Antes mesmo de escolher um amigo de quatro patas para partilhar a vida, é preciso saber quais são as características que ele possui, o temperamento e os cuidados que se deve ter. Alguns cachorros são mais energéticos e, por isso, necessitam de uma quantidade maior de passeios, já outros não. Assim, fica bem mais fácil identificar qual raça combina mais com o estilo de vida que você leva. Sabendo que existem inúmeras raças por todo o mundo, criamos mais um artigo: uma segunda série de raças de cachorro para que você conheça e saiba tudo sobre cada uma delas.
Acompanhe a leitura e confira as informações que separamos sobre os melhores amigos para se ter por perto. Vem com a gente!
Border Collie
O Border Collie ocupa o primeiro lugar no ranking de inteligência canina – segundo o Livro de Ranking de cachorros – considerado assim o cão mais inteligente do mundo. A personalidade dos cães dessa raça é incrível: são dóceis, alertas, obedientes e extremamente energéticos. Por isso, precisam de exercícios constantes para gastar toda a energia armazenada. Por sua alta hiperatividade, a falta de passeios e atividade físicas pode fazer com que ele sinta tédio e destrua objetos, ou seja: não esqueça de levá-lo para passear.
Fiéis e ótimos cães guia
Além de todas essas características, esses cães possuem um instinto natural de guiar, sendo assim ótimos cães guia, já que são muito fiéis aos seus tutores. O Border Collie pode ser tímido e reservado com estranhos, isso dependerá da socialização, que deve ocorrer desde filhote. É necessário que, em sua rotina, ele tenha contato com outros cachorros, adultos e crianças.
Quanto aos pêlos: podem ter pelos curtos e macios ou longos e grossos. Sua pelagem densa o protege das mais variadas temperaturas. Além disso, possuem muitos tons e nuances de cores, tais como a cor preta, cinza, castanho, vermelho, branco, marrom, tigrado e bicolor (geralmente preta e branca).
Cuidados com o Border Collie
Uma das características mais marcantes nessa raça é a heterocromia (um olho de cada cor) devido a sua herança genética. Por isso, é preciso cuidar para evitar possíveis doenças oculares. O Border Collie é uma raça que tem predisposição a desenvolver displasia coxofemoral, doença que afeta o quadril e o fêmur. É necessário que exames sejam realizados regularmente para verificar se a saúde do seu pet está em dia.
Bull Terrier
Alegre, brincalhão, amável e bruto por natureza. O Bull Terrier é um cão que possui personalidade forte; por ter esse temperamento, o tutor deve localizá-lo com outras pessoas e outros pets desde filhote. Além disso, devem ser adestrados e supervisionados, pois têm uma certa brutalidade na hora de brincar, principalmente com outros animais mais frágeis e com crianças. Não é por ter um comportamento mais sério que o Bull Terrier deve ser considerado uma ameaça. Os cães dessa raça são amorosos e apegados e adoram ficar junto com seus tutores.
A característica mais marcante dessa raça, é a cabeça em formato de ovo. Eles têm os olhos pequenos e levemente puxados, o que pode limitar o campo visual. Embora seja mais comum ser encontrado na cor branca, o Bull Terrier pode apresentar variações no tons de pelagem como a cor preta, tigrada, caramelo, canela e também com algumas manchas pelo corpo.
Cuidados com o Bull Terrier
Cuidados com a alimentação são fundamentais para cães dessa raça, já que possuem uma predisposição a obesidade. Cuide também para que ele não tenha problemas nos olhos e problemas de pele. Além disso, consultas regulares ao Médico Veterinário são necessárias, já que o Bull Terrier também tem uma predisposição a desenvolver paralisia de laringe, uma doença hereditária nos cães dessa raça.
Pinscher
Uma das coisas que mais se ouve em relação ao Pinscher: 50% “ódio” e 50% tremedeira. Os Pinschers são cães de pequeno porte que possuem uma personalidade forte: são valentes, cheios de coragem e energia e, por esse motivo, não temem cães de grande porte, já que se consideram maiores do que realmente são. Além disso, são ótimos companheiros e muito fiéis aos seus tutores. Assim, se bem treinados, podem ser ótimos aliados como cães de guarda. Por terem uma personalidade forte, o tutor pode encontrar certa dificuldade para mantê-lo na linha, já que eles detestam ser submissos. Possuem pelagem curta e lisa e as cores variam entre vermelho, marrom avermelhado, castanho e preto. Vale lembrar que é fundamental que haja a socialização do Pinscher com outros cães e crianças.
