Como saber se o gato está com vermes

Como saber se o gato está com vermes?

Parasitas internos podem ser responsáveis por consequências graves à saúde dos felinos. As infecções causadas pelos vermes gastrointestinais podem comprometer o desenvolvimento do animal quando não tratadas a tempo e corretamente. Nos filhotes, a transmissão ocorre, geralmente, através da amamentação, quando a mãe já está doente, ou pelo contato com outros filhotes. Já nos adultos, as verminoses acontecem, na maioria das vezes, por ingestão de fezes infectadas ou por contato com ratos ou outras presas que sejam portadoras de parasitas.

Mesmo o gatinhos domésticos que vivem em casa e estão cercados de cuidado podem ser acometidos em algum momento da vida pelas verminoses, por isso, ao menor sinal da presença de vermes, é preciso levá-lo ao veterinário para um diagnóstico preciso. Como um alerta, selecionamos cinco sinais bem visíveis de que seu gatinho pode estar sendo alvo dos vermes. Confira!

 

Alterações na aparência do pelo

Os pelos dos gatos costumam ser sempre vistosos, cheios de vida e brilho. Case note alguma mudança no aspecto, como opacidade, desbotamento ou com jeito de “desajeitado”, fique atento. A alteração pode indicar a presença de vermes e se dá por conta da desidratação ou da absorção comprometida de nutrientes causadas pelas infestações de parasitas.

 

Alterações na cor da gengiva
Alterações na cor da gengiva

Alterações na cor da gengiva

Quando saudável, os gatinhos tem uma gengiva rosada, da mesma coloração dos  seres humanos em bom estado de saúde. Quando pálidas ou brancas, as gengivas podem indicar anemia. A anemia é, normalmente, decorrente dos vermes que sugam os nutrientes do organismo no qual está hospedado. Tente ver a gengiva do felino de uma forma delicada, sem machucá-lo.

 

Observe as fezes

Como os gatos costuma usar caixa de areia para as necessidades, fica mais fácil ver se há algo de diferente com as fezes. Ao observar note se há fezes escuras, que podem indicar sangue, ou com muco. Outro sinal é a diarreia, que mostra que o intestino pode estar infestado de parasitas. Alguns vermes internos também podem sair pelas fezes do animal e serem vistos a olho nu. A qualquer um desses sinais, leve seu pet ao veterinário.

 

Vômitos constantes

Os vômitos são mais comuns em gatos do que em cães, no entanto, quando se tornam constantes, podem indicar a presença de vermes. O vômito acontece, no caso das verminoses, porque os parasitas podem bloquear o esôfago do animal ou, então, causar irritação no estômago, o que desencadeia o desconforto.

 

Barriga inchada

Uma barriga de quem é bom de garfo é diferente de uma barriga de vermes. Observe se há alguma alteração na forma da silhueta do animal, se ela parece mais inchada. A barriga inchada pode indicar vermes, mas também outros males, assim como muitos dos sintomas acima. Por isso, a indicação mais responsável é levar o bichano ao médico veterinário.

A melhor forma de deixar o seu gatinho longe dos vermes é realizando a vermifugação de forma correta ao longo de toda a vida dele. Quer saber como? Clique aqui.

 

As informações do artigo foram úteis para você? Então, compartilhe com mais gente! Lembrando que a König é fabricante de produtos de uso veterinário, desenvolvidos com foco na saúde e bem-estar animal. Produzimos conteúdo informativo relacionados ao tema, mas não realizamos consultas veterinárias. 😉