Com a chegada da primavera e do verão, as estações mais quentes do ano, é mais comum os pets sofrerem com problemas de pele e pelos. As dermatites são as causas mais comuns dos problemas de pele e pelos nos cães e gatos. Nos cães são as sarnas (escabiose e demodiciose), disqueratoses, alergias e piodermites, já os gatinhos podem apresentar micoses superficiais, sarna de orelha, escabiose e alergias.
Primavera aumenta a incidência de alergias
Na primavera a temperatura tende a aumentar e, com isso, é normal que o pelo do seu amigo de quatro patas caia mais do que o normal. Apesar da troca de pelo acontecer constantemente no decorrer do ano, é durante a primavera que a quantidade aumenta. Isso se deve ao fato de que a pelagem fica mais espessa, pesada e os subpelos que nascem para proteger os animais na baixa temperatura são substituídos por um pelo mais leve e curto.
Avaliação de um especialista
Com toda essa mudança na pelagem do pet é comum apareceram alguns problemas de pele. Se o seu animalzinho apresentar falhas no pelo, coceira, crostas, mau cheiro ou oleosidade excessiva é importante levar ao pet para avaliar o problema. Como as doenças dermatológicas são muito parecidas entre si, é importante a consulta de um profissional especializado, no caso um veterinário, para diagnosticar o problema e orientar o tratamento adequado ao seu pet, pois erros no diagnóstico e tratamento podem agravar o problema de pele do seu animal.
Alergias no geral
Além da mudança de pelagem que pode interferir na saúde da pele, na primavera também há um grande aumento de alergias. Devido à alta presença de fungos, bactérias, bolor, o animal pode vir a apresentar alguns sintomas e desconfortos, por isso é sempre importante estar atento ao seu amigo. Para prevenir esses problemas mantenha sempre os locais secos, além disso, ao dar banho no animal seque bem a pelagem para evitar fermentação e formação de odor e aumente as escovações para facilitar a ventilação da pele.