Não baixe a guarda! Carrapatos também ocorrem em cachorros e gatos no outono e inverno

Se você acha que durante o outono e inverno não precisa se preocupar com os carrapatos em seu cachorro ou gato, sinto muito, mas isso não é verdade. Apesar de se proliferarem mais no verão, os chamados ectoparasitas também podem causar doenças e incômodos em seu pet nos períodos mais secos e frios. Por isso, a dica é não baixar a guarda e continuar com os cuidados de prevenção e tratamento. Nesse texto vamos te dar algumas dicas para proteger o seu amigo de quatro patas em todas as estações do ano. Acompanhe!

Carrapatos x doenças

Eles incomodam bastante os seus hospedeiros, causando irritação, devido a suas picadas contínuas. Mas além disso, o mais perigoso é que os carrapatos podem transmitir doenças sérias e letais, como erlichiose, babesiose e doença de Lyme. E tem mais: eles também podem se hospedar nos humanos e causar a febre maculosa.

A erlichiose é causada por uma bactéria e é transmitida para o animal no momento em que o carrapato se alimenta do seu sangue, podendo causar anemia e baixar as plaquetas. Após serem infectados, os animais podem ter sangramentos no nariz, no olho e na pele, com pontinhos vermelhos conhecidos como petéquias. Outros sintomas são emagrecimento, falta de apetite, cansaço e febre.

A babesiose é uma das vertentes da doença do carrapato, que destrói os glóbulos vermelhos do sangue do cachorro e causa anemia. Quando severa, o animal pode ter fraqueza, cansaço e falta de ar. Por conta da anemia, a mucosa do pet fica pálida e em alguns casos até amarelada. Outros sintomas são febre, falta de apetite, perda de peso e aumento do volume abdominal. Nos casos graves de babesiose pode ocorrer comprometimento de rins e fígado.

As duas doenças – erliquiose e babesiose – podem ocorrer em conjunto. Neste caso, além de destruir os glóbulos vermelhos do sangue, elas também impedem o corpo de produzir novos, por isso, fique bastante atento aos sintomas.

Já a doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e também é transmitida por carrapatos. Apenas uma parcela dos cães contaminados apresenta sintomas. Neste caso, ocorre perda de apetite, prostração e até claudicação, ou seja, seu pet começa a mancar por conta da inflamação das juntas.

Operação inverno: cuidados precisam ser mantidos!

Como vimos, os carrapatos podem contaminar o seu pet com doenças graves, por isso, é importante que todos os cuidados de prevenção e tratamento sejam feitos nas quatro estações do ano e dentro e fora de casa.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o aparecimento desses parasitas é a utilização de produtos apropriados, como as coleiras especiais e atóxicas, que previnem a infestação de pulgas e carrapatos em cães e gatos. Fique atento ao tamanho adequado da coleira, de acordo com o porte do seu pet. Os filhotes devem usar as de 33 cm, os pequenos e médios as de 44 cm e os grandes de 57 cm. A linha de coleiras TEA pode ser bastante eficiente nesse sentido.

As coleiras também vão ajudar a prevenir que seu pet se infecte com carrapato durante os passeios. É importante lembrar que mesmo nesse período mais frio, as saidinhas para caminhada com o seu cachorro são muito benéficas para o saúde física e mental, desde que mantidos os cuidados necessários!

Tratamento

Se você observou os carrapatos no pelo do seu pet, é então momento de combatê-los. Para isso, utilize sabonetes e shampoo especial durante o banho (TEA Sabonete e TEA Shampoo). Após o banho, no pêlo seco, utilize o TEA Talco, ideal para o tratamento de ataque.

Ambiente

Estima-se que só 5% dos carrapatos estão aparentes no nosso amigo de quatro patas, sendo que os outros 95% estão pelo ambiente. É no ambiente também que esses ectoparasitas ficam mais resistentes, podendo permanecer meses sem se alimentar.

A dica neste caso é aplicar pulguicida e carrapaticida na superfície de almofadas, camas, cobertores, panos e frestas do piso. Após aplicar, espere secar por pelo menos uma hora, ventile o ambiente e passe um aspirador de pó. Não se esqueça de manter os animais longe durante essa aplicação. O TEA Larvox em aerossol tem ação ovacida, larvicida e adulticida.

 

Proteção e segurança

Proteção e segurança

Lembre-se sempre de procurar um médico-veterinário para o tratamento dos carrapatos. Ele te dará as orientações completas. Na consulta, pergunte sobre os produtos da linha TEA da König, que oferece ampla proteção e segurança no combate aos ectoparasitas externos em cães e gatos a um preço acessível.

Esses produtos atuam na prevenção, tratamento e controle dos ectoparasitas por meio de coleiras, shampoo, sabonete e talco.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog e saiba tudo sobre a saúde do seu cão e gato!