Doenças de verão: como a piscina e a praia podem intensificar a otite nos pets?

Os dias quentes de verão pedem sombra e água fresca, não é mesmo? Todo mundo deseja um mergulho refrescante para aliviar o calorão e os pets também têm direito a diversão na piscina ou no mar. Mas vale lembrar que, nesta época do ano, diante do contato mais frequente com água, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar casos de otites nos cães e gatos. Os dias quentes de verão pedem sombra e água fresca, não é mesmo? Todo mundo deseja um mergulho para aliviar o calorão e os pets também têm direito à diversão na piscina ou no mar, e também a tomar aqueles banhos mais frequentes para refrescar. Mas vale lembrar que, nesta época do ano, diante do contato mais frequente com água, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar casos de otites nos cães e gatos… Você sabe quais são esses cuidados e como eles funcionam para prevenir e tratar essas doenças dos nossos amigos de quatro patas? Siga a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

 

O que é otite?

 

Para começar, vale destacar que otite é uma infecção dos ouvidos que pode afetar tanto os seres humanos quanto os pets. Assim, a otite – ou otites, pois há tipos diferentes – é uma inflamação que atinge o conduto auditivo e, em geral, leva à produção de uma cera de coloração alterada, causa coceira, cheiro forte, dor e muito desconforto na região. 

 

Quando esse quadro não é bem tratado, ele pode se estender para outras estruturas, evoluindo para casos mais graves de meningites, por exemplo. Por isso, durante o verão, quando há maior exposição à água e aos microrganismos presentes nela – seja na piscina, no mar ou nos banhos -, os tutores devem redobrar os cuidados para evitar e/ou não intensificar a otite em seus companheiros de quatro patas. 

 

Por isso, durante o verão, quando há maior exposição à água e aos microrganismos presentes nela – seja na piscina, no mar ou nos banhos -, os tutores devem redobrar os cuidados para evitar e não intensificar a otite em seus companheiros de quatro patas. 

 

Verão e os casos de otite nos pets

 

Verão, férias e um agito sem fim. Viagens para praia, idas à piscina, mais banhos e passeios ao ar livre. Toda essa agitação e umidade FAVORECE a multiplicação de fungos, bactérias e ácaros que tomam conta de toda a cavidade auricular. Por conta disso, quando não há o cuidado adequado nesses momentos, problemas de ouvido podem surgir ou se intensificar nos pets.

Segundo dados do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária, as otites representam de 8% a 15% dos casos atendidos nas clínicas veterinárias no Brasil e a otite externa crônica (oec) corresponde a até 76,7% dos casos de doenças otológicas em cães e 50% em gatos.

 

Veja a seguir certos fatores sazonais que podem contribuir com a intensificação de casos de otite no verão:

 

  • aumento da umidade

 

O aumento da umidade, comum de dias mais quentes, propicia um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e fungos no canal auditivo dos animais, podendo levar ao desenvolvimento de uma infecção.

 

  • praia e piscina em alta 

 

No verão, muitos cães se divertem e nadam em piscinas, lagos ou praias. Assim, a entrada de água no conduto auditivo externo e a dificuldade em mantê-los secos podem aumentar as chances de aparecimento de otites;

 

  • alergias sazonais

Há ainda os pets que sofrem de alergias sazonais, que podem piorar durante os meses mais quentes. Essas alergias podem colaborar com o surgimento e agravamento da otite.

Como prevenir a otite nos pets?

 

Bem, agora que entendemos como o verão e o contato com piscina e mar podem gerar ou agravar problemas nos ouvidos, é preciso saber como prevenir a otite nos pets…

Uma das recomendações mais importantes é sempre manter os ouvidos do animal limpos e protegê-los antes de qualquer prática aquática ou banho. Atualmente, existem algodões impermeáveis específicos para o uso pet que mesmo em contato com a água não encharcam e assim, protegem a entrada de líquido no canal auditivo. 

Além disso, após o banho ou realização da atividade, o tutor deve secar bem as orelhas do pet. Para isso, podemos enrolar o próprio dedo em uma toalha limpa e passá-lo delicadamente dentro do canal auditivo do animalzinho. Um cotonete também pode ser utilizado para ajudar a limpar as curvaturas da orelha externa, mas devemos ter cuidado para não machucar as estruturas mais internas do ouvido.

 

Por fim, é preciso fazer uma limpeza, seguindo as orientações do (a) Médico (a) Veterinário (a).

 

Otosyn e Cerumisyn: os cuidados de Konig para evitar e tratar otites em cães e gatos 

Para atender aos cuidados necessários para prevenção e tratamento de casos de otites em cães e gatos, a König oferece dois produtos: o Cerumisyn e o Otosyn. 

O Cerumisyn tem em sua formulação camomila, ácido lático e salicílico, baixa concentração de propilenoglicol e cocoamidopropil betaína. Trata-se, então, de um produto com baixa tendência à causar irritação local, mas com alta eficiência de limpeza, sendo indicado, então, tanto para a limpeza de rotina dos ouvidos quanto para o tratamento das otites.

É um produto que conta com 2 apresentações: loção e gel. Cerumisyn Gel garante maior facilidade de aplicação por propiciar melhor controle da entrada do produto no conduto auditivo e, ainda, promove maior ação residual, ou seja, tem ação antisséptica e regeneradora por permanecer no local de aplicação por um período mais longo.

         Já o Cerumisyn em loção, por ter consistência mais fluida, apresenta maior espalhabilidade e é mais indicado para uma aplicação indireta (aplicar o produto em um algodão ou outro material que possa ser introduzido no canal). Essa versão é mais recomendada para condutos com mais sujidades, principalmente as localizadas mais profundamente.

A outra solução da König é Otosyn, um antibiótico, antifúngico e anti-inflamatório indicado para tratamento das dermatites e otites externas causadas por bactérias e fungos. Otosyn tem uma fórmula com três ativos importantes e de alta eficácia no combate à infecção de ouvido: Tiabendazol, Neomicina e Triancinolona. Assim, é um produto que reduz a dor e a coceira que podem acompanhar as otites, bem como elimina os microrganismos infectantes.

 

Portanto, em casos de otite em cães e gatos e para prevenção dos problemas de ouvido nos pets, conte com as soluções e o compromisso da König em saúde animal  e procure sempre um médico Veterinário de sua confiança.

Fique com a cuca fresca e aproveite o verão com seu amigão sem preocupação. 

 

Até o próximo! 🙂