Você sai de casa cedo para trabalhar e quando volta no final do dia o sofá está rasgado, o lixo revirado e o chinelo comido. Que tutor nunca passou por isso com seu cãozinho? Apesar da raiva momentânea, é preciso racionalizar e entender que muitos animais acabam destruindo objetos na ausência dos tutores por ansiedade, tédio, fome, problemas comportamentais e até de saúde.
Quando essa situação acontece, um dos primeiros atos dos tutores é brigar com os animais. Ocorre que isso não adianta na grande maioria dos casos e acaba apenas reforçando um comportamento não desejado. Para que uma “punição” tenha efeito nos cães, é preciso que ela ocorra entre dez e 20 segundos após o ato indesejado e que seja bastante intensa e não personificada, ou seja, não associada a uma pessoa.
Na maioria dos casos, porém, isso não ocorre e o ato de “punir” vira apenas um reforço, em que o seu amigo entende que você está dando mais atenção para ele e, por isso, deve morder e destruir objetos mais vezes. Sem contar que a punição quebra o seu vínculo com o pet, por isso, nunca é a melhor opção!
Nesse artigo vamos te ajudar a identificar o que pode estar acontecendo para o seu cãozinho destruir tudo o que vê pela frente e te dar dicas para ajudá-lo a se comportar melhor. Acompanhe!
Seu cachorro pode estar ansioso
O dia a dia é bastante corrido entre os humanos. São muitas atividades relacionadas ao trabalho, cuidado da casa, de outros membros da família, viagens e compromissos sociais. Por isso, é comum que os animais passem bastante tempo sozinhos em casa e sintam ansiedade com essa separação.
Isso tem ocorrido com mais intensidade nesse momento de pandemia, em que muitos tutores passaram meses em casa devido ao home office e agora voltam para o trabalho presencial. Seu amigo se acostumou com a sua presença ao longo do dia e pode estar sofrendo com essa separação.
A destruição de objetos e móveis é um dos sinais mais comuns de ansiedade, assim como o ato de urinar e defecar fora do local adequado e latir ou uivar excessivamente. Se perceber que seu animal ficou ansioso quando você começou a passar mais tempo longe de casa, procure a ajuda de um médico-veterinário, de preferência, especializado em comportamento. Ele poderá te ajudar a melhorar esse sofrimento no seu amigo.
Gaste energia do seu cão
A causa da destruição dos objetos às vezes é algo mais simples: seu cão pode estar entediado. Esses casos acontecem principalmente quando o cachorro é filhote ou adolescente e tem muita energia para gastar.
Nesse caso, a dica é pensar em formas de movimentar mais o seu pet. Tente arrumar um tempinho na agenda e leve-o para passear todos os dias, mesmo que sua casa tenha quintal. Isso será muito bom para ele se exercitar e ajudará vocês a criarem ainda mais vínculo um com o outro. Incentive seu cachorro a conviver com outros animais – uma excelente forma de gastar ainda mais energia!
Se o seu pet for filhote, a gengiva dele pode estar coçando, por isso, está mordendo tudo o que vê pela frente. Nesse caso, tente estimular o interesse por brinquedos específicos para cachorro. Para você não se estressar nesse período, deixe objetos importantes longe do alcance do seu cão, evitando que eles sejam comprometidos ou destruídos.
Sem sofrência!
Que tal contar um aliado natural para lidar com esses problemas no comportamento do seu pet? A König Brasil conta com uma solução que tem ajudado muito os tutores e médicos-veterinários no cuidado com o bem-estar dos animais. É o SERENEX®, um produto baseado na feromonioterapia que reproduz a sensação de tranquilidade que as mães liberam durante a amamentação dos filhotes, deixando-os mais serenos e felizes.
O SERENEX® Caninos ajuda no processo de educação e adaptação, fazendo com que os cachorros se sintam seguros enquanto estão aprendendo sobre o mundo ao seu redor e ajuda a prevenir e corrigir comportamentos inadequados.
E aí, já passou por essas situações com seu cão? Viu só como existem várias formas de ajudá-lo a se desenvolver melhor? Acompanhe o blog e as redes sociais da König e fique por dentro de informações relacionadas a saúde e bem-estar do seu pet!