O mundo virtual é uma grande vitrine e, hoje em dia, quem está fora dela pode perder chances importantes de crescimento e reconhecimento profissional. No caso das clínicas veterinárias não é diferente. Profissionais de cuidado animal também podem fazer uso dos benefícios das redes sociais e dos mecanismos de busca do Google para engajar suas atividades e compartilhar seus conhecimentos. Além disso, a presença online pode ser uma ferramenta importante de marketing para Médicos e Médicas Veterinárias. Com bom senso, ética e responsabilidade, é possível fazer do ambiente digital um lugar de divulgação de sua clínica veterinária, contribuindo para seu negócio e atraindo mais clientes de quatro patas. Quer saber como? Separamos algumas dicas neste artigo. Acompanhe!
Google: o lugar para se estar
“Joga no Google!”. Essa expressão diz muito sobre a nossa era. Para qualquer dúvida, digitamos as palavras no buscador e, num clique, temos uma – ou muitas – respostas. O Google é o lugar onde as pessoas mais fazem buscas no Brasil.
Por aqui, o Google aparece com quase 99% de market share e 4,5 bilhões de visitas por mês, de acordo com pesquisa da SimilarWeb, realizada em 2022.
Diante disso, ter uma presença online, atualmente, é essencial para ser encontrado pelas pessoas. Mas para ter um certo destaque em meio aos muitos resultados oferecidos pelo buscador, é preciso seguir algumas diretrizes do Google.
Então, se você possui o site da sua clínica veterinária, por exemplo, e gostaria que ele aparecesse entre entre as primeiras páginas de resultados do Google, tenha em mente o que o buscador considera relevante:
- site com boa usabilidade, sendo possível acessar por mobile ou outros dispositivos;
- estrutura com excelente organização de informações para o seu público alvo;
- site mais leve e fácil de carregar;
- estética agradável e coerente com a sua identidade visual.
Clínicas veterinárias bem posicionadas no Google
Além dos pontos destacados acima, para que a presença online da sua clínica veterinária seja ainda mais relevante, é preciso criar outras estratégias de marketing digital que incluem:
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de técnicas de SEO no seu conteúdo
O SEO é Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Buscas), uma estratégia fundamental na criação de conteúdos e para que sua clínica veterinária possa aparecer mais e melhor no mundo virtual.
Assim, SEO consiste em identificar as palavras-chave que mais fazem sentido para o seu negócio e que estejam em alta na sua área. O que as pessoas mais buscam quando se trata de pets, cuidados veterinários, cães e gatos, etc.?
Para te ajudar na missão, existem ferramentas gratuitas que conseguem verificar o volume de buscas por determinado tema. Desse modo, você pode desenvolver conteúdos que estejam alinhados com essa demanda – sempre lembrando de prezar pela autenticidade, ética e responsabilidade no compartilhamento de informações.
Vale destacar que as palavras-chave identificadas devem aparecer logo de cara, no título e na descrição – ou resumo – do conteúdo. Tudo isso agrada ao Google.
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usar o Google Meu Negócio
Outra dica valiosa para obter um destaque no mundo virtual e atrair mais público para sua clínica veterinária é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.
Trata-se de uma ferramenta gratuita e conectada com o mecanismo de buscas do Google.
Para isso, basta criar uma página com informações básicas da sua clínica, colocando endereço, horário de funcionamento e serviços oferecidos.
Além disso, o Google Meu Negócio permite a interação com os clientes. Assim, você pode responder às avaliações deixadas ali e ter retornos importantes sobre sua atividade.
Essa troca é, inclusive, um ponto a mais no momento do buscador entregar os resultados para as pessoas. A interatividade e a proximidade com o público ajudam no engajamento da página.
Mas lembre-se de manter sempre uma comunicação constante, direta, gentil e que esclareça as dúvidas dos clientes. Deixar as pessoas sem respostas pode prejudicar a imagem do negócio, certo?
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investir no Google Ads
Outra ferramenta do Google que pode trazer benefícios para o marketing digital da sua clínica veterinária é o Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.
Por meio dele, é possível fazer campanhas direcionadas de anúncios online e divulgar produtos e serviços.
O Google Ads é uma excelente opção para você promover sua clínica veterinária de maneira direcionada, segmentada e também mensurável, atingindo diretamente o público do seu interesse e acompanhando os resultados por meio dos dados gerados.
Clínicas veterinárias e as redes sociais
Além das ferramentas do Google, que podem ajudar a impulsionar sua clínica veterinária, outra maneira de estar presente no mundo digital é por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram.
Esses aplicativos podem ser extremamente relevantes para estabelecer um relacionamento com seus atuais e potenciais clientes.
As páginas de Instagram e Facebook também contam como lugares de buscas por produtos e serviços e, por isso, a presença nesses espaços virtuais também faz parte de uma estratégia de marketing.
Outro ponto é que tanto no Instagram quanto no Facebook você pode compartilhar conhecimento e orientar corretamente os tutores sobre os cuidados e responsabilidades com seus cães e gatos.
Com conteúdos relevantes, sérios e comprometidos com a saúde dos animais, você pode alcançar mais pessoas e ajudar na promoção do cuidado, do bem-estar e da qualidade de vida de cães e gatos.
Então, invista em um planejamento de conteúdo, desenvolva pautas interessantes, faça textos bem escritos e, se possível, invista no impulsionamento de posts.
Quando você impulsiona, paga para divulgar um post nas redes sociais, você consegue ir além e atingir mais pessoas.
No caso do Instagram e do Facebook, a interação com o público também exige constância, gentileza e respostas rápidas. As pessoas esperam por um retorno quando comentam ou enviam mensagens diretas. Assim, além de criar uma página e abastecê-la, é preciso estar em conexão com seus seguidores. O canal de comunicação precisa ser nutrido e cuidado.
Por fim, esperamos que todas essas dicas possam ajudar na presença positiva da sua clínica veterinária no mundo virtual, expandindo horizontes e permitindo que mais pessoas e pets cheguem até você. Das ferramentas do Google até as redes sociais, são muitas as possibilidades de presença digital e os cuidados veterinários de qualidade merecem esse lugar ao sol.
Até o próximo!