Cuidados com o Pinscher
Assim como em muitos cachorros que possuem pequeno porte, os pinschers podem ter problemas com as articulações e também problemas oculares. Visitas regulares ao Médico Veterinário são essenciais para verificar se tudo está ok com o seu companheiro. Evite levá-lo passear em dias muito frios. O pinscher sente quando as temperaturas estão baixas por possuírem o pelo bastante curto. Assim, é necessário que o tutor sempre deixe o cachorro bem agasalhado em estações mais frias.
Doberman
Conhecidos por possuírem uma personalidade forte, os Dobermans são cães alertas, fortes, imponentes e extremamente leais aos seus tutores. São territorialistas e aprendem comandos com facilidade, sendo assim ótimos cães de guarda. Assim como outras raças que possuem uma personalidade forte, necessitam de socialização com outros cães e com outras pessoas que não estão em seu convívio para que não se tornem agressivos com o passar do tempo. O Doberman necessita de estímulos físicos e mentais, já que é bastante energético. Ou seja, precisa liberar toda sua energia em atividades físicas. Possuem pelos curtos, duros e densos e geralmente possuem pelagem preta ou marrom.
Cuidados com o Doberman
Diferente de outras raças, o Doberman não necessita de banho e tosa com frequência, já que não possui uma quantidade significativa de pelos. É importante ficar atento com a saúde deste cachorro, já que eles têm probabilidade de desenvolver displasia de quadril (problema com as articulações).
Lhasa Apso
O Lhasa Apso é comumente conhecido por ter uma aparência muito fofinha. São protetores, carinhosos e possuem uma personalidade forte. Assim, costumam ser teimosos, priorizando assim suas próprias vontades. Muitas pessoas confundem os cachorros dessa raça com os da raça Shih Tzu, mas o temperamento de ambos é bem diferente. São cães independentes e costumam ficar bem sozinhos, mas isso não quer dizer que não gostam de companhia, e sim que precisam de um contato mais intenso com as pessoas para que isso aconteça. Assim, é preciso que o tutor socialize o seu cão desde filhote, tanto com outros cachorros como com outros adultos e crianças, por exemplo.
Ótimos cães de guarda
O Lhasa não é um cachorro extremamente energético; caminhadas curtas são necessárias para suprir suas necessidades diárias. Possuem pelos longos, ásperos e compridos. São encontrados nas cores branca, preta, prata e também com manchas coloridas por todo o corpo. Os seus ancestrais eram conhecidos como ótimos cães de guarda, assim, é comum que eles tenham o instinto de proteger seus tutores, alertando assim possíveis problemas.
Cuidados com o Lhasa Apso
Além da tosa higiênica e da escovação, as visitas regulares ao Médico Veterinário são fundamentais, já que é bastante comum que os cachorros dessa raça desenvolvam dermatites, hipersensibilidade alimentar e alterações oculares.
Akita
Ativos, alegres e muito amorosos. Temos aqui mais um cão que possui uma personalidade forte. O Akita é um cachorro de grande porte que chama a atenção por ser extremamente fofo, leal e destemido, sendo assim um ótimo cão de guarda. Além disso, são dóceis, receptivos, corajosos e discretos, podendo ser uma companhia muito agradável para crianças e outros cães. Falando em receptividade, é importante ressaltar que o cachorro dessa raça deve ser educado desde cedo, ou seja, deve socializar enquanto ainda é filhote. Com uma pelagem macia e densa, podem ser encontrados na cor branca, preta, vermelha ou tigrada. Não esqueça passear e levar o seu Akita para praticar atividades físicas. São cães energéticos que adoram brincar, caminhar e correr por aí.
Cuidados com o Akita
Os cães dessa raça são propensos a sofrer com algumas doenças hereditárias, tais como displasia de quadril e atrofia da retina, por exemplo. Além disso, são cachorros que possuem muitos pelos e, por isso, devem ser escovados com frequência. Visitas regulares ao Médico Veterinário são essenciais para manter a saúde deste animal em dia.
