Gritos de gol e fogos de artifício na Copa: saiba como ajudar seu pet a ficar mais tranquilo

Gritos de gol e fogos de artifício na Copa: saiba como ajudar seu pet a ficar mais tranquilo

A Copa do Mundo se aproxima, o Brasil se agita, e os barulhos de fogos de artifícios e gritos chegam com tudo aos ouvidos dos animais. Diante de tantos estímulos sonoros em um volume até seis vezes mais alto do que nós, seres humanos, ouvimos, os bichinhos ficam estressados, assustados e fazem de tudo para tentar fugir daquele incômodo. Além de oferecer muito carinho, é possível ajudá-los a ficar mais calmos com o suplemento alimentar Calmisyn TP que, entre seus compostos, conta com uma concentração maior de Triptofano, aminoácido essencial para produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Acompanhe a leitura e sabia mais sobre como os pets reagem aos sons e como o Calmisyn TP pode ajudá-lo.

 

Barulho é sinal de perigo

Os sons produzidos pelo estouro dos fogos de artifícios, quando recebidos pela sensível audição de cães e gatos, chegam como alertas e são logo associados à  situações de perigo. Este entendimento e o estado de atenção desencadeiam reações fisiológicas de estresse e ansiedade e, em alguns animais, problemas até mais graves como insuficiência cardíaca, crises de bronquite aguda, abortos e lesões.

Como tentativa de se livrar do som alto que gera medo e aflição, os bichinhos correm, desesperadamente, em busca de abrigo, tentam se esconder dentro ou embaixo de móveis ou em espaços restritos. Vão em busca de pessoas para se proteger e podem tentar fugir pela janela e cavar buracos. Outra forma de resposta aos estímulos sonoros incessantes é ficar agressivo, com a salivação excessiva e respiração ofegante, além de tremedeira e de urinar ou defecar involuntariamente. Nesse cenário de desorientação, há ainda o risco de acidentes como atropelamentos, quando fogem para rua, e quedas, quando tentam escapar pelas janelas, por exemplo.

 

Triptofano em ação contra a agitação

Estudos indicam que 20% dos cães com fobia de ruídos possuem problemas graves que levam seus proprietários a procurarem por ajuda profissional. O tratamento mais comum indicado por médicos veterinários é feito à base de sedativos. No entanto, há nutrientes que podem, incluídos na dieta do animal, auxiliar e modular seu comportamento diante de situações de estresse. O aminoácido Triptofano é essencial para produção de serotonina, o neurotransmissor modulador das atividades psíquicas e responsável pela sensação de bem-estar. O Calmisyn TP possui maior concentração deste composto, sendo indicado como uma alternativa eficaz e comprovada para deixar o bichinho mais tranquilo.

O Calmisyn TP possui, ainda, em sua formulação vitaminas B1 (tiamina) e B6 (piridoxina) e Magnésio, substâncias fundamentais para importantes processos metabólicos do sistema nervoso central. A carência destes nutrientes pode causar alterações no comportamento do animal. Os probióticos Lactobacillus Acidophilus também estão presentes no suplemento alimentar e promovem o equilíbrio da microbiota intestinal de cães e gatos.

 

Dicas para deixar seu pet mais calmo em dias de fogos de artifício

Separamos algumas dicas simples que também podem acalmar o pet em dias de fogos de artifício:

 

Deixe o ambiente seguro e confortável

Diante da possibilidade de uma noite com fogo de artifício,  mantenha algumas luzes da casa acesas para que ele não tenha mais medo ao ouvir o barulho em um lugar escuro. Além disso, você pode colocá-lo em um quarto mais afastado da rua e dos ruídos e tirar qualquer item que possa machucá-lo como objetos de vidro e pontiagudos. Colocar os brinquedos preferidos do seu bichinho no espaço, ajuda a torná-lo mais aconchegante;

 

Tente abafar o som dos rojões

Você pode abafar o barulho dos fogos ligando a televisão ou colocando músicas clássicas para tocar. Essa medida pode ajudar a tornar o som externo menos intenso e agressivo para os bichinhos, mas lembre-se de não exagerar no volume. Caso contrário, o pet ficará ainda mais irritado e desconfortável;

 

Fale com seu pet calmamente

Caso esteja com ele durante a explosão dos fogos de artifício, procure conversar com ele de uma forma tranquila, com uma voz calma, e passe a sensação de que está tudo bem, de que ele está seguro;

 

Deixe que ele se esconda

Um comportamento comum é o animal querer se esconder em espaços bem pequenos para fugir do barulho. Então, deixe-o escolher um local dentro do quarto que você preparou. Ainda que seja dentro de um armário. Certifique-se de que nada poderá machucá-lo e deixe ele em seu esconderijo.  

 

Como usar Calmisyn TP

Disponível em seringas de 15 e 30g, Calmisyn TP é apresentado em pasta palatável com aroma de leite. Para fazer uso do suplemento alimentar, é preciso, antes de tudo, procurar orientação do médico veterinário e seguir suas indicações. A administração de Calmisyn TP é feita via oral diretamente na boca ou misturado ao alimento, pelo período de 3 a 15 dias. Em caso de eventos estressantes já conhecidos previamente, é recomendado iniciar o uso três dias antes. A dosagem diária (g/dia) deve seguir a tabela de dose/peso e pode ser fracionada no período de 24 horas.

Calmisyn TP pode ser utilizado também em ocasiões que podem gerar ansiedade e angústia no animal como: adaptação a novos ambientes, ficar sozinho em casa, morte do animal companheiro, introdução de novos animais no ambiente, troca de ração, viagens longas, exposições, treinamentos, banho e tosa. Para saber mais sobre as especificações e indicações do suplemento alimentar, consulte aqui.

Saiba mais sobre o Triptofano em um artigo de Lívea Maria Gomes, da König, para a Revista Vet Science: “Copa do mundo, comportamento animal e o TRIPTOFANO“.

 

Calmisyn TP
Calmisyn TP

Fontes: Portal O Dia e Revista Vet Science