Para atravessar um período de convalescença, os pets precisam de uma dose extra de energia. Cães e gatos em processos de recuperação, cicatrização e reabilitação tendem a ter necessidades energéticas elevadas, para que o corpo possa dar conta de se curar. No entanto, o que acontece com animais convalescentes é a perda de peso. Em alguns casos, chegam a ficar anoréxicos. Por isso, o suporte energético por meio da suplementação alimentar é tão importante em casos de pets em situação crítica. A ingestão adequada de calorias e nutrientes é fundamental para ajudar cães e gatos a obterem a energia necessária para recuperarem sua condição corporal ideal. Para saber como oferecer essa dose extra de energia por meio da suplementação alimentar e colaborar para uma recuperação mais rápida de pets, preparamos este artigo. Siga a leitura e conheça o Nutrisyn Plus HC da König!
A importância de uma dieta adequada em pets convalescentes
Animais convalescentes são aqueles que estão debilitados em razão de alguma lesão ou doença e estão passando pelo período de recuperação. Nesses casos, cães e gatos podem ser acometidos por uma fraqueza resultante do próprio esforço do corpo para se recuperar e voltar às condições normais de saúde.
No entanto, quando o organismo dos animais mais precisa de energia para se reerguer, em geral, há uma queda na curva de peso e quadros de desnutrição. Pets debilitados podem ter maior dificuldade para se alimentar e a absorção de nutrientes, por meio da alimentação comum, também pode ser prejudicada nesse período.
Sendo assim, em situação de convalescença, associada à má nutrição, cães e gatos podem sofrer a chamada desnutrição energética protéica, resultando em:
- redução da atividade do sistema imunológico, aumentando as chances de infecções oportunistas;
- dificuldade na reparação de tecidos, retardando a cicatrização e cura das lesões;
- alteração da absorção e metabolização dos medicamentos utilizados no tratamento;
- atrofia do sistema digestivo causada por longos períodos de jejum, dificultando ainda mais a absorção de nutrientes quando ocorre a alimentação.
Por isso, a suplementação alimentar se coloca como uma importante aliada nos cuidados pós-cirúrgicos ou durante tratamentos de doenças graves, oferecendo os recursos necessários para:
- manutenção da imunidade, da capacidade de cicatrização e do metabolismo de drogas;
- modulação da resposta inflamatória de fase aguda;
- manutenção da função gastrintestinal;
- manutenção do funcionamento adequado do metabolismo.
Em um estudo feito pelo Médico Veterinário, Márcio Antonio Brunetto, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP), no qual foram assistidos 845 cães (431 machos e 414 fêmeas) e 102 gatos (68 machos e 34 fêmeas), com média de idade de 4,9 anos, os animais que não foram submetidos a um suporte nutricional assistido tiveram uma taxa de alta de 67,1%. Já os animais que tiveram um suporte nutricional assistido apresentaram taxa de alta de 83,16%.
Outro ponto relevante é que, entre os animais que receberam de 0% a 33% da necessidade energética de manutenção, 62,73% tiveram alta; dos que receberam entre 34% e 66%, 87,78% tiveram alta e para os que receberam mais de 67%, 93,28% tiveram alta. Ou seja, os resultados demonstraram menor mortalidade em animais que foram melhor nutridos.
Quais os nutrientes necessários para os animais convalescentes?
Veja a seguir os principais grupos de nutrientes que devem compor a dieta de um pet convalescente:
Aminoácidos
No momento de um organismo em recuperação, os aminoácidos são utilizados para reparação dos tecidos. Por isso é necessário que esses nutrientes sejam oferecidos continuamente em quantidade e qualidade suficientes.
Gorduras
As gorduras são a principal fonte de energia e também são fontes de ácidos graxos essenciais, que atuam na regulação do processo inflamatório e imune.
Carboidratos
Os carboidratos também são fonte de energia e devem ser utilizados na dieta de cães e gatos convalescentes, no entanto, com atenção em relação à quantidade e ao tipo de carboidrato.
Vitaminas e minerais
Minerais como cobre, ferro, zinco, selênio, manganês, sódio, entre outros, têm funções importantes e colaboram para, entre outras coisas, a manutenção e regulação dos tecidos corporais e a digestão e absorção de nutrientes, inclusive da glicose, fornecendo energia extra para os animais debilitados.
Já as vitaminas do complexo B e vitamina C estão envolvidas no fortalecimento do metabolismo energético, evitando situações de desnutrição energética.
O complexo de vitaminas B contribui para pele, pelos, digestão e absorção de nutrientes dos animais, ajudando também na produção de células vermelhas.
Já a vitamina C é vital para a produção de colágeno, fibra que faz parte dos tecidos, que dão forma ao corpo e que sustentam os órgãos. A vitamina C também ajuda a proteger as vitaminas lipossolúveis A e E e os ácidos graxos da oxidação.
Mas como realizar suporte energético e oferecer os nutrientes essenciais aos cães e gatos debilitados de forma eficiente, prática e segura?
NUTRISYN PLUS HC de König: para um suporte energético aos pets convalescentes
A König oferece sua solução em suplemento nutricional, o Nutrisyn Plus HC, destinado a animais convalescentes, inapetentes ou em jejum prolongado, que demandam uma dose concentrada de energia.
Para isso, como componente principal de Nutrisyn Plus HC está o óleo de linhaça, uma fonte lipídica de alta densidade energética, capaz de aumentar o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular.
Desse modo, trata-se de um ingrediente muito importante na modulação da resposta inflamatória, além de contar com alta quantidade de fibra dietética e gordura, oferecendo duas vezes mais calorias que as fontes provindas de carboidratos.
O óleo de linhaça contém também compostos bioativos, como lignanas, que têm propriedades anti-inflamatórias, sendo benéfico para animais convalescentes que precisam combater alguma inflamação devido à doença ou lesão.
Na composição de Nutrisyn Plus HC destaca-se ainda a alta concentração do ácido graxo alfa-linolênico (série ômega 3), fundamental para animais em estados críticos e que estão mais propensos aos déficits de nutrientes.
Além disso, a composição diversificada de vitaminas e minerais do Nutrisyn®, como as vitaminas A, C, E, o Ácido Fólico, ricos em propriedades antioxidantes, também atua na melhora clínica do animal convalescente.
Completo em seu suporte nutricional, Nutrisyn Plus HC conta com 17 tipos de aminoácidos, 11 vitaminas e 6 minerais. Vale destacar que Nutrisyn Plus HC é um produto seguro, que pode ser utilizado em animais gestantes e lactantes, caso seja necessário.
Sua apresentação, em dois tamanhos, de 15g e 30g, e em forma de pasta, com aroma de leite, é prática para Médicos Veterinários e agradável para cães e gatos. Tudo pensado e desenvolvido para garantir mais saúde e bem-estar aos animais e seus cuidadores.
Se você ficou interessado em como oferecer um suporte energético aos animais debilitados por meio da suplementação de König, entre em contato com a gente e saiba mais!
Fontes:
https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/370c06a7-d9db-4abf-b678-32696c3ea9bd/content
https://www.organnact.com.br/wp-content/uploads/2020/06/NUTRI%C3%87%C3%83O-E-RECUPERA%C3%87%C3%83O-DE-ANIMAIS-DEBILITADOS.pdf