Doenças de pele em cães: conheça as principais causas e como prevenir

Doenças de pele em cães: conheça as principais causas e como prevenir

Coceira, vermelhidão na pele e quedas de pelo, esses são alguns dos sintomas mais comuns em doenças de pele em cães. Afinal, além da sarna, quais outros tipos de doenças causam desconforto à saúde do animal? 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Veterinários (SINDAN), 32% dos cães vão ao médico veterinário por motivo de doenças dermatológicas.

Para prevenir as doenças de pele em cães, além de manter os cuidados com a higiene, é necessário sempre se atentar aos fatores que podem causar as dermatites, como os parasitas, as situações de estresse, alimentação, mudança de clima, dentre outros.

Quais os tipos de doenças de pele em cães?

O cão está com alguma suspeita de doença de pele? Conheça as principais causas de infecção em cachorros.

Doenças de pele em cachorro por Sarna

A sarna é um tipo de doença de pele que atinge cães e gatos, causada por determinados tipos de ácaros que se instalam na pele dos animais, se alimentam e se desenvolvem. 

Ao todo existem três tipos de sarna: a sarna demodécica (também conhecida como sarna negra),  a sarna sarcóptica e a sarna otodécica. Conheça a diferença entre os três tipos de sarnas canina:

Sarna demodécica

É um tipo de doença que pode ser transmitida da mãe para o filhote e costuma se manifestar em algumas regiões do corpo, como: focinho, boca, região dos olhos, cotovelos e calcanhares.

Entre os principais sintomas capazes de identificar esse tipo de sarna estão a oleosidade e a queda dos pelos, inchaço, descamação, vermelhidão na pele além de manchas escuras e ásperas na região contaminada.

Sarna sarcóptica

Esse é o tipo mais comum de sarna em cachorro e a única transmissível tanto para os humanos quanto para outros pets. 

Os animais contaminados geralmente apresentam coceira, vermelhidão ou até manchas, bolhas e crostas amareladas na região do peito, barriga e ouvidos. 

Sarna otodécica  

Esse tipo de sarna atinge somente à região auricular do animal, causando acúmulo de cera e coceira no ouvido e orelha no pet. Por conta disso, muitos cães acabam desenvolvendo inflamações como a otite ou feridas na orelha por tentar se coçar demais.

O Otosyn é um produto dermatológico da König, desenvolvido com Tiabendazol e Sulfato de neomicina, indicado para o tratamento de sarnas em cachorro, dermatites e otites externas causadas por bactérias e fungos.

Falamos mais sobre cada tipo de sarna em um conteúdo sobre sarnas de cachorros e gatos.

Parasitas

Os ácaros da sarna, as pulgas e os carrapatos são alguns dos parasitas que podem causar as dermatites em cães. Além da típica coceira no animal, as pulgas e os carrapatos podem trazer diversos problemas de saúde. 

Enquanto as pulgas podem causar tanto alergias na pele quanto anemia, os carrapatos podem ser transmissores de doenças como erliquiose e babeiose (doença do carrapato), onde ambas atacam o sistema imunológico dos cães. 

Micose

A micose é um tipo de doença de pele dada em cachorros e humanos, altamente contagiosa e ocasionada por fungos. Sua gravidade acontece de forma gradativa. Por esse motivo, nos primeiros estágios a lesão costuma ser pequena e avermelhada, entretanto, com o passar do tempo a micose pode se alastrar por todo o corpo. 

Fungos que causam doenças de pele em cães, assim como a micose, se aproveitam de animais cujo o sistema imunológico esteja debilitado, seja um cão filhote ou idoso. 

Traumatismos na pele

Os traumatismos também podem causar doenças de pele em cães. Isso porque alguns acidentes ou procedimentos onde há cicatrizes, cirurgias, pancadas ou queimaduras podem estar mal cicatrizados e produzir algum tipo de infecção e pus.  

Portanto, é sempre importante observar seu animal após um evento atípico, para que problemas futuros não sejam desencadeados.  

Alergias

A alergia em cachorro pode acontecer por uma série de razões e o processo alérgico pode ser como os nossos. 

De maneira geral, as alergias dos cães acontecem devido a uma reação do sistema imunológico contra um invasor, seja ele os ácaros de sarna, pulga, carrapatos, picada de inseto ou qualquer outro componente que o organismo do cão intérprete como agressivo. 

Por conta dessas reações, geralmente um dos maiores sintomas causados pelas alergias em cachorro são: coceira, espirros, vermelhidão na pele, feridas e quedas de pelo.

Como prevenir doenças de pele em cães? Como prevenir doenças de pele em cães? 

Uma das melhores maneiras de prevenir as doenças de pele dos pets é cuidando do espaço de onde ele vive. Além de uma alimentação saudável (ração de boa qualidade). Se o animal tem muito pelo, recomenda-se que ele seja escovado com frequência para desembaraçar os nós e tirar um pouco da sujeira da pelagem. 

Outros cuidados importantes de prevenção podem ser feitos durante o banho. Sendo assim, use shampoos próprios para evitar alergias com componentes químicos. A Köning tem uma linha dermatológica de shampoos antibacterianos para cães, capaz de tratar alergias, limpar sem agredir e acalmar a pele. 

Além disso, seque bem a pele do animal, tenha ele muitos pelos ou não, use o secador de cabelo em uma distância segura e com uma temperatura ideal. 

Caso o cachorro tenha algum tipo de alergia, o cuidado com a alimentação é redobrado. Atualmente existem diversos tipos de rações no mercado pet. 

Além de indicar o tratamento adequado para cada tipo de animal, o médico veterinário também orienta sobre o cotidiano e a rotina de cada pet. Por isso pergunte e sempre tire todas as suas dúvidas com um veterinário de confiança.

E lembre-se, qualquer anormalidade ou sintomas, um médico veterinário deverá ser consultado.

 

As informações sobre doença de pele em cães importantes para você?  Compartilhe este conteúdo para que mais pets recebam o cuidado e o carinho que merecem. 

A König é fabricante de produtos de uso veterinário, desenvolvidos com foco na saúde e bem-estar animal, não realizamos consultas veterinárias. Procure sempre seu Médico Veterinário de confiança.