Gripe canina e mudança de clima: como identificar e prevenir

Gripe canina e mudança de clima: como identificar e prevenir

Sim, os cães também podem ficar gripados e, com a mudança de clima, os vírus e se proliferam com mais facilidade. Diferente dos humanos, a tosse canina se assemelha ao pigarro, como se o cão estivesse expulsando algo da garganta. Uma das dúvidas é: existe remédio para gripe canina?

Se o seu cão apresentar sintomas, a primeira coisa que deve ser feita é procurar o Médico Veterinário para que ele informe os cuidados adequados. Afinal, mesmo com as vacinas em dia, os vírus se multiplicam e em caso de imunidade mais baixa ou de um cão vacinado há mais tempo, é possível contrair a doença.

Por isso, é preciso saber como identificar os sintomas, as formas de prevenção para que seu cão fique protegido dela. Acompanhe a leitura!

O que é a gripe canina?

A gripe canina é uma doença causada pelo vírus da gripe, também chamado Influenza A. Esse vírus ataca o organismo dos cães, debilitando as defesas e causando sintomas desagradáveis. Por isso, os cuidados com os cães devem ser redobrados no Outono e no inverno, já que em estações de baixas temperaturas e clima seco  podem causar uma série de doenças respiratórias no cachorro.

Apesar de ser bastante incômoda, a gripe de cachorro costuma não ser grave e, com um bom tratamento indicado pelo Médico Veterinário, em poucos dias seu amigo já estará recuperado.

A gripe canina pode ser transmitida aos humanos?

Ao contrário do que muitos pensam, principalmente daqueles que possuem crianças na família, a gripe canina não é transmitida aos humanos. Apesar de causar os mesmos sintomas, esse vírus não atinge o nosso organismo. Sendo assim, é possível cuidar do seu companheiro de quatro patas sem medo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são bastante semelhantes aos de qualquer gripe. Dessa forma, o cão pode ficar cansado com muita facilidade, desanimado, com dores e sem energias para realizar as atividades diárias. Os principais sintomas são:

  • Tosse insistente;
  • Coriza;
  • Apatia;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Mucosa em excesso e vermelhidão nos olhos.

Vale lembrar que, não necessariamente, um cão gripado irá apresentar todos estes sintomas. Sinais como apatia e febre também podem indicar outras doenças mais graves. Sendo assim, sempre que notar qualquer problema na saúde do seu amigo, procure um veterinário para esclarecer suas dúvidas e tratar os sintomas.

Bronquite canina: fique atento

Bronquite canina: fique atento

Sim, os pets também podem ter bronquite. Em alguns casos, os sintomas da gripe são tão fortes que resultam na bronquite canina. Diferente da gripe comum, essa doença demora mais tempo no organismo do cão. 

Neste caso, é necessário solicitar um raio-X quando for ao veterinário. No raio-X, é possível notar inflamação nos brônquios do animal, o que caracteriza uma bronquite. O tratamento para bronquite é feito com antibióticos e outros medicamentos para tosse e imunidade.

Prevenção da gripe: como manter seu amigo protegido

As melhores formas para prevenir a gripe canina e suas evoluções é manter as vacinas em dia e também uma vida saudável ao pet para que o sistema imunológico continue fortalecido. Assim, seu amigo estará protegido de todas as formas.

Além de alimentá-lo bem, você pode contar com alternativas como suplementos vitamínicos e a prática de exercícios com algumas horas diárias de lazer. Elas são fundamentais para saúde e bem-estar do pet. Para prevenir e cuidar de forma segura, as orientações devem ser feitas pelo médico veterinário, afinal, só ele poderia informar quais suplementos são ideais para o seu companheiro.

Agora que você já sabe como prevenir, confira o checklist dos cuidados que se deve ter com seu pet:

  • Mantenha sempre a carteirinha de vacinação em dia;
  • Não esqueça dos exercícios: eles são excelentes para uma boa imunidade e também para estimular o desenvolvimento do pet, garantindo que ele permaneça saudável;
  • Conte com uma ração de qualidade, com os nutrientes e vitaminas necessários para a manutenção de uma boa saúde;
  • Faça visitas regulares ao veterinário para acompanhar seu desenvolvimento.

Existe remédio para a gripe canina?

Muitas pessoas têm essa dúvida, mas não, não existe remédio para a gripe canina. Nessas situações, não se deve dar remédio humano de gripe ao seu cachorro, a menos que o medicamento seja prescrito pelo veterinário. Com a prescrição correta, o tratamento é realizado a base de medicamentos específicos para o seu amigo.

Tratamento

Os cuidados para tratar a gripe canina devem ser indicados somente pelo médico veterinário do seu amigo. Geralmente, são indicados medicamentos para fortalecer o sistema imunológico do cão e remédios para aliviar tosse, corrimento e febre. 

E lembre-se: qualquer doença deve ser acompanhada por especialistas de saúde animal, ou seja, não devem ser resolvidas com tratamentos caseiros. Cuide integralmente do seu companheiro de quatro patas para que ele leve uma vida saudável e feliz 😉

Nossas informações sobre gripe canina foram importantes para você? Lembre de manter seu pet sempre protegido, em todas as estações. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar animal em nosso blog.