Ficar fora de casa, passar dias em um ambiente desconhecido, longe das coisas familiares e passar por procedimentos por vezes incômodos. Ninguém gosta muito disso, não é mesmo? Nem pessoas, nem animais. Ficar internado pode ser um gatilho para gerar estresse e angústia em cães e gatos.
No entanto, sabemos que a internação pode ser necessária em algum momento da vida dos pets, para melhor cuidado e tratamento de questões de saúde.
Então, como reduzir o estresse dos cães e gatos quando internados e oferecer uma vivência de maior bem-estar, segurança e tranquilidade? Preparamos este artigo para ajudar os profissionais de pets nessa missão. Vamos lá?
Um pet, um jeito
Para começar nosso texto, a primeira coisa a se considerar no momento da internação de cães e gatos é que cada animal é um, com seu comportamento, estilo de vida, personalidade e preferências.
Neste sentido, é preciso estar ciente de que cada pet é único e, por isso, para que ele possa se sentir mais confortável, seguro e tranquilo durante a internação, será necessário conhecer um pouco mais a fundo cada cão ou gato. Ter conhecimento sobre o pet e proximidade com o animalzinho é um item importante.
Mas, é claro, além dessa especificidade, existem algumas dicas mais gerais que podem colaborar para que o período de internação dos pets seja o menos estressante e traumático possível. Veremos logo mais quais são essas dicas e recursos disponíveis hoje em dia.
Cães e gatos separados
Outro fator fundamental para uma internação com menos estresse é acomodar cães e gatos em espaços separados. Isso porque, como sabemos, são espécies de animais com comportamentos bem diferentes.
Além disso, os felinos costumam ficar mais arredios quando estão no mesmo ambiente que um cão. Essa alteração, pode afetar o tratamento e a evolução de seu quadro clínico, inclusive, complicando sua recuperação.
Neste sentido, a presença de cães no mesmo espaço do gato pode fazer com que o felino se alimente ainda menos, já que é comum que gatos internados apresentem menor apetite.
Portanto, é preciso assegurar um espaço de internação exclusivo para os gatos, para garantir um ambiente tranquilo e livre de estresse.
Como amenizar o estresse dos pets durante a internação?
Bem, vamos agora compartilhar algumas dicas para que os profissionais que cuidam de pets possam oferecer uma internação mais bem-estar e menos estresse aos cães e gatos.
-
espaço tranquilo e sem disputas
Para uma internação tranquila, é preciso um espaço tranquilo. Neste sentido, é preciso evitar geradores de estresse, como, por exemplo: proximidade com outros cães, compartilhamento de comida, barulhos altos e excessivos, etc.
-
usar soluções com base de feromônios no ambiente
Uma outra dica é fazer uso de soluções que tenham feromônios que podem ajudar no relaxamento do animal, proporcionando uma sensação de maior bem-estar e segurança.
-
prezar pela manutenção da rotina do animal
Como falamos no início, é importante saber do comportamento de cada animal, de suas preferências e rotina.
Por isso, durante o período de internação de cães e gatos, é recomendado manter a rotina do pet, como horário de banheiro, alimentação, momentos de carinho, caminhadas e exercícios.
É claro que sempre dentro do possível e das condições de cada animal, certo?
-
iluminação ajustada
Luz forte, fria ou quente demais pode gerar incômodo em um momento de maior fragilidade dos bichinhos durante a internação.
Por isso, é preciso prestar atenção à luminosidade do local, que precisa estar ajustada para não causar estresse nos cães e gatos.
-
brinquedos de casa
Permita que os pets tenham contato e acesso aos seus brinquedos preferidos. Assim, a sensação de medo do desconhecido pode ser reduzida por meio desse objeto familiar.
Sendo assim, temos aqui algumas sugestões e recursos valiosos que podem garantir maior bem-estar aos pets durante a internação. Vale lembrar também que o cuidado com cães e gatos está muito relacionado às palavras de afeto e carinho direcionados a eles, certo?
