mg/kg de peso corporal, duas vezes ao dia, e a de Entero Fort® foi de 2000mg para 10kg de peso corporal, uma vez ao dia. 

 

Nenhum outro medicamento ou suplemento foi utilizado durante o estudo, aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA).

 

Os cães foram previamente triados para descartar outras condições como insuficiência pancreática exócrina, doenças renais, hipersensibilidade alimentar e infecções parasitárias.

 

Quais os resultados do estudo sobre a eficácia de Entero Fort® como tratamento adjuvante da diarreia em cães com colite crônica?

 

Os resultados do estudo foram bastante positivos em relação ao uso de Entero Fort®. Os cães que receberam Entero Fort® junto com o tratamento tradicional apresentaram recuperação mais rápida (média de 4,24 dias contra 12,94 dias no grupo controle), com menor tempo de duração do quadro diarreico e melhora nos parâmetros dos exames laboratoriais, indicando uma restauração mais eficiente da microbiota e da absorção de nutrientes. 

 

Além disso, o grupo tratado com Entero Fort® teve menos vômitos e maior estabilidade nos parâmetros clínicos (dosagens de folato e vitamina B12). 

 

Para compreensão da eficácia de Entero Fort®, vale destacar que o produto foi desenvolvido com uma tecnologia que permite que o butirato chegue intacto e ativo no local onde ele é mais necessário nos casos de colite: no colón lesado. As células dos colonócitos utilizam o ácido butírico como fonte preferencial de energia para seus metabolismo e proliferação. 

 

Assim, ao fornecer seu precursor diretamente nos locais lesionados, as células afetadas pelo processo inflamatório da colite contam com um auxílio importante, que favorece a recuperação do tecido intestinal lesionado e o restabelecimento do equilíbrio da microbiota.

 

 O estudo, portanto, mostrou a importância da modulação da microbiota na melhora da eficiência do tratamento de colite, e destacou Entero Fort® como um aliado importante no manejo clínico de pacientes gastroenterológicos.

 

Veja nos quadros a seguir  os índices de alguns marcadores importantes no processo de tratamento e recuperação de cães com colite crônica, obtidos como resultados do estudo:

Por que o Entero Fort® se mostrou eficaz no tratamento adjuvante da diarreia em cães com colite crônica?

 

O suplemento alimentar simbiótico, Entero Fort®, de König, se mostrou eficaz em sua ação contra colite crônica em cães, pois ele reúne em sua fórmula substâncias importantes para o cuidado do trato intestinal:

 

  • O butirato de sódio, um ácido graxo de cadeia curta, desempenha um papel fundamental na saúde do intestino, fornecendo energia para as células da mucosa intestinal, promovendo a regeneração epitelial e modulando a resposta inflamatória. 

 

  • Os prebióticos, como MOS, FOS e betaglucanos, atuam como substrato para o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para o equilíbrio da microbiota e para o fortalecimento da barreira intestinal. 

 

  • Os probióticos (Lactobacilus acidophilus, Bifidobacterium bifidum, Enterococcus faecium, Bacillus subtilis, Lactobacilus casei, Lactobacilus lactis), são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro, auxiliando na digestão, na absorção de nutrientes e na modulação do sistema imunológico. 

 

  • Os aminoácidos arginina e glutamina desempenham um papel importante na manutenção da integridade da mucosa intestinal, fornecendo substrato para a síntese de proteínas e promovendo a cicatrização de lesões.

 

  • As vitaminas do complexo B agem favorecendo o processo digestivo, além de exercerem atividade protetora ao revestimento da mucosa intestinal.

 

Dessa maneira, a combinação desses componentes doEntero Fort® oferece uma abordagem terapêutica promissora para o tratamento da colite crônica em cães, atuando em diferentes frentes para controlar a inflamação, restaurar a função intestinal e promover o equilíbrio da microbiota. 

 

Para concluir, vale reforçar que o estudo clínico realizado com o Entero Fort® demonstrou resultados positivos, com melhora significativa e acelerada dos sintomas clínicos e da qualidade de vida dos cães tratados. 

 

Para Médicos (as) Veterinários (as) que desejam se aprofundar nos dados e na metodologia aplicada ao estudo, basta acessar aqui