Ele anda esfregando o bumbum no chão? Está com a barriga inchada ou teve alteração no apetite? Cuidado! Verme em cachorros e gatos não é nada legal e nem sempre é possível identificar de primeira a presença desses parasitas tão incômodos. E sim, eles podem fazer muito mal à saúde e bem-estar do seu amigo.
Os vermes, geralmente, são mais comum em animais de rua, mas cachorros e gatos que vivem em casa não estão imunes. Higienização do ambiente, acesso às ruas, a quantidade de passeios e se ele mora em casa ou apartamento são alguns dos fatores determinantes.
Por isso, ficar de olho para evitar esse incômodo é tão importante. Saber como prevenir e cuidar para manter o pet longe deles é a melhor medida. Veja aqui alguns dos cuidados essenciais que você deve ter com o seu amigo. Vamos a eles?
O que são as verminoses?
As verminoses são doenças causadas por parasitas que se alojam no organismo de cachorros e gatos. Estes podem ser identificados tanto no intestino como no estômago, coração, pulmão e rins. Existem vários tipos de vermes que podem provocar sintomas da contaminação.
Como os pets são infectados?
Eles podem ser infectados de diversas formas. Via oral, que é quando o cachorro ou ou gato ingere ovos ou larvas de vermes contidos no ambiente, na água ou no solo; via cutânea, quando os vermes aderem à pele mesmo sem a presença de ferimentos; hospedeiro intermediário, quando o animal ingere uma pulga infectada por algum verme ou até mesmo pela ingestão de carne crua ou da mãe para o filhote através da gestação ou amamentação.
E quais são os sinais?
Existem alguns sintomas comuns que revelam se um cão ou gato está com vermes ou não, basta ficar atento. Confira alguns deles:
- Diarreia com ou sem a presença de sangue;
- Pelagem opaca, com fios sem vida e secos ao toque;
- Tosse;
- Perda de apetite e peso;
- Vômitos;
- Apatia;
- Barriga inchada;
- Fraqueza;
- Vermes nas fezes.
Lembre-se que, para confirmar a infecção, só com o diagnóstico através do exame laboratorial realizado por um Médico Veterinário. As fezes do animal serão analisadas para detectar qual o tipo de verme que está parasitando o pet, indicando assim o melhor tratamento.
Como prevenir?
Além da vermifugação, a higiene é essencial no controle de infestação por vermes. Ambientes frequentados por muitos animais e a falta de higienização no ambiente são alguns dos motivos que facilitam a entrada desses parasitas no organismo.
Mantenha o ambiente bem higienizado
A higiene regular do ambiente em que o animal vive deve ser feita com água sanitária para evitar a presença desses parasitas assim como dar destino adequado às fezes dos animais também ajuda a prevenir que novos animais se infectem.
Fique de olho durante os passeios
Durante os passeios, é normal que o seu cachorro ou gato queira interagir com outros animais. Mas, lembre-se que muitos pets circulam por ambientes como guias, praças, parques e praias. Os parasitas adoram esses lugares e por isso é tão importante manter o seu bichinho vermifugado.
Contato do pet com fezes de outros animais
Sim, o contato do pet com fezes de outros animais também é uma das formas de contágio. A ingestão de ovos de vermes pode ocorrer quando o cão cheira o cocô de outro na rua.
E sempre é bom lembrar de recolher as necessidades que o seu amigo deixa na rua durante o passeio. Assim, as chances de contaminação diminuem para todos.
Vermifugação é a melhor forma de prevenção
A melhor forma de prevenir e cuidar da visita desses indesejados parasitas é vermifugando. Muitas pessoas ainda acham que a vermifugação só deve ser feita enquanto o cachorro ou gato é filhote ou uma vez ao ano.
A vermifugação de filhotes é sim indispensável pois, quando pequenos, as chances de contrair vermes são maiores. Já quando adultos, as quantidades devem ser ajustadas de acordo com peso e idade do animal para que sejam eficazes e não provoquem outros problemas de saúde.
A melhor forma de garantir o vermífugo adequado para seu amigão de quatro patas ficar livre dos vermes é consultando o Médico Veterinário. Quando a vermifugação é feita de forma correta, com as doses e o tempo certos, os animais ficam cuidados e bem protegidos.
Com todos esses cuidados, você garante toda saúde e bem-estar para não só para o seu amigo, mas sim para toda a família.
Confira aqui como e quando vermifugar seu cão ou gato.
As informações sobre sarna em cachorros e gatos foram importantes? Compartilhe este conteúdo informativo para que mais pets recebam o cuidado e o carinho que merecem. Prezamos pela saúde e bem-estar do seu amigo. Continue acompanhando nosso blog. 😉