O mercado pet no Brasil faz parte dos 3 maiores mercados do mundo e o crescimento anual médio a 17%. Por isso, é preciso investir em diversos canais de comunicação, ofertar bons produtos e outros serviços de qualidade para prospectar novos clientes.
Para atrair e fidelizar mais clientes para seu pet shop, é preciso saber investir do jeito certo para oferecer toda segurança, conforto, qualidade e bem-estar que todo companheiro de quatro patas merece.
Separamos aqui alguns detalhes que irão fazer toda a diferença no seu pet shop. E então, vamos às dicas?
Um bom atendimento faz toda a diferença
O bom atendimento é o primeiro passo e, claro, um dos principais fatores pelo retorno dos clientes. Por isso, é preciso recepcioná-los da melhor forma.
Ser proativo, ter as respostas em mente, ser educado e saber ouvir é essencial e pode ser um diferencial para muitos clientes. Muitos deles, podem querer contar a história do pet, o que ele gosta de fazer, o que gosta de comer. Esteja pronto para ouvir tudo o que eles têm a dizer.
As críticas fundamentadas também são muito bem-vindas. Sendo assim, ter o feedback dos clientes é ideal para que você saiba o que pode melhorar no seu pet shop. Essa opinião pode vir desde o atendimento até a qualidade do produto e a estrutura da loja.
Invista na comunicação da marca do seu pet shop
A comunicação faz toda a diferença. Para que as pessoas cheguem até o seu espaço, o primeiro passo é saberem que ele existe e se ele realmente tem o que elas procuram. Além de ter uma fachada bonita, é preciso saber apresentar para se comunicar com os clientes e, claro, para gerar um conhecimento mais aprofundado sobre o seu espaço.
Adesivar seu táxi dog para que ele carregue sua marca por onde for, distribuir cartões do seu pet shop e criar materiais institucionais como sacolas são ótimas opções.
Redes sociais: use os canais de comunicação para marcar presença
Em um mundo cercado por redes sociais, estar fora delas não é uma opção. Não adianta o seu pet shop ser o mais conhecido do bairro ou da cidade se você não marcar presença nas redes sociais. Sim, os canais de comunicação exercem muita influência no momento de atrair e fidelizar mais clientes.
Ter um site, estar presente no Facebook, Instagram, criar um WhatsApp voltado para negócios e postar vídeos interativos nas redes são algumas das formas mais utilizadas e que, de fato, funcionam.
Bons produtos de saúde animal não podem faltar
Além de deixar o pet cheirosinho, é necessário investir em bons produtos. Antes de comprar, verifique a composição, se são testados dermatologicamente e os comentários sobre eles. Esse combo é necessário e deve ser avaliado com cautela.
Para facilitar as coisas, faça um checklist com periodicidade para verificar se não há nada faltando na prateleira. Shampoo, condicionador, talco, perfumes, coleiras, laços, gravatas, caminhas, suplementos e outros acessórios são itens indispensáveis e não podem ficar em falta no seu pet shop.
Promoções e descontos são muito bem-vindos
Todo mundo gosta de promoções e descontos. E sim, eles são muito importantes. Anuncie, esporadicamente, promoções e descontos de banho e tosa, acessórios como lacinhos, perfumes, shampoo, condicionador, entre outros.
Para que aconteça de forma efetiva, é só comunicar gentilmente seus clientes através do WhatsApp ou e-mail marketing. Para aqueles clientes que levam os pets com mais frequência, você pode oferecer um programa de fidelidade, que consiste em premiar clientes com brindes, por exemplo.
E ações como arrecadação e feiras de adoção
Torne seu pet shop um diferencial. Campanhas de adoção, de roupas e de comida para animais de rua também são ótimas estratégias para conquistar seu público de interesse. Com algumas dessas ações, seus clientes e outras pessoas que estão buscando por serviços de pet shop irão notar que você e sua equipe não visam apenas o lucro dos negócios, mas que valoriza e respeita o bem-estar dos pets.
Busque novas técnicas de banho e tosa
Conhecimento nunca é demais. Hoje, de tempos em tempos, surgem novas técnicas de banho e tosa para que esse momento seja agradável para o pet. Mantenha-se informado e pesquise se há algum segmento novo na área. Com novidades para o seu negócio e com toda a equipe preparada e inteirada, fica bem mais fácil atrair e fidelizar mais clientes.
Ambiente agradável, experiência agradável
Vivenciar boas experiências fica muito mais fácil quando se tem um bom atendimento. Para isso, é preciso mostrar aos clientes que seu espaço não oferece apenas bons produtos e serviços, mas que também um lugar confortável e que irá trazer bem-estar para os pets. Investir em um ambiente cheio de afeto e respeito é a forma mais eficaz de atender bem pets e donos.
Inove, crie, explore novos conceitos: seja diferente do restante
Nem todas as pessoas que têm um pet shop procuram novas tendências. Ao invés de manter um ambiente com uma aparência simples, seja diferente do restante. Criar espaços com circulação confortável, investir em uma decoração moderna e utilizar características próprias irá tornar seu pet shop mais atraente.
Converse com o cliente: procure saber mais informações
Para fidelizar seus clientes, é muito importante coletar e registrar todos os dados possíveis. Além de anotar o nome do pet e as informações básicas como telefone e e-mail, não esqueça também de ter o registro de compras. Assim, além de determinar o perfil do consumidor você também irá saber identificar quais são os produtos ideais para ele.
Interação com o pet: crie uma conexão com ele
Além de gostar dos pets, é muito importante que você crie uma conexão com eles. Dê todo carinho, atenção e cuidado necessário, desde a recepção até a entrega do pet ao dono. Assim, seu cliente irá notar que aquele bichinho não é só mais um, mas sim que você realmente se preocupa e se dedica à eles.
Uma outra forma bastante interessante de conquistar mais clientes, é enviar uma foto do pet pelo WhatsApp para mostrar como foi o banho tosa. Dessa forma, seu cliente irá enxergar seu trabalho de uma forma afetuosa, que demonstra todo seu comprometimento e cuidado com o companheiro de quatro patas.
Agora que você já sabe todas as dicas, que tal colocá-las em prática? Continue acompanhando nosso blog para saber dicas e informações sobre saúde e bem-estar animal. Até a próxima! 😉