Entre todos os cuidados que os peludos precisam, a vermifugação de cães e gatos é um que requer atenção contínua dos donos, já que são muitas as fontes que podem gerar infestação de vermes perigosos para a saúde dos nossos amigões. Além da idade do animal e da frequência dos passeios, o ambiente no qual ele vive e circula está diretamente ligado à periodicidade adequada de vermifugação. Acompanhe o artigo e entenda como os locais influenciam nas aplicações de vermífugos em cachorros e gatos e a importância de proteger o ambiente de possíveis infestações.
Contato com outros animais
Além do tipo de residência, o ambiente envolve também os locais por onde o pet transita, como é o caso de praças e ruas. As chances de contrair vermes aumenta principalmente por causa das fezes de outros animais que podem estar contaminadas. Os animais têm mania de lambê-las e nessa hora acabam ingerindo os parasitas.
Para quem tem mais animais em casa, a atenção deve ser redobrada, já que um pode transmitir ao outro, especialmente se algum deles for filhote: os pequenos têm o sistema imunológico mais frágil e são facilmente acometidos por verminoses.
Áreas com maior risco de pulgas
As pulgas não são apenas sinônimo de coceira e alergia. Elas também podem transmitir vermes, especificamente o Dipyilidium caninum, conhecido como “verme chato”. Esses parasitas encontram em cães e gatos o hospedeiro para continuar seu ciclo de vida. Por isso, são uma ameaça à saúde dos animais. O clima mais úmido – isso faz com que no verão a proliferação aumente – e locais com mais vegetação, como chácaras e sítios, tendem a ter mais risco de pulgas.
Ingestão de larvas no solo
Os animais que vivem em áreas rurais, por exemplo, têm maior contato com solo, onde podem encontrar larvas de vermes ou terem seus alimentos contaminados por outros bichos como insetos e roedores. Dessa forma, a vermifugação de cães e gatos deve ser feita com maior frequência do que em animais que moram em casas ou apartamentos.
Cuidando do ambiente
Independente da forma de contração de verminoses, é importante que os donos fiquem atentos a algumas medidas para prevenir a contaminação.
- Limpar e higienizar o ambiente:
- Manter a casa ventilada e arejada;
- Aparar regularmente a grama;
- Atentar-se à limpeza de fendas, carpetes, tapetes, mantas e caixas de areia, locais onde as pulgas gostam de se abrigar;
- Após os passeios, limpar as patas dos bichinhos com pano úmido e sabão veterinário ou com uma mistura de 80% água e 20% álcool.
Isso ajudará a inibir a existência de fontes de contaminação, mas o ideal é aplicar doses de vermífugos em cães e gatos continuamente, conforme indicado pelo(a) médico(a) veterinário(a).
Prevenção com a Linha Basken
A König, empresa com mais de 35 anos de atuação, traz aos veterinários e donos soluções eficazes para cuidar da saúde de cães e gatos. A linha de vermífugos Basken foi especialmente desenvolvida para prevenir vermes de acordo com peso e idade dos animais. Além das versões em comprimidos, a linha é a primeira a oferecer vermífugos em suspensão altamente palatáveis. É mais segurança, praticidade e assertividade nas aplicações. Aproveite e conheça todos os produtos Basken clicando aqui.