Como atrair e reter mais clientes para sua clínica veterinária

Como atrair e reter mais clientes para sua Clínica Veterinária?

Com mais da metade da população conectada, é preciso saber como investir em diferentes canais de comunicação para atrair e reter mais clientes em sua Clínica Veterinária.

Por isso, nada melhor que aprender sobre os canais de comunicação mais utilizados para divulgar seu espaço. É só continuar acompanhando o artigo com as dicas que preparamos.

Vamos lá?

Quais são os meios de comunicação para atrair os clientes?

Sabemos que os meios de comunicação são um conjunto de práticas que, juntas, potencializam vendas e atraem mais clientes. Para isso, é preciso se relacionar bem com os clientes.

Assim, a utilização de bons produtos, estar presente nas redes sociais, fazer campanhas e ofertar um bom custo-benefício são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração. Independente do tamanho do seu espaço, a publicidade e o marketing são ótimas opções que contribuem – e muito – para ampliar e expandir sua clínica.

Primeiro passo: crie um site

Uma das primeiras ferramentas de divulgação a ser pensada no momento de divulgação da sua clínica é o site. Nele, você pode contar como começou a clínica e quais são os serviços oferecidos como, por exemplo, banho e tosa e produtos de saúde animal, falar sobre o corpo clínico especializado, números para contato, artigos informativos, fotos, opiniões dos clientes, entre outros. 

Capriche na identidade visual de sua clínica

Sim, a aparência conta no momento da escolha. E muito. Assim, avaliar como está a identidade física e visual é um dos primeiros passos para atrair clientes. O conjunto de elementos como nome, imagem e grafia precisam ser expressivos para exercer impacto.

Como está a fachada da clínica? E estacionamento? A estrutura interna está precisando de cuidados? Lembre-se que nenhum dono irá deixar seu pet em um local que também precisa de cuidado.

Esteja presente nas redes sociais

Quando o assunto é atrair e reter mais clientes para sua Clínica Veterinária, as redes sociais têm grande influência. Além do site da clínica, Facebook, Instagram e YouTube também devem estar dentro do seu planejamento. Nesses canais de comunicação e venda, você pode interagir com seus clientes e postar dicas e conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar animal. 

Elabore campanhas de venda

Uma ótima opção para enriquecer ainda mais suas vendas é investir nas campanhas de venda relevantes e satisfatórias. Nelas, você pode anunciar descontos de banho e tosa, medicamentos, acessórios ou outras coisas que gostaria que seus clientes soubessem. As formas mais utilizadas são por WhatsApp e por e-mail. Assim, fica mais fácil incentivar os clientes a indicarem o seu trabalho para outras pessoas.

Aposte em eventos e ações para sensibilizar seu público

Para aqueles que já têm pet ou gostariam de ter um animal de companhia,

campanhas de adoção, de roupas e de comida para animais de rua também é uma ótima estratégia para atrair seu público de interesse como diferencial, já que as pessoas irão notar que você visa apenas o lucro, mas também o bem-estar dos pets.

Invista em bons produtos de saúde animal

Quem tem pet, adora quando o animal volta todo cheiroso e bem cuidado do banho e tosa. Por isso, investir em produtos de qualidade e ter uma prateleira organizada faz toda diferença. Aqui, citamos alguns produtos que não podem faltar em sua clínica, tais como:

  • shampoo; 
  • condicionador;
  • talco;
  • perfumes;
  • adornos como coleiras, laços, gravatas e presilhas;
  • caminhas;
  • suplementos; 
  • palitos mastigáveis;
  • medicamentos, entre outros.

Todos esses itens são necessários e com certeza irá fazer com que o cliente veja que você se preocupou com a saúde e o bem-estar do companheiro de quatro patas. 

Lembre-se: o feedback é muito importante

Muitas pessoas esquecem ou até mesmo deixam de lado as avaliações dos clientes. Manter todas as avaliações bem gerenciadas é essencial para que outras pessoas que estão procurando uma Clínica Veterinária reconheçam o valor do seu trabalho. 

Uma das técnicas utilizadas é a pesquisa de satisfação, na qual a Clínica consulta os clientes com um formulário e, através de algumas perguntas, atribuem uma nota de 0 a 10 em diferentes critérios. Assim, você irá saber o que pode fazer para melhorar o atendimento.

Nossas informações foram úteis? Agora que você as dicas de como atrair e reter mais clientes para sua clínica, é só colocar em prática. Continue acompanhando nosso blog para saber dicas e informações sobre saúde e bem-estar animal.