Como saber se meu cão está com vermes?

Como saber se meu cão está com vermes?

Vermes são problemas recorrentes em cães que na maioria das vezes podem ser bem fáceis de identificar. Ficar de olho é muito importante pois se detectados somente em estágios mais avançados, podem colocar a vida e a saúde do seu animal em risco.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de verme e de forma simples, podemos enumerar alguns mais importantes: como os vermes do coração, a lombriga, as tênias e a Trichuris trichiura.

Existem alguns sintomas comuns que revelam se um cão está com vermes ou não, basta ficar atento. Geralmente as fezes do animal podem apresentar coloração diferente, presença de grãos ou diarreia. Entretanto, alguns vermes não se manifestam nas fezes e, neste caso, a atenção deve ser redobrada. 

Acompanhe os sintomas mais comuns e, ao menor sinal, leve seu amigo ao médico veterinário para um diagnóstico completo.

Pelo pálido

Não é apenas dentro do organismo que os vermes resolvem fazer a festa, mas na parte externa também. Se o pelo do seu peludo estiver fraca e caindo, pode ser um sinal de verme. 

Um cachorro saudável tem pelos brilhantes e macios, já um cão com vermes ou outra condição pode apresentar uma pelagem sem vida, pálida e ressecada. 

Diarreia

É muito comum que, em caso de vermes, seu animal tenha diarreia, já que a presença deles pode provocar várias disfunções intestinais. Em alguns casos, também pode haver presença de sangue.

Não necessariamente um cachorro com diarreia está com vermes, por isso, a melhor forma sempre será procurar um Médico Veterinário. 

Tosse

A tosse não é muito comum em cachorros, mas pode ocorrer em caso de vermes do coração. A presença de parasitas pulmonares, em geral, no sistema respiratório é outra causa que explica porque cachorro está com tosse.

Esse sintoma costuma aparecer em estágios mais avançados da doença. Por isso, caso perceba tosse e outros sintomas, corra para o veterinário.

Perda de apetite e peso

Este é um forte indicativo de verminose. Tanto o ganho como a perda de apetite e peso não é normal. Uma das formas que o cachorro manifesta é através da perda, recusando comida e permanecendo muito tempo cabisbaixo. 

Vômitos

Assim como diarréia, o vômito é muito comum. Como os vermes estão no intestino, que integra o sistema digestivo, podem fazer o cachorro vomitar com alguma frequência.

Dessa forma, o animal elimina apenas algumas partes dos vermes no vômito e nas fezes, mas não é regra.

Apatia pode ser vermes

Se seu amigo de quatro patas é sempre saltitante, brincalhão e de repente ele passa a ficar deitado pelos cantos, depressivo, você deve se preocupar, pois pode ser verme.

Por isso, é necessário manter limpos os locais onde os peludos vivem e fazem as necessidades para evitar a contaminação.

Barriga inchada

Uma das principais causas de verme, inclusive em humanos, é a barriga inchada. Em caso de inchaço sem motivo aparente, leve ao médico veterinário para exames de fezes. Em alguns casos, o cão pode até sentir dores abdominais.

A barriga do animal que está com muitos vermes incha, ficando com uma aparência pontiaguda que é ainda mais perceptível nos filhotes. Isso passa a impressão de que o animal está acima do peso.

Sinais mais comuns de cães com vermes

Vermes nas fezes

Muitos parasitas e seus ovos são realmente pequenos, no entanto, vermes como a lombriga e a tênia podem ser vistos a olho nu nas fezes ou no ânus do seu pet. Pequenos pontos ou segmentos esbranquiçados podem ser sinal de verminose.

Dessa forma, se você avistar corpos estranhos nas fezes do seu animal na área do ânus ou se movendo pela pele, leve seu amigo imediatamente para uma consulta.

Atraso no crescimento

Vermes intestinais são extremamente comuns em cães filhotes e, dessa forma, podem apresentar atraso no crescimento. Este sintoma está comumente associado aos filhotes. 

Coceira no bumbum

É um sinal clínico comum de algumas espécies de vermes. O animal costuma sentir um incômodo tão forte nessa região que arrasta ou coça o bumbum no chão para aliviar a sensação.

Em especial, as tênias podem causar esse desconforto.

Vermifugação é tão importante quanto a vacinação dos cães e gatos

A aplicação do vermífugo precisa ser feita de forma sistemática, não somente uma única vez quando filhotes. Assim, seu amigão ficará protegido durante a vida toda das doenças causadas pelos vermes. Clique e saiba como proteger seu pet em 3 passos

 

Os vermes quando não tratados podem causar perda de consciência e, em casos mais graves, até morte. Por isso, não pense duas vezes antes de levar seu peludo ao médico veterinário em caso de surgimento de algum desses sintomas. Gostou das dicas? Compartilhe!