Coça daqui, coça dali. Uma das coisas que mais preocupa todos os tutores são as pulgas e os carrapatos. Esses parasitas, além de incomodarem os pets, podem trazer muitos prejuízos à saúde.
Assim, podem causar doenças como dermatites, verminoses e sintomas de estresse. Mas afinal, os carrapatos são perigosos? E as pulgas? São facilmente percebidas? Sabendo das dúvidas que surgem nos tutores, preparamos este artigo.
Saiba quais são os mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos e o que você pode fazer para manter seu amigo bem protegido.
Vamos lá?
1. Carrapatos são resistentes
Sim, os carrapatos são bastante fortes. No momento em que se alojam e picam os pets, inserem suas peças bucais na pele do animal, onde se fixam pela secreção de uma substância semelhante à cola. Para que eles sejam retirados com segurança, é preciso consultar o Médico Veterinário para que ele indique o melhor tratamento.
2. Carrapatos são perigosos
Eles só parecem ser inofensivos. Os carrapatos marrons, por exemplo, podem transmitir muitas doenças como a babesiose e a erliquiose que, em muitos dos casos, pode ser fatal. Além disso, existe também o carrapato Amblyomma cajennense, carrapato de cavalos que transmite a Febre Maculosa, grave não só para os pets, mas também para os humanos.
3. Só devemos nos preocupar quanto estão visíveis nos pets
Mito. 95% dos carrapatos estão no meio ambiente e apenas 5% nos pets. Muitas vezes, é difícil identificar pois estão em pequena quantidade na pele do cachorro ou do gato. Por isso, manter o ambiente protegido é essencial para que o seu pet fique bem longe deles.
4. Promovem infestações em casa
Verdade. Eles adoram se alojar em casa. As infestações em casa, ocorre com a espécie Rhipicephalus sanguineus, conhecido também como carrapato marrom de cães, sendo a única espécie adaptada e conviver em ambientes internos e residenciais.
5. O pet pode pegar carrapatos da grama e de animais silvestres
Não é verdade. O carrapato mais comum no Brasil é o carrapato marrom, que é urbano. Assim, vive em locais de alvenaria à espera de um cão ou de outro animal infestado que também está no mesmo ambiente.
6. As pulgas agem rapidamente
Sim, elas agem rapidamente. Após depositarem seus ovos, começam a se alimentar de sangue e depositam cerca de dois mil ovos durante toda a vida. Assim, é preciso prevenir para que elas não apareçam por aí.
7. São facilmente percebidas
Se engana quem pensa que as pulgas são facilmente percebidas. Elas são tão pequenas que, na maioria das vezes, passam imperceptíveis aos olhos do tutor. Além disso, as pulgas ficam escondidas entre os pelos no pet. Já as pulgas maiores sim, podem ser vistas até mesmo caminhando pelo animal.
8. As pulgas se reproduzem com muita rapidez
Sim, elas se reproduzem com muita rapidez. As fêmeas começam a depositar seus ovos entre 24 e 36 horas após começarem a se alimentar do sangue dos pets, podendo depositar cerca de 2 mil deles.
9. São espertas e preguiçosas
Essa colocação pode parecer engraçada, mas sim, elas são muito espertas e preguiçosas. Isso ocorre pelo fato de que as pulgas se acomodam frente a uma fonte de luz e espera que cães e gatos passem. Assim, quando percebem uma sombra bloqueando a luz, saltam e vão direto no animal.
10. Elas usam o pet para disseminar infestações
Verdade. As pulgas acasalam e produzem ovos enquanto estão no animal. Após depositarem seus ovos, eles caem no ambiente. Depois, esses mesmos ovos eclodem em larvas que se se alimentam de sangue digerido, como as fezes, por exemplo. Assim, se alastram por todos os cantos que o pet vá.
Como prevenir que meu pet tenha pulgas e carrapatos?
Em casa, uma das formas de prevenir a infestação por pulgas e carrapatos é manter o ambiente sempre limpo e bem arejado. Sendo assim, é muito importante ficar atento aos locais mais comuns como tapetes, carpetes, rejuntes, sofás, entre outros.
Os carrapatos, por exemplo, gostam de se alojar em locais distantes do solo como embaixo das telhas e de folhas secas. Utilizar aspirador de pó e não acumular resíduos orgânicos também são ótimas formas de combatê-los.
Além de cuidar da casa, também é muito importante que seu pet fique bem protegido. A Linha TEA da König é uma das formas de prevenir e controlar esses parasitas que tanto incomodam os pets.
Durante os passeios, utilize uma coleira antipulgas e carrapatos
Você sabia que a contaminação ocorre, na maioria das vezes, durante passeios por ruas, parques e praças? Por isso, a melhor alternativa para mantê-lo sempre bem protegido é com a utilização de uma coleira antipulgas e carrapatos. Com proteção e segurança, muito mais fácil evitar que elas se proliferem.
Se você é Médico Veterinário, aproveite para comprar direto do seu distribuidor no site da König Shop.
Para mantê-lo protegido: Coleira TEA 327
As coleiras antipulgas e carrapatos da Linha TEA da König liberam, gradativamente, através de sua matriz plástica, seu princípio em forma de pó. Assim, são consideradas atóxicas para os pets. Confira outros benefícios.
- Não deixa o pelo do animal oleoso;
- Tem efeito por até 5 meses na dependência do grau da infestação, da frequência de banhos e da quantidade de passeios;
- O efeito é gradativo, atingindo seu pico de ação entre o primeiro e o segundo mês de uso;
- Os parasitas morrem por contato;
- Pode ser utilizada em filhotes a partir de 6 semanas de vida.
Além disso, elas podem ser utilizadas tanto em gatos como em cachorros:
- Coleira gatos 13 g e 33 cm;
- Filhotes de cães 13 g e 33 cm;
- Cães pequenos e médios 28 g e 44 cm;
- Cães grandes 38 g e 57 cm.
Conheça toda a Linha TEA da König
Além das coleiras, a linha conta ainda com shampoo, sabonete e talco ectoparasiticidas para a higiene. Dessa forma, a König oferece proteção completa e para cães e gatos contra parasitas externos com ação efetiva e segurança aos animais, além de condições vantajosas para distribuidores e veterinários.
Acesse para conhecer mais sobre a Linha TEA.
Nossas informações foram úteis para você? Confira os nossos outros posts relacionados a saúde e bem-estar dos animais. Lembramos aqui que a König não realiza consultas veterinárias. Cuide do seu pet.