Boxer
Corajoso, dedicado, energético, brincalhão e inteligente. O Boxer é um cachorro que possui porte médio, assim, é considerado um ótimo cão para se ter em casa. Além de todas essas qualidades, o Boxer é um cão carinhoso, sendo um ótimo companheiro para as crianças. Geralmente, esses cães têm uma forma de brincar um pouco bruta, por isso, o ideal é que os tutores estejam presentes na hora que este cachorro for brincar com crianças. Para manter a musculatura em forma, é necessário que os tutores levem este cachorro para passear cerca de três vezes ao dia. Os pelos são curtos, densos e brilhantes e as cores variam do amarelo ao vermelho escuro.
Cuidados com o Boxer
Alimentação balanceada e exercícios devem fazer parte da rotina dele. É necessário ficar atento com os dentes do Boxer. Por possuírem baixa congruência dentária, o tutor não deve esquecer da escovação para evitar complicações.
Dálmata
Comumente conhecidos por terem manchas por todo o corpo, os Dálmatas são cães energéticos, amigáveis, inteligentes e brincalhões. A pelagem deste cão é branca e não possui variações e, naturalmente, possuem manchas pretas ou marrom escuras. Possuem pelos curtos e grossos, porém macios e brilhantes. Assim como muitas outras raças, os Dálmatas devem socializar com outros cachorros e outras pessoas desde filhotes. É importante constar que não é recomendável deixar o Dálmata sozinho na presença de crianças. Os cães dessa raça não são agressivos, porém são muito fortes.
Cuidados com o Dálmata
Além dos exercícios e alimentação balanceada, os cães dessa raça tem uma tendência a surdez. Ao adquirir um filhote de Dálmata, é fundamental realizar testes auditivos para verificar se está tudo bem.
Lulu da Pomerânia
Também conhecido por Spitz, os cães dessa raça são conhecidos por serem muito fofos carinhosos, sociáveis e por adorarem ficar em casa com seus tutores. São cachorros que precisam de atenção, já que são ativos e adoram brincar. Por ser um cachorro de pequeno porte, é ideal tanto para quem mora em casa como para quem mora em apartamento. A pelagem pode ter até o dobro do tamanho desses cães e, com certeza, este é um dos fatores que chama muito a atenção das pessoas de forma geral. Sua pelagem é muito parecida com a juba de um leão: têm pelos longos, macios e finos e podem ser encontrados na cor branca, laranja, cinza, castanha ou preta.
Cuidados com o Lulu da Pomerânia
A escovação dos cachorros dessa raça deve ser feita com regularidade, justamente pela quantidade de pelos que eles possuem. Além disso, é necessário que o cachorro seja tosado para que problemas de pele sejam vistos com mais facilidade pelos tutores.
Vira-lata (SRD)
Quem não ama um vira-lata? O vira-lata – também conhecido como SRD – sem raça definida – é o cachorro mais popular entre todos. Acredita-se que o termo vira-lata tenha surgido do fato de que muitos deles costumam viver nas ruas e que, na luta pela sobrevivência, era comum vê-los revirando latas ou sacos de lixo para encontrar alimento. Não possuem pedigree (linha de ancestrais dos cachorros) e, por esse motivo, o vira-lata não segue nenhum padrão, assim, não é possível prever o seu temperamento. Outra questão é que os cães vira-lata podem ser cães de pequeno, médio ou grande porte e não possuem pelagem ou cores características.
Tenha paciência e ofereça amor a eles
Eles têm uma espécie de gratidão quando são adotados, mas podem ser medrosos devidos a traumas anteriores como, por exemplo, terem vivido na rua por algum tempo. Por esse e outros motivos, você deve ser compreensivo. É preciso ter paciência e afeto com eles. Passeios diários, brinquedos e atividades são fundamentais para conquistar a confiança do seu vira-lata.
Cuidados com o Vira-lata
Assim como todas as outras raças, o Vira-lata precisa de todos os cuidados necessários para manter uma vida saudável: passeios, banho e tosa, escovação da pelagem, dos dentes e também de consultas regulares ao Médico Veterinário.
Gostou da nossa segunda série de raças de cachorro? Agora que você conheceu um pouco mais sobre as características deles, compartilhe por quem também é apaixonado por pets. A König tem como objetivo cuidar da saúde e bem estar dos animais. Confira outros artigos em nosso blog.