Serenex de König: para mais conforto e bem-estar durante as internações de pets
Para finalizar nosso artigo sobre como reduzir o estresse nos pets durante a internação, temos o Serenex, uma solução com base de feromônios capaz de reproduzir a sensação de tranquilidade que as mães liberam durante a amamentação dos filhotes, deixando-os mais serenos e felizes.
Trata-se de um produto desenvolvido pela König que não é remédio, nem calmante. Mas sim um composto de feromônios que, em situações de estresse, como de uma internação, estimula o comportamento natural e melhora a convivência e o bem-estar de cães e gatos.
Aqui vale destacar que os feromônios produzidos naturalmente pelos animais são utilizados para a comunicação intraespecífica, ou seja, que só ocorre entre indivíduos da mesma espécie.
Por isso, teremos as versões de Serenex para cão e Serenex para gatos, pois cada espécie tem seus feromônios específicos. Cães, gatos e pessoas secretam diferentes feromônios e não são afetados pelos produzidos por espécies distintas da sua.
Tipos de Serenex
Serenex Caninos
Serenex Caninos reproduz a sensação de tranquilidade que as mães liberam durante a amamentação dos filhotes, deixando-os mais serenos e felizes.
Dessa forma, ajuda no processo de educação e adaptação, fazendo com que se sintam seguros em situações desafiadoras, como internações, ou quando é preciso prevenir/corrigir comportamentos inadequados.
Então, Serenex Caninos é indicado para:
- Ansiedade ao ficarem sozinhos
- Transporte e/ou alojamento em hotéis, ou canis
- Comportamentos compulsivos como lambedura e automutilação
- Vocalização excessiva
- Medo de ruídos como raios e fogos de artifício
- Desmame e adaptação ao novo lar
- Viagens, principalmente em carros
- Visitas ao veterinário
- Mastigação de móveis e objetos
- Estresse social na convivência com outros animais, ou na chegada de outro integrante da família
- Micção e defecação em locais inadequados
- Estresse ambiental pela mudança de móveis, de casa, vizinhos, etc.
Serenex Felinos
Temos aqui a versão Serenex Felinos que transmite a sensação de tranquilidade e segurança ao simular duas substâncias produzidas pelos felinos: a produzida pela mãe durante a amamentação e as liberadas ao esfregar a face em objetos.
Mas por que os gatos contam com duas substâncias? Como na natureza, o gato é exposto, ao mesmo tempo, a vários estímulos. Dois feromônios, atuando juntos, ampliam a eficiência e a ação: o resultado de tranquilidade é mais rápido e o tutor não precisa comprar dois produtos.
Então, Serenex Felinos é indicado para:
- Comportamentos compulsivos como lambedura e automutilação
- Conflitos entre gatos na mesma casa
- Transporte o/1/u alojamento em hotéis, ou gatis
- Vocalização excessiva
- Medo de ruídos como raios e fogos de artifício
- Desmame e adaptação ao novo lar
- Arranhar ou danificar os móveis
- Marcação com urina
- Estresse social na convivência com outros animais, ou na chegada de outro integrante da família
- Visitas ao veterinário
- Estresse ambiental pela mudança de móveis, de casa, vizinhos, etc.
Apresentações de Serenex
Para facilitar o uso e encontrar o meio que melhor se adequa às suas necessidades, a König oferece o Serenex na versão spray e na versão difusor que, inclusive, podem ser utilizadas combinadas para potencializar os efeitos.
No modelo difusor, o aparelho deve ser ligado diretamente a uma tomada, de preferência perto da área onde os animais ficam a maior parte do tempo. O ideal é colocar o dispositivo difusor longe de correntes de ar ou janelas abertas para maximizar sua ação.
Já a versão spray deve ser aplicada diretamente no local onde se deseja a ação: sobre móveis que estão sendo mordidos, em locais onde não se deseja a micção ou fezes, ou ainda nas caixas de transportes para acalmar.
Para melhorar ainda mais o rendimento e a experiência com o uso de Serenex, em breve, a König lançará a versão spray de 25ml.
Portanto, se você deseja reduzir o estresse em cães e gatos durante a internação e ter pacientes mais felizes, conte com Serenex, a solução para promoção de bem-estar e conforto animal da König. Acesse nosso site e entre em contato com a gente!
Até o próximo!