A sarna é conhecida como uma doença de pele comum em animais de rua, mas ela pode ser contraída por quaisquer cães e gatos, inclusive por humanos. Causada por ácaros, esse tipo de dermatite provoca muito incômodo para os animais, que começam a perder o pelo e a se coçarem intensamente. Como esses não são sintomas exclusivos da sarna, o mais importante ao notar essas reações, é correr para o veterinário para que um profissional possa identificar e orientar sobre como curar sarna do cachorro ou gato.
Você sabia que qualquer raça de cachorro e de gato pode pegar sarna? Os ácaros que causam a sarna podem ser passados através de coisas simples como objetos, brinquedos, caminhas e cobertores.
Confira a seguir as diferenças entre a sarna sarcóptica, demodécica e otodécica, como evitá-las e conheça o sarnicida da linha Dermato, da König, que vai direto ao ponto para tratar quadros parasitários dérmicos em cães e gatos.
Diferentes tipos de sarna
Como citado acima, a sarna em cães e gatos é uma dermatite que se instala na pele após o contato com determinados tipos de ácaros. A sarna sarcóptica, que tem como responsável o ácaro conhecido como Sarcoptes scabiei, é considerada uma zoonose, pois pode ser transmitida aos humanos. Seus sintomas são a vermelhidão na pele, queda de pelo e prurido acentuado que gera até mesmo feridas.
Já a sarna demodécica, também chamada “sarna negra”, tem origem com o ácaro denominado demodex canis. Este tipo não é contraído por humanos e tem como indício mais característico a perda de pelo ao redor dos olhos do animal, onde se forma uma camada mais espessa. Infelizmente, essa forma da doença não tem cura, mas deve ser tratada adequadamente para não favorecer o surgimento de infecção bacteriana, trazendo ainda mais problemas à saúde do cachorro. Para distinguir a origem, se o médico veterinário julgar necessário, poderá ser realizado um exame a partir da raspagem dos pelos.
Por fim, existe a sarna otodécica, que tem como agente o otodectes cynotis e atinge os ouvidos de cães e gatos, sendo transmissível entre eles. A coceira é localizada na região das orelhas e há aumento do cerúmen, o que pode iniciar uma otite.
Como evitar
Os animais, cachorros ou gatos, que contrairem a sarna demodécica permanecerão com os ácaros em seu corpo, mas só sofrerão com os sintomas quando passarem por situações que os deixem mais vulneráveis. Ou seja, estresse, alimentação desequilibrada, falta de vacinação ou vermifugação correta. Entretanto, esse é tipo de sarna mais difícil de ser transmitido, pois os ácaros se alojam em uma área mais profunda da pele, então, só havendo fricção constante para que haja contaminação de outro pet. Em relação às demais formas da doença, o importante é deixar o animal infectado longe de outros, além de se desfazer de panos e caminhas utilizados pelo cachorro ou gato que está em tratamento.
Mantenha sempre a alimentação correta, vacine e vermifugue (saiba mais) seu amigão e leve-o sempre ao Médico Veterinário quando observar qualquer tipo de alteração em seu pet. Quanto antes ele for tratado, mais rápido ele ficará bem e feliz.
Veja também: Vermifugação sem segredo: o que você precisa saber para proteger seu pet em 3 passos
Como curar sarna de cachorro ou gato
Aos primeiros sinais de coceira, vermelhidão, crostas na pele, o cão ou gato deve ser levado ao Médico Veterinário para a avaliação. Sendo constatado que o animal está com sarna, o tratamento para restaurar a saúde da pele é feito com shampoos, sabonetes e loções. Em alguns quadros, o veterinário poderá recomendar medicamentos por via oral e suplementos alimentares.
Como parte do seu compromisso com a saúde animal, a König possui uma linha dedicada aos cuidados com a pele e pelos de cães e gatos. Suas fórmulas agem diretamente no foco da doença e são simplesmente eficazes para tratar dermatites. Especialmente para tratar sarnas, a loção Ectosyn tem como princípio ativo o Monossulfureto de Tetraetiltiuram, agente de eficiência comprovada que cura rapidamente os sintomas e livra os animais dos inúmeros incômodos causados por essas doenças. É possível encontrar versões de frascos de 50 mL e 200 mL para se adequar às necessidades dos atendimentos e rotina das clínicas.
Veja onde tem um distribuidor König mais próximo e conte com todas as soluções para recuperar a vitalidade e a integridade da pele e dos pelos de cães e gatos.
Sarna em cachorro e gatos | como curar
Essa doença é causada por ácaros e se apresentam de duas formas diferentes: a demodécica e a sarcóptica. A primeira tem como principal sintoma a queda de pelo na região próxima aos olhos e, claro, a coceira, pois esse tipo pode se espalhar por todo o corpo do animal. A sarna demodécica não é transmitida aos humanos, ela fica somente na pele do bichinho e, se não tratada, volta a aparecer quando a imunidade dele está baixa. Já a sarna sarcóptica é considerada uma zoonose, porque essa sim pode ser contraída por humanos. Nesse tipo de sarna, os sinais são o prurido muito incômodo, perda de pelo, vermelhidão e crostas na pele.
Consulte sempre o Médico Veterinário!