Especialmente quando o assunto é vermifugação em cães e gatos, além de tratar fisicamente da saúde dos animais, o(a) médico(a) veterinário(a) também tem o papel fundamental de informar os donos sobre a melhor forma de cuidar do bem-estar dos seus amigões. Essa orientação pode ser a chave para você estreitar a sua relação com os clientes e estar mais presente nas rotinas de acompanhamento.
A seguir, você confere os principais pontos que podem ser trabalhados como forma de tornar uma consulta esporádica em um serviço de manutenção contra verminoses, além de dicas que contribuem para aumentar a eficiência dos seus atendimentos, a confiança dos donos e, claro, a segurança dos animais.
Vermifugação deve ser contínua
Os esclarecimentos de um(a) médico(a) veterinário(a) sobre os vermífugos para cães e gatos é indispensável, já que parasitas internos como os vermes provocam sérios problemas de saúde. Porém, é comum que muitos donos só levem o animal a uma consulta quando este apresenta algum sintoma, sem considerar a importância dos cuidados permanentes contra verminoses. Por isso, o ideal é apresentar a vermifugação como um processo contínuo, já que o vermífugo, seja em suspensão ou comprimido, é um fármaco e não tem ação preventiva como uma vacina.
Programa de vermifugação em cães e gatos
Para mudar a percepção dos donos de que a dose de vermífugo é necessária apenas quando o animal é filhote ou quando manifesta os sintomas de verminose, você pode lançar mão de um programa de vermifugação, reforçando o valor de manter a vigilância. Dessa forma, explicando a influência dos principais fatores que determinam a periodicidade da vermifugação para cães e gatos – idade do animal, tipo de residência e a frequência de passeios – é possível fazer o dono compreender a necessidade de retornar à clínica para o animal receber novas doses de vermífugo.
Vermífugo em suspensão é diferencial
Os vermífugos em suspensão têm muitas vantagens na administração, pois a formulação líquida combate vermes chatos e redondos de forma mais prática e segura. Pode ser dado ao animal junto a uma pequena porção de alimento, além de ser altamente palatável o que facilita muito a aplicação. A segurança para os animais também é outro benefício, uma vez que as concentrações do vermífugo em suspensão se adequam ao peso do animal, evitando qualquer tipo de risco, tanto de superdosagem, quanto de pouca eficácia. Oferecer vermífugos em suspensão durante seus atendimentos é um fator diferenciado também devido ao custo-benefício, ainda mais quando se trata vários animais.
Dessa forma, você consegue otimizar a consulta graças à praticidade e garantir a assertividade na vermifugação para que os donos fiquem tranquilos em relação à saúde de seus amigos de quatro patas.
Conheça a linha Basken da König
A linha antiparasitários Basken faz parte das soluções para saúde animal da König, que foi pioneira em oferecer vermífugos em suspensão para cães e gatos. Composta por vermífugos tanto em suspensão quanto em comprimidos, a linha Basken coloca à sua disposição opções de antiparasitários de amplo espectro com concentrações variadas, que vermifugam na medida certa para total praticidade, segurança e confiança.