Saiba tudo sobre como os feromônios pode ajudar no bem-estar e redução do estresse de seu cão e gato

Saiba tudo sobre os feromônios em informativo técnico da König (baixe aqui)

 

Você sabe o que são feromônios e como eles podem ser aliados para o controle de ansiedade e estresse, promovendo melhor bem-estar em cães e gatos? A König Brasil tem compromisso com a saúde animal e, por isso, traz um informativo técnico, baseado nos mais recentes estudos científicos, para te ajudar a entender sobre esse novo campo do conhecimento e saber como esses elementos naturais podem ajudar no dia a dia das clínicas veterinárias e dos tutores.

 

Mas, afinal, o que são feromônios?

 

Os feromônios são substâncias químicas produzidas naturalmente pelos animais e que apresentam papel de transmitir informações entre indivíduos de uma espécie, induzindo uma resposta fisiológica ou comportamental no animal que recebe essa substância. Com isso, desempenham papel importante nas interações entre os animais.

 

Quer um exemplo? As fêmeas de cães e gatos, por exemplo, liberam no processo de aleitamento dos filhotes feromônios que dão a sensação de bem-estar e segurança de forma involuntária e instantânea nos filhotes.

 

Como os feromônios podem ajudar no bem-estar dos pets em casa?

 

Apesar da domesticação e humanização dos cães e gatos, por exemplo, ainda há fatores comportamentais primitivos e instintivos no modo de agir e de se comportar desses animais, que vivem em um ambiente distinto do que o natural e extremamente humanizado.

 

Mesmo os tutores oferecendo o melhor ambiente possível a seus amigos, o ambiente moderno pode ser estressante aos animais. É, por isso, que nas últimas décadas houve considerável interesse terapêutico no uso de feromônios na medicina veterinária de pequenos animais. Diversos produtos foram disponibilizados e comercializados para auxiliar na redução de problemas comportamentais como medo, ansiedade, agressão ou até mesmo a marcação indesejada pela urina ou fezes ou comportamentos destrutivos.

 

Assim, os feromônios agem como ferramentas para o controle do estresse e ansiedade nos pets e são usados como uma alternativa terapêutica, corretiva ou até mesmo preventiva.

 

Quer um exemplo de como eles podem ajudar?

 

Eles podem ser muito úteis para acalmar os filhotes nas primeiras noites em uma nova casa, na socialização dos animais e até mesmo para redução do estresse no transporte de gatos para uma consulta veterinária.

 

Produtos para cães e gatos

 

A König oferece em seu portfólio produtos à base de feromônios para cães e gatos. No caso dos cães, o SERENEX® Caninos ajuda no processo de educação e adaptação, fazendo com que seu amigo se sinta seguro enquanto está aprendendo sobre o mundo ao seu redor e ajudando a prevenir e corrigir comportamentos inadequados.

 

No caso dos gatos, o SERENEX® Felinos é o único do mercado a transmitir a sensação de tranquilidade e segurança ao simular duas substâncias: a produzida pela mãe durante a amamentação e as liberadas ao esfregar a face em objetivo. Com isso, o resultado é alcançado com mais rapidez e o tutor não precisa se preocupar em comprar dois produtos.

Saiba tudo sobre os feromônios em informativo técnico da König

Baixe o Informativo aqui 

Gostou de saber mais sobre os feromônios e quer se aprofundar? Então faça o download gratuito do informativo “O uso de Feromônios para o Controle da Ansiedade e do Estresse: Uma ferramenta para melhorar a oferta de Bem-Estar em Cães e Gatos”, produzido pela König Brasil.

O material técnico, preparado por nossos especialistas, traz as informações mais atuais e calçadas em evidências científicas sobre as bases fisiológicas do uso dos feromônios, a utilização doméstica no controle da ansiedade e do estresse patológico e o uso do SERENEX® em felinos e cães.

Com isso, você vai saber tudo sobre o que são feromônios, os tipos existentes em cães e gatos, onde eles são produzidos nos animais, os principais elementos de interesse para a prática clínica e comportamental, além da importância da liberação correta deles no ambiente e as situações em que o uso doméstico é indicado.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog e saiba tudo sobre saúde dos seus pets!