Coceira excessiva, descamação, feridas e vermelhidão na pele, queda de pelo e lambidas frequentes podem ser sintomas de uma doença bastante recorrente em cachorros, a dermatite canina. Ela é tão comum que é considerada o terceiro motivo que mais leva os cães aos médicos-veterinários e é, por isso, que os tutores precisam estar bastante atentos para evitar o problema e resolvê-lo assim que aparecer.
Neste artigo vamos te explicar o que é a dermatite canina, como evitá-la e quais raças de cachorro merecem mais atenção. Acompanhe!
O que é?
A dermatite canina é uma infecção ou inflamação na pele do cachorro, que pode ser ocasionada por uma reação alérgica a algum elemento externo, como picadas de pulgas, ou ser resultado de um período de estresse, infecção bacteriana ou até mesmo uma alergia alimentar. Também é possível que a dermatite ocorra por conta de mudança no clima, problemas hormonais e herança genética.
É uma doença com sintomas bastante abrangentes, caracterizada, principalmente, por vermelhidão, descamação e também pequenas feridas na pele do animal. A coceira e a lambida excessiva também devem acender sinal de alerta nos tutores, que precisam procurar um médico veterinário de confiança assim que perceberem essas alterações na pele e no comportamento dos animais.
Raças mais propensas
Apesar de poder ocorrer em qualquer cachorro, algumas raças são mais propensas a desenvolver a dermatite canina, como Yorkshire, Husky Siberiano, o Golden Retriever, o Shar Pei, o Poodle, o Pitbull, o Labrador e o Cocker.
A susceptibilidade dessas raças tem vários motivos: a pelagem mais longa do Yorkshire, Cocker e Golden Retriver, as dobrinhas do SharPei, a dificuldade de absorver zinco e o hipotireoidismo comum no Husky Siberiano e a predisposição genética do Poodle, Pitbull e Labrador.
Mas o que fazer para evitar a dermatite canina?
Para prevenir a ocorrência da dermatite canina os tutores precisam ter bastante cuidado na manutenção da limpeza da casa, deixando-a livre de bactérias, ácaros, fungos, pólen e até mesmo poeira. Ofereça também uma alimentação balanceada para fortalecer o sistema imunológico do seu amigo.
Outra dica é só dar banho com produtos adequados, para não causar irritação ou alergia na pele do seu cachorro. Nada de usar o seu shampoo favorito para o cabelo. Os cães têm produtos específicos, testados e aprovados para a pele e pelo deles, ein! Depois do banho, seque corretamente o animal. Isso vale, principalmente, para aqueles cães com dobrinhas ou pelos longos. Ah e não esqueça de manter a medicação e as vacinas em dia!
Meu cachorro está com dermatite, o que eu faço?
Se o seu cachorro está com dermatite, não se desespere. Primeiramente, procure um médico-veterinário para diagnosticar corretamente o problema e indicar o melhor tratamento para restabelecer a saúde e o bem-estar do seu pet.
Saiba que você pode contar com diversos produtos desenvolvidos pela König, como shampoos antisépticos, anti bacteriano, hipoalérgico, além de loções e remédios. É um portfólio completo, muito eficaz. Conheça abaixo cada um deles:
Clorexsyn – Shampoo antisséptico
Conta com a ação da clorexidina, substância com eficácia comprovada. É usado durante o banho e trata diferentes tipos de infecções da pele, especialmente as causadas por bactérias. Sua composição contém glicerina, o que colabora para a hidratação. Possui ainda branqueador óptico que evita o amarelamento dos pelos durante um longo período de tratamento.
Peroxyn – Shampoo antibacteriano, antisseborréico e queratolítico
Este shampoo antibacteriano de amplo espectro é indicado para tratar casos de seborreia oleosa e infecções por fungos e bactérias que se estendem por uma área mais extensa. A concentração de 2,5% de Peróxido de Benzoíla atua para secar, retirar a oleosidade, evitar a formação de excesso de pele (camada córnea) e inibir a coceira. Para complementar, a presença do extrato de camomila acalma a pele e tem ação anti-inflamatória.
Hipoalersyn – Shampoo hipoalergênico
O shampoo é desenvolvido especialmente para cães e gatos que possuem pele sensível e tomam banho com frequência. Sua eficiência está em limpar sem agredir a pele, além de cicatrizar possíveis machucados. O extrato de camomila e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a suavizar a pele, proporcionando uma ação completa.
A loção Ectosyn é própria para cuidar de dermatites provocadas por fungos e bactérias devido ao princípio ativo do componente Monossulfureto de Tetraetiltiuram. Com ação antifúngica é preciso no controle de doenças parasitárias dérmicas em cães e gatos.
Cerumisyn – Ceruminolítico
Os ouvidos dos cães e gatos também precisam de atenção especial. A loção Cerumisyn é a melhor opção para prevenir e tratar infecções na parte externa, colaborando ainda para eliminar o acúmulo de cerúmen nos canais dos ouvidos. Limpeza, hidratação e tratamento: tudo em um só produto!
Otosyn – Otológico
O Otosyn conta com a substância Tiabendazol e Neominica, que tem excelente ação em tratar otites causadas por bactérias e fungos de forma persistente. Além disso, a aplicação com o veículo de silicone oferece mais praticidade e eficiência do que medicamentos em pomada, já que cria uma camada que potencializa os efeitos e a proteção.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog da König Brasil para saber mais sobre a saúde do seu pet!