Nutrisyn: uso em pacientes com esteatose hepática

Nutrisyn: uso em pacientes com esteatose hepática

Nutrisyn, da König, é um suplemento alimentar de fonte energética lipídica. Conta com 17 aminoácidos, 11 vitaminas, 6 minerais, óleo de linhaça, ômega 3 e probióticos, sendo indicado para cães e gatos em situações que demandam um suporte nutricional energético maior.

Para falar sobre seu uso em pacientes com esteatose hepática, apresentamos este artigo escrito por Mariana Maruno, graduada em Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP Campus Botucatu, com Mestrado e Doutorado em nutrição animal. Mariana também atua no Departamento Técnico de Nutrição da König Brasil.

Acompanhe o artigo para saber mais sobre os benefícios de Nutrisyn em pacientes com esteatose hepática.

Fígado

O fígado é a maior glândula do corpo, pesando cerca de 3 a 6% peso corporal, sendo considerado um dos principais órgãos do organismo. Desempenha importante função no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, além de atuar na detoxificação de metabólitos, no armazenamento de vitaminas, traços de metais, gordura e glicogênio, na regulação imunológica e na formação e eliminação da bile (JOHNSON & SHERDING, 2006).

Esteatose hepática

A esteatose hepática é definida como acúmulo de gordura no fígado que excede 10% do peso do órgão. Seu aparecimento é decorrente da maior capacitação e síntese de triacilgliceróis em relação a sua oxidação e exportação (DEN et al., 2004). A infiltração gordurosa é uma típica resposta hepática à exposição prolongada a estímulos nocivos, incluindo hipóxia, toxinas, inflamação sistêmica, malignidades, deficiências, inanição e vários distúrbios metabólicos (CALDWELL; HYLTON, 2005).

A evolução da esteatose ocasiona processos inflamatórios com a presença de fibrose, como esteato hepatite não alcoólica, que naturalmente pode agravar-se para cirrose. Carcinoma hepatocelular e falência hepática (MARCHESINI et al., 2008).

O manejo nutricional de cães e gatos com afecções hepáticas possui como objetivo proporcionar condições ótimas para o reparo e regeneração do órgão e evitar ou tratar as complicações à insuficiência hepática, como a encefalopatia ou ascite (BRUNETTO, et  al., 2007).

As dietas devem apresentar alta densidade energética para atender às exigências calóricas e para diminuir o volume de alimento a ser fornecido. Dessa forma evita-se o consumo fontes energéticas proteicas e, a consequente mobilização de aminoácidos como fonte de proteína. Já os carboidratos, devem ser incorporados na dieta, em proporções não superiores a 45% do aporte calórico (BRUNETTO, et al., 2007).

O consumo de dieta com alta concentração de gordura, fornece alta densidade energética, reduz a intolerância ao carboidrato, aumenta a absorção a vitaminas lipossolúveis, além de ser fonte de ácidos graxos essenciais. (BRUNETTO, et al., 2007) 

Nutrisyn

Nutrisyn

O Nutrisyn é um suplemento com alta densidade energética devido a alta inclusão de óleo de linhaça em sua composição, tornando-se fonte de ácidos graxos poli-insaturados como o 3 (ácido linolênico), 6 (ácido linoleico) e 9 (ácido oleico) e, de tocoferóis (precursores da vitamina E). Dessa forma, Nutrisyn pode ser consumido por animais com esteatose hepática, providenciando suporte energético e auxílio na modulação da resposta inflamatória e antioxidante em decorrência da alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados e tocoferóis.

Saiba mais sobre os benefícios de Nutrisyn para o bem-estar e saúde animal aqui.

Referências

BRUNETTO, M.A.; TESHIMA, E.; NOGUEIRA, S.P.; JERENIAS, J.T.; CARCIOFI, A.C.

Manejo nutricional nas doenças hepáticas. Acta Scientiae Veterinariae, n.5, Supl.2,: s233-s235, 2007.

CALDWELL, S.H., HYLTON, A.I. The clinical outcome of NAFLD including cryptogenic

cirrhosis. In: FARRELL, G.C.; GEORGE, J.; DE LA M. HALL, P.; MCCULLOUGH, A.J. Fatty

Liver Disease: NASH and Related Disorders. Oxford, UK: Blackwell Publishing Ltd,

p.168-180, 2005,

DEN BOER, M.; VOSHOL, P.J.; KUIPERS, F.; HAVEKES, L.M., ROMIJN, J.A. Hepatic

steatosis: a mediator of the metabolic syndrome. Lessons from animal models. Arterioscler Thromb Vascular Biology, n.24, v.4, p.644-649, 2004.

JOHNSON, S.E.; SHERDING, R.G. Disease of the liver and the biliary tract. In: BIRCHARD,

S.J.; SHERDING, R.G. Saunders manual of small animal practice. 3ed. Philadelphia,

USA: Elseivier Inc. 2006, cap. 71, p.747-809.

MARCHESINI, G.; BRIZI, M.; MORSELLI-LABATE, A.; BIANCHI, G.; BUGIANESI, E.;

MCCULLOUGH, A.J.; FORLANI, G.; MELCHIONDA, N. Association of nonalcoholic fatty

liver disease with insulin resistance. American Journal of Mededicine. n.07, v.5, p.450-

455, 1999.

 

As informações contidas aqui foram importantes para você? Para saber mais sobre Nutrisyn, é só acessar o site. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde e bem-estar animal.