Dermatites no verão: como cuidar dos cães e gatos

Dermatites no verão: como cuidar dos cães e gatos?

Aquele coça-coça sem fim, um incômodo constante, vermelhidão em algumas regiões do corpo, falhas no pelo e, por fim, as feridas. Estes são alguns dos sintomas das doenças de pele e pelo que podem afetar cães e gatos ao longo da vida. As dermatites são uma resposta do organismo aos parasitas que estão no ambiente. Uma pesquisa realizada com veterinários brasileiros revelou que uma a cada seis consultas que chegam até eles é motivada pela coceira nos pets.

No verão, a incidência de dermatites tende a ser maior, pois o calor e a umidade favorecem a proliferação de fungos, ácaros, pulgas, piolhos e carrapatos, que são os principais responsáveis por desencadear as reações alérgicas secundárias. Esses indesejáveis é, quase que invisíveis, bichinhos comprometem e muito o bem-estar e a saúde dos companheiros de quatro patas. Por isso, é importante estar atento para reduzir ao máximo o risco de cães e gatos sofrerem com esse mal estar das coceiras e feridas.

Acompanhe a leitura e veja os cuidados básicos para deixar o pet mais protegido das dermatites neste verão:

 

Dermatites e a higiene da casa

O lugar mais seguro para os pets é sua casa, junto ao seu dono. No entanto, para garantir, de fato, que ele viva bem e saudável nesse ambiente, é importante que o espaço esteja sempre limpo, que seja ventilado, com entrada de luz natural. A higiene da casa é fator primordial para a saúde de todos que vivem nela, humanos ou não humanos.

Falando das doenças de pele e especificamente da dermatite atópica, por exemplo, o primeiro gatilho do problema é a poeira doméstica com a presença do ácaro Dermatophagoides farinae. Depois, temos ainda os fungos que causam alergias. Os animais que ficam muito tempo dentro de casa vão ter mais contato com esses alérgenos que estão presentes em tapetes, carpetes e objetos onde o pó e os ácaros se acumulam. Então, dá-lhe limpeza, aspirador de pó, panos úmido e seco.

É preciso vasculhar também os espaços pequenos, como frestas e cantinhos, rejuntes de piso e embaixo de móveis. Isto porque outros parasitas como pulgas e carrapatos, que também causam doenças de pele e vivem muito bem em dias quentes e úmidos, adoram esses esconderijos.

 

A escovação é uma proteção

A rotina de escovação diária do pet é muito positiva em se tratando de prevenção de doenças de pele, pois limpa, tira a sujeira que pode ficar depositada ali, remove os pelos soltos, massageia a pele e ativa a circulação sanguínea, beneficiando a saúde e oferecendo bem-estar. Além disso, a escovação pode ser um bom momento para integração, carinho e presença com se amigo. Escolha um bom acessório para escová-lo e garanta que ele fique confortável durante o processo.

 

Tosa certa

A tosa, quando recomendada e feita corretamente, é outra forma de garantir uma melhor saúde da pele e do pelo do animal. Manter a pelagem mais curta no verão ajuda no controle do calor e também no controle de pulgas e de possíveis lesões causadas pelas altas temperaturas e pela umidade.

 

Cuidado com as Dermatites: Banhos e brincadeiras com água no verão
Cuidado com as Dermatites: Banhos e brincadeiras com água no verão

Banhos e brincadeiras com água no verão

As brincadeiras com água são sempre uma boa pedida nesta época e muitos cães adoram. Mas é importante tomar cuidado com os ouvidos, para não serem alvos de um jato de água e desenvolver uma otite e, também, secar muito bem o animal depois da farra. Nos ouvidos, coloque tuchos de algodão. E, na hora de secá-lo, não tenha preguiça. Seque cuidadosamente o cão, principalmente, os de pelagem densa e pesada. Assim, vocês se divertem, se refrescam e minimizam as condições para o surgimento da dermatite .

Mesmo após os banhos no verão é muito importante deixar o cão bem sequinho. Só o calor do sol não resolve. É preciso tirar toda a umidade do corpo com toalhas e secador e secar bem entre os dedos das patinhas. Os pets com dobrinhas na pele merecem uma atenção especial. Estas regiões devem ser higienizadas diariamente para evitar o acúmulo de oleosidade, sujeira e secreções. Lembre-se que ventilação da pele é importante, por isso ela deve estar sempre limpa e bem seca. Mais uma vez: a umidade e o calor predispõem o crescimento de fungos e bactérias.

 

Gostou das nossas dicas sobre cuidados e prevenção das dermatites? Então, compartilhe! Lembrando que a König é fabricante de produtos de uso veterinário, desenvolvidos com foco na saúde e bem-estar animal.

Produzimos conteúdos informativos relacionados ao tema, mas não realizamos consultas veterinárias. ????