Como diminuir a queda de pelos em cachorros e gatos?

Como diminuir a queda de pelos em cachorros e gatos?

Os pelos são essenciais para a saúde de cães e gatos, pois protegem a pele e também aquecem os animais nos dias mais frios. Por isso, os donos devem sempre ficar atentos se existem alterações, como queda de pelos, em seus bichinhos. A troca de pelos acontece naturalmente durante o ano, especialmente quando há grande variação de temperatura, porém, a queda de pelos excessiva em cachorros e gatos também pode ter outros motivos que indiquem problemas de saúde.

Veja a seguir outras possíveis causas e como diminuir a queda de pelos em cães e gatos em situações de troca natural de pelagem!

Doenças de pele que provocam queda de pelos
Doenças de pele que provocam queda de pelos

Doenças de pele que provocam queda de pelos

Picadas de parasitas, micoses, sarna, alergias, hormônios e até estresse são algumas das principais causas das dermatites em cães e gatos que, além de causarem muita coceira nos animais, também são responsáveis pela queda de pelos. Quando a perda de pelo acontece em uma região específica, é mais provável que o problema sejam os parasitas. Já no caso da perda no corpo todo, é possível que seja culpa dos ácaros, fungos ou infecções de pele.

Como são diversas origens das doenças de pele em cães e gatos, o ideal é que, ao serem identificados os sintomas, o animal seja levado imediatamente ao veterinário para que um profissional faça as análises, exames e oriente o tratamento adequado em cada situação.

Dicas para reduzir a queda de pelos

Nas temporadas em que a troca natural da pelagem acontece, geralmente no início do verão e do inverno, aumenta a perda de pelo em cães e gatos. Com algumas atitudes simples, no entanto, é possível diminuir a quantidade e evitar que a casa fique cheia de pelos pelo chão. Confira!

 

Banhos de sol

Os animais, assim como os humanos, precisam de sol. Se o dono não puder fazer passeios com frequência, é recomendado que haja algum lugar na casa ou apartamento para que os bichinhos possam tomar um banho de sol. Mas vale lembrar que o sol em excesso também pode gerar problemas como câncer de pele. Por isso, é importante evitar horários de sol forte e também passar protetor no focinho, orelhas e barriga.

 

Escovação regular
Escovação regular

Escovação regular

A escovação no sentido da pelagem, além de não machucar,  ajuda a remover os pelos soltos, ativar a circulação e a espalhar a oleosidade natural da pele. Para animais de pelo longo, o melhor é que a escovação seja diária, enquanto que para os animais de pelo curto pode ser feita uma vez na semana. Para a escovação ser adequada, é necessário ter uma escova apropriada para pets e, se for possível, adaptada ao tipo de pelagem. Criar o hábito de escovar os pelos também ajuda os donos, pois com a retirada dos pelos de uma vez, fica mais fácil limpar o ambiente e conferir se há pulgas e carrapatos.

 

Banho e tosa

A higiene influencia a queda de pelos dos animais, por isso, o banho a cada 15 dias deve fazer parte da rotina de cuidados. Para cães e gatos de pelos longos, a periodicidade pode ser maior para que a umidade na pele não provoque doenças. A tosa elimina os pelos em excesso e contribui para diminuir a queda. Mas não deve ser feita com exagero, pois os pelos estão ali também como proteção.

 

Dica: Alimentação correta
Dica: Alimentação correta

Alimentação correta

Se o cão o gato não estiver ingerindo os nutrientes necessários, a queda de pelos pode se intensificar. Portanto, o dono precisa se certificar da qualidade da ração e evitar oferecer comida caseira, biscoitos ou enlatados. Suplementos e vitaminas podem ser recomendados de acordo com a orientação de um(a) médico(a) veterinário(a).

 

Fórmulas veterinárias

Os produtos utilizados em cães e gatos devem ser feitos especialmente para eles. Ou seja, não é indicado aplicar perfumes, loções ou shampoos para humanos na pele dos animais.

Para limpar os pelos da casa com mais facilidade, os donos podem optar por um aspirador de pó de mão ou portátil. Assim, com atenção, cuidar da saúde e diminuir a queda de pelos dos cachorros e gatos não será uma tarefa tão difícil! É importante reforçar, porém, que caso o animal apresente sintomas como coceira intensa associada à queda de pelo, deve ser levado o mais rápido possível ao veterinário.

Confira outras dicas de saúde animal no blog da König e conte com as soluções eficazes da linha dermato para cuidar da integridade da pele e pelos dos cães e gatos!