O tutor de um cão ou gato tem diversas responsabilidades como oferecer alimentação adequada, manter o ambiente limpo e livre de pulgas e carrapatos, buscar formas de deixá-los ativos e felizes e, obviamente, promover uma boa saúde para o seu animalzinho. Para manter a saúde do pet sempre em dia é muito importante a ida frequente a médicos-veterinários de confiança, a aplicação de todas as vacinas recomendadas e a administração de vermífugos, indicados para combater os vermes que podem causar problemas graves nos cães e gatos.
Neste artigo vamos te explicar tudo sobre as verminoses: sintomas, como e quando vermifugar seu animal e os tipos de medicamento. Acompanhe o texto até o final! Vamos trazer ainda 5 dicas bônus que vão te ajudar a manter o seu pet bem longe dos problemas causados pelos vermes. Acompanhe!
O que são os vermes?
Os vermes são parasitas que costumam se alojar no intestino dos animais. Por se alimentarem de nutrientes, podem causar diversas doenças, já que deixa a saúde dos cães e gatos bastante debilitada.
Os animais podem se contaminar com verminoses desde filhotinhos, pois esses parasitas podem ser transmitidos pela mãe no momento do parto ou durante a amamentação.
A contaminação pode ocorrer em qualquer fase da vida dos animais pelo contato direto com fezes de cães e gatos contaminados ou ingestão de água e/ou alimentos infestados.
Sintomas
Os principais sintomas causados pelos vermes são:
- Vômitos;
- Diarreia;
- Dor;
- Abdômen inchado;
- Fraqueza;
- Verme nas fezes;
- Coceira nos anus;
- Perda de peso;
- Perda de apetite;
- Pelo seco e quebradiço.
O que são os vermífugos?
Os vermífugos são medicamentos que servem para combater os diferentes tipos de vermes (redondos e chatos) que podem contaminar seu cão ou gato.
É muito importante que esteja sempre alerta!
Quando devo vermifugar?
Os filhotes de cães e gatos podem se contaminar com vermes no momento do nascimento ou quando estão sendo amamentados por suas mães. Por isso, os cuidados para evitar esses problemas devem começar antes mesmo do nascimento do pet, com a administração dos vermífugos para as gatas e cachorras prenhas.
Os filhotes precisam de uma atenção especial do tutor quanto ao uso desses medicamentos. A indicação é que logo nos primeiros 15 dias de vida o animal receba a primeira dose do vermífugo indicado pelo médico-veterinário.
A partir daí, é preciso seguir o protocolo do fabricante do medicamento escolhido. Alguns deles, possuem três doses, que devem ser administradas a cada 15 dias. Outros medicamentos, porém, são de dose única.
Quando os cães e gatos se tornam adultos, o período indicado para receberem esses medicamentos varia de acordo com os hábitos, idade e tipo de residência. Por exemplo, aqueles pets que mantêm contato com outros animais e/ou que costumam passear, precisam ser vermifugados com mais frequência do que os animais sem contato e com acesso restrito ao ambiente externo.
Se você quer ter uma ideia se está próximo do período de vermifugação do seu pet, a König tem um simulador online e gratuito em que é possível calcular o período de aplicação dos vermífugos. Acesse aqui.
Tipos de vermífugos
Além de te ajudar a definir a frequência do uso do vermífugo, o médico-veterinário de sua confiança também vai te auxiliar a escolher o tipo de vermífugo que mais vai se adaptar ao seu pet e ao seu dia a dia. Hoje, no mercado, são encontrados medicamentos oral, ou seja, em comprimido, e em pipeta, aplicado na nuca do animal.
König tem uma linha completa de vermífugo para seu cão e gato
A König, empresa comprometida com a saúde animal, tem uma linha completa de produtos inovadores que vão deixar seu cão e gato protegidos contra os vermes! A linha Basken®, desenvolvida pela empresa, tem amplo espectro, ou seja, combate a infestação de vermes redondos e chatos.
A linha Basken possui apresentações em comprimidos e suspensão. Uma apresentação em suspensão inovadora, uma dose individual evitando o desperdício e aumentando a praticidade.
BÔNUS: 5 dicas para uma vermifugação infalível!
Agora que você já sabe tudo sobre as verminoses e como combatê-las, vamos deixar 5 dicas bônus que vão te ajudar a manter o seu pet sempre protegido. Vamos lá!
- Não esqueça de repetir a dose do medicamento! Se o vermífugo que você escolheu não for de dose única, fique atento ao período que você deve medicar novamente o seu pet e não perca a data! Se você for meio esquecido, opte por produtos de dose única.
- Saiba o peso do seu pet antes de administrar o vermífugo. Conhecer o peso ou a faixa de peso do seu pet é fundamental para não oferecer uma dose abaixo do que o seu animal precisa, o que vai prejudicar a eficácia do tratamento, ou ainda administrar uma dose maior do que a recomendada, o que pode causar danos na saúde do seu animal.
- Para saber a frequência com que os vermífugos devem ser oferecidos aos cães e gatos é preciso levar em conta a idade deles, os hábitos e o tipo de ambiente em que vivem. Por isso, procure sempre um médico-veterinário que vai te ajudar a analisar todas essas questões!
- Antes de oferecer o medicamento para o seu pet, verifique se ele está relaxado. Chame-o para brincar, faça carinho e administre o produto de forma bem cuidadosa.
- Vermifugue todos os pets da sua casa no mesmo momento!
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o blog da König! Por aqui tem sempre dicas para manter a saúde do seu amigo de quatro patas!