Primavera: é hora de cuidar para evitar alergias em pet

A primavera está chegando e com ela alguns cuidados adicionais para promover melhor saúde aos pets. É que o tempo mais quente e a maior concentração de pólen e poeira no ar podem causar alguns probleminhas de pele em cães e gatos, por isso, a dica é aproveitar a estação, mas ficar atento as sarnas, disqueratoses, alergias e piodermites em cães e micoses, sarna de orelha, escabiose e alergia em gatos.

 

 

Higiene, sim!

Banhos regulares ajudam a minimizar os problemas causados pelas alergias. Mas atenção: cuidado com o excesso, pois isso pode retirar a proteção natural da pele dos animais. A frequência de banhos vai variar de acordo com o ambiente em que vive o seu amigo e se ele precisa de cuidados terapêuticos, por exemplo.

Os gatos são mais higiênicos e ficam sempre se limpando, por isso, não precisam tomar banho frequentemente.

Após os passeios, utilize produtos específicos para pet para limpeza dos pelos e patinhas. Não utilize álcool 70% em seus bichinhos. Existem no mercado produtos específicos para a higiene segura.

 

 

Ambientes também precisam ser limpos

É importante lembrar que a higiene do ambiente também é fundamental. Então, deixe sempre limpas as casinhas e caminhas dos pets. Isso também auxilia na não ocorrência de alergias.

Tome cuidado com o uso de produtos de limpeza quando for limpar sua casa ou apartamento. Alguns deles podem causar alergias. Quando for utilizar álcool, desinfetante e hipoclorito de sódio, retire o seu animalzinho do local e só o deixe voltar quando os produtos estiverem secados ou evaporados por completo.

 

 

Troca de pelos é normal, mas…

Neste período do ano, em que há a transição de dias mais frios para os mais quentes, é comum que os animais troquem de pelagem. Aqueles pelos mais densos e pesados, muito importantes no inverno, dão lugar aos mais curtos e leves, ideias para o novo período do ano. Encontrar pelos espalhados pelo chão é normal.

Mas, se você perceber que seu amigo está com falhas no pelo, coceira, crostas na pele, mau cheiro ou oleosidade excessiva, procure um médico-veterinário para avaliação. As doenças dermatológicas são muito parecidas, por isso, um profissional poderá diagnosticar corretamente o problema e orientar o tratamento mais indicado.

 

 

Alergias são mais comuns

Durante a primavera há um aumento de alergias em pet, devido a presença de fungos, bactérias e bolor. Para aliviar a coceira intensa e irritação, os cães costumam lamber, coçar e mordiscar excessivamente algumas regiões, o que pode desencadear feridas e infecções bacterinas secundárias. Essas feridas infeccionadas geram o mau cheiro e se não tratadas, podem se agravar.

Para evitar esses problemas, mantenha os locais secos e seque bem os animais após o banho, para evitar fermentação e formação de odor. Outra dica é fazer escovação dos pelos com mais frequência. Isso vai retirar camadas mortas que se acumulam ao longo do tempo e evitar a ocorrência de nós. Para a escovação, utilize escovas específicas para desembaraçar e produtos indicados a animais. Se o pelo estiver muito embolado, procure por um pet shop, já que a escovação feita de forma inadequada pode machucar seu amigo.

Agora que você já sabe o que fazer para manter a saúde dos seus animais nessa época do ano, compartilhe com seus amigos! Continue acompanhando o blog da König. Aqui sempre tem dicas de cuidados com o seu pet!