Agosto Verde: como Defensyn atua na luta à prevenção da leishmaniose

Considerada uma das doenças mais desafiadoras para o clínico veterinário, a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é transmitida pelo flebótomo, conhecido como “mosquito-palha” que, ao picar os cães, introduz na circulação sanguínea o protozoário do gênero Leishmania. Além de desafiadora do ponto de vista do diagnóstico e do tratamento, a LVC é uma doença grave, que pode levar o animal à morte e trata-se de uma zoonose, ou seja, também acomete os seres humanos. 

 

Diante da gravidade, da complexidade e da importância do cuidado, o mês de agosto é destinado à prevenção e ao alerta para a LVC. Então, para esclarecer dúvidas e apresentar um aliado de peso na proteção dos cães, preparamos este artigo. 

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a LVC e sobre como Defensyn, uma suplementação imunoestimulante, pode colaborar para a saúde e o bem-estar dos pets. Vamos lá?

 

O que é imunomodulação e como Defensyn funciona?

Para começar nosso artigo sobre Agosto Verde e a prevenção à Leishmaniose Visceral Canina (LVC), é preciso esclarecer o que é a imunomodulação. 

Bem este conceito faz referência ao uso de substâncias que atuam no sistema imunológico, provocando aumento da resposta orgânica contra determinados microrganismos, incluindo vírus, bactéria, fungos e protozoários.

 

Neste sentido, Defensyn, suplemento nutricional de Konig, é uma solução que atua como imunoestimulante. Composto por ingredientes de alto valor, como probióticos, vitaminas e plasma sanguíneo, Defensyn auxilia no aporte de nutrientes de alto valor biológico e é destinado tanto para cães como para gatos.

 

Dessa forma, ele funciona como um forte aliado, capaz de fortalecer o sistema imune dos cães e direcionar a resposta do organismo para – em conjunto com o tratamento medicamentoso – reduzir os sinais clínicos e melhorar a resposta imune do animal.

 

Portanto, a imunomodulação desponta em várias linhas de pesquisa como uma poderosa aliada do clínico veterinário no tratamento da LVC e Defensyn é a solução que oferece esse fortalecimento do sistema imunológico dos pets, para que possam ter mais saúde e qualidade de vida. 

 

Do que é composto Defensyn? 

 

Agora que sabemos o que a imunomodulação e como Defensyn funciona, vamos entender do que ele é feito. Em sua composição, o suplemento nutricional da Konig, que ajuda no controle e na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), conta com:

 

  • Plasma sanguíneo – Fonte de proteínas de alto valor biológico e digestibilidade, rico em aminoácidos, imunoglobulinas e glicoproteínas.

 

  • Prebióticos – Frutooligossacarídeos (FOS) – fibras fermentáveis que servem de substrato para a seleção e proliferação de bactérias benéficas como Bifidobacterium e Lactobacillus, que fermentam estes compostos e produzem ácidos graxos de cadeia curta responsáveis pela nutrição e manutenção da mucosa intestinal.

 

  • Prebióticos – Mananoligossacarídeos (MOS) – derivados da parede celular de leveduras Saccharomyces cerevisiae que promovem o equilíbrio da microflora e preservam a integridade e barreira da mucosa gastrintestinal. Os beta-glucanos em sua composição se ligam diretamente aos macrófagos e potencializam sua ação.

 

  • Probióticos – Lactobacillus acidophilus –  bactéria benéfica para equilíbrio da microbiota intestinal de cães e gatos.

 

  • Glutamina – utilizada por enterócitos e células imunes como fonte de energia, melhora a eficácia da barreira intestinal e é precursora dos nucleotídeos.

 

  • Selênio quelatado – regula a atividade da enzima glutationa peroxidase (GSH-Px) e aumenta a eficiência da vitamina E, protegendo as células do organismo de danos oxidativos.

 

  • Zinco Quelatado – além do seu papel antioxidante trabalha como co-fator para enzimas importantes do sistema imune.

 

  • Vitaminas Antioxidantes – A (retinol), C (ácido ascórbico) e E (tocoferol).

 

  • Vitaminas do complexo B – B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina) e Inositol – envolvidas em diversos processos biológicos, essenciais à replicação celular e, particularmente, importantes para a renovação das células sanguíneas.

 

  • Sulfato de Glucosamina – importante precursor de síntese bioquímica de glicoproteínas (imunoglobulinas)e lipídeos.

