Gatos também pode ter ansiedade, saiba o que fazer

Eles têm fama de blasé, de não sentirem falta dos tutores, de serem totalmente independentes. Essa imagem que os gatinhos passam – mas que não são reais – podem dificultar a identificação de um problema que pode se tornar grave e trazer sofrimento para os animais, a ansiedade.

Em alguns pets, como nos cães, os sintomas de ansiedade podem ser mais fáceis de serem percebidos pelos tutores. Já os gatos podem esconder bem esse sentimento, dificultando o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.

Neste artigo vamos te ajudar a saber se seu gatinho está ansioso. Acompanhe!

Para começar: o que é ansiedade em gatos?

A ansiedade se manifesta nos gatinhos quando eles antecipam o perigo de origens desconhecidas ou imaginárias que resultam em reações no corpo, associadas ao medo. Desta forma, um gato ansioso parece cronicamente estressado e com medo sem um motivo aparente. Isso faz com que o seu pet perca o autocontrole, passando a sofrer de angústia que não tem uma causa específica.

Causas são variadas

As causas dessa ansiedade podem ser bem variadas. Elas podem estar associadas a uma dor ou doença, exposição a algo tóxico ou doenças infecciosas que afetam o sistema nervoso. Também pode ser causada por uma experiência traumática, falta de socialização adequada ou histórico de maus tratos, por exemplo.

Em gatos idosos pode estar relacionada a problemas de memória ou demência e dor nas articulações. A ansiedade também pode ser manifestada após algumas mudanças no ambiente, como a chegada de um novo gatinho na sua casa ou até mesmo de um bebê na família.

Problemas para os animais

Se não tratada de forma adequada, a ansiedade pode trazer diversos problemas para os gatinhos, como piora dos comportamentos indesejáveis, efeito do estresse na saúde física dos animais e comprometimento do sistema imunológico, o que torna o seu amigo ainda mais vulnerável à doenças por conta do estresse. Além disso, gatinhos ansiosos podem desenvolver depressão severa, o que pode trazer  ainda mais problemas comportamentais.

 

Atenção aos sinais

Como dissemos, nem sempre é fácil identificar que seu gato está com problemas relacionados à ansiedade. Mas alguns sinais podem ser percebidos pelos tutores. Vamos a eles:

  • Taquicardia
  • Suor nas almofadas plantares (na patinha)
  • Pupilas dilatadas
  • Perda do apetite
  • Marcas de unhas em paredes e móveis (isso se ele tiver e se costumava usar arranhador)
  • Comportamento agressivo e destrutivo
  • Xixi fora da caixa de areia
  • Queda de pelo
  • Tremores
  •  Infecções
  • Diarreia
  • Feridas ou lesões resultantes de cuidados excessivos
  • Redução de atividades
  • Fuga

Acho que meu gato está ansioso, e agora?

Bom, se você tem percebido que seu gatinho anda apresentando os sinais de ansiedade, fique calmo! Leve-o a um médico-veterinário de confiança que poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tipo de tratamento.

É comum que o médico-veterinário faça diversos exames clínicos para verificar se o seu gato não está com nenhuma doença física. Caso seja mesmo ansiedade é possível fazer tratamentos com o uso de remédios e hoje em dia tem até profissionais especializados em comportamento e contracondicionamento comportamental.

Essa área permite que o profissional esteja capacitado a identificar os gatilhos do medo na vida do seu gato e a realizar uma série de ações que vão tirar esse medo dele. Legal, né?

Outro produto que pode ajudar a reduzir a ansiedade dos bichanos é o SERENEX® Felinos, desenvolvido pela König. O produto reduz as tensões dos animais e cria a sensação de segurança e bem-estar ao simular duas substâncias produzidas pelos gatos: a expelida pelas mães durante a amamentação e as liberadas ao esfregar a face em objetivos.

O SERENEX® não é um remédio e muito menos um calmante! Ele é um produto que ajuda a reduzir o estresse relacionados a visita aos veterinários, mudança de ambiente e desmame e também os hábitos indesejáveis, como a danificação de objetos, urina e dejetos em lugar inadequado, lambedura e automutilação e até mesmo conflitos entre gatos na mesma casa. 

Para saber mais dicas como essa, fique atento ao blog da König, empresa comprometida com o desenvolvimento de conceitos e produtos que contribuam com a saúde e o bem-estar animal!