 

  • Ômega 6 (ácido linoleico) – incorporado à membrana de células imunes, exerce efeito regulatório sobre as mesmas.

 

Então, com esses ingredientes, Defensyn age em três frentes na luta contra leishmaniose canina:

 

  • Fortalece a resposta imune, causando uma estimulação geral de todo o sistema imunológico.

 

  • Favorece o perfil Th1, direcionando a resposta no sentido da eliminação parasitária.

 

  • Ativa os macrófagos, tornando-os mais capazes de eliminar as formas do parasita que normalmente se perpetuariam em seu interior.

 

O suplemento Defensyn é apresentado em pó palatável com aroma de bacon e disponibilizado cartuchos com 60g. Outra forma de apresentação de Defensyn é em comprimidos de 2000mg. Assim, é possível encontrar a melhor forma para cada animal. A dosagem diária (g/dia) deve seguir a tabela de dose/peso e pode ser fracionada no período de 24hs, no caso da versão em pó e, na versão comprimido, deve ser oferecido um comprimido ao dia. 

 

No entanto, é fundamental discutir cada caso junto ao Médico Veterinário.

 

Resultados comprovados de Defensyn contra a LVC

 

Um estudo realizado pela UFPI mostrou que Defensyn é um imunoestimulador capaz de promover uma melhora clínica mais rápida e mais efetiva. Na pesquisa feita com três grupos de animais, os cães tratados com Defensyn apresentaram uma queda percentual de 75% no escore clínico. Quer saber mais sobre o estudo, acesse aqui

 

Além disso, entre as soluções presentes no mercado, Defensyn se apresenta como diferencial, justamente, por conter os ingredientes citados acima.

 

  • Plasma Sanguíneo: fonte IgG de rápida absorção;
  • MOS: prebiótico imunoestimulante e protetor de mucosa intestinal;
  • Beta-Glucano: ativador de macrófago na maior concentração do mercado

 

Quem já usou Defensyn conhece bem seus resultados 

 

“Tenho tido uma resposta satisfatória, com a melhora clínica dos pacientes positivos para Leishmaniose Canina com o uso do Defensyn como suporte nutracêutico. Acredito que essa melhora está diretamente relacionada aos benefícios dos componentes presentes nesse produto, como plasma sanguíneo, mananoligossacarídeo e Beta-Glucanos. Sabe-se que este último é um polissacarídeo que possui propriedades estimulantes dos sistema imunológico, principalmente em relação à resposta imune TH1, o que, por sua vez, influencia diretamente nos sinais clínicos da doença.”

 

Dra. Isabelle Almeida 

Médica Veterinária 

 

Quer saber de mais profissionais que usam ou usaram Denfensyn em seus pacientes com LVC? Então, clique aqui

 

O que é Leishmaniose Visceral Canina e como ela se apresenta?

 

Por fim, vale esclarecer que a Leishmaniose Visceral Canina é uma doença grave, provocada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos cães por meio da picada do Lutzomyia longipalpis, também conhecido como, “mosquito palha”. 

 

Portanto, trata-se de uma doença de difícil tratamento e controle, que compromete o sistema imune e dificulta a resposta do cão.

 

Por isso, quando o cão apresenta alguns dos sinais abaixo é fundamental procurar por atendimento Médico Veterinário e contar com uma força extra como Defensyn:

 

Principais sinais clínicos da LVC

 

  • desânimo;
  • fraqueza;
  • perda de apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • descamações na pele;
  • aparecimento de feridas no focinho, orelhas, articulações e cauda;
  • perda de pelos;
  • crescimento exagerado das unhas;
  • vômito;
  • diarreia. 

 

No Brasil, a doença afeta mais de 3.500 pessoas todos os anos e, para cada humano afetado, a estimativa é que haja 200 cães infectados, segundo o Ministério da Saúde. Segundo dados da Fiocruz, o Brasil concentra 90% dos casos da leishmaniose na América do Sul. 

 

Para encerrar este artigo, é importante destacar que a leishmaniose não tem cura e, dessa forma, um tratamento robusto é fundamental para o controle da doença e para a garantia de uma melhor qualidade de vida ao cão. 

 

Com o Agosto Verde alertando sobre o cuidado e a prevenção da leishmaniose canina, conte com Defensyn para dar uma força extra aos cães!

 

Para saber mais sobre o suplemento, acesse nosso site

 

Até o próximo! 🙂