Microrganismos do bem: saiba como os probióticos podem ajudar na saúde intestinal do seu pet

Você já ouviu falar sobre probióticos? Sabia que esses produtos, formulados com microrganismos vivos do bem, podem ajudar na saúde gastrointestinal do seu cão e gato, mantendo o equilíbrio da chamada microbiota intestinal? No nosso post de hoje, vamos te ajudar a entender sobre esses produtos e como eles são importantes para manter a saúde do seu amigo. Acompanhe as informações!

Probi… o quê?

Os probióticos são suplementos alimentares formulados com microrganismos vivos que atuam de maneira benéfica no trato intestinal. Esse termo, usado pela primeira vez em 1954, significa “a favor da vida”. Isso porque as bactérias vivas desses produtos ajudam a manter o equilíbrio e a regular a microbiota intestinal do seu cão ou gato.  

 

Você deve estar se perguntando: mas na prática, o que eles trazem de bom para o meu amigo? Os benefícios são vários! Ao impedir a colonização de bactérias patogênicas, ou seja, que causam problema na saúde, os probióticos promovem o bom funcionamento do sistema imunológico dos animais, favorecem a digestão e trazem melhor absorção dos nutrientes.

 

Eles são indicados, principalmente, para as fases estressantes da vida dos cães e gatos, como a de desmame dos filhotes e período de pré e pós-parto das fêmeas.

 

Também são bastante úteis para aqueles momentos de mudanças de rotina que causam estresse nos bichinhos, como a chegada de um novo animal na casa, a saída dos tutores para trabalhar depois de um longo período de home office, ou até mesmo quando o dia a dia está mais atribulado e os passeios com os pets ficam menos frequentes.

Fique atento a saúde do intestino

A diarreia pode ser um problema grave para os pets. É um sinal clínico de que alguma coisa não vai bem com a saúde intestinal do seu amigo. Elas podem ser causadas por parasitas intestinais como vermes e protozoários, ou então ter como pano de fundo viroses, intoxicação, mudança brusca na alimentação e estresse ou problemas psicológicos.

 

Como as causas podem ser muitas, é importante ficar atento a alguns sinais e procurar um médico-veterinário para te ajudar a identificar o que está por trás desse problema, indicando o tratamento correto para a sua solução.

 

Além do desconforto, a diarreia causa perda de líquidos através das fezes e isso pode provocar desidratação e, consequentemente, perda de micronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos. Em casos graves elas podem levar o animal a óbito, por isso, é muito importante procurar ajuda para resolver o problema com rapidez.

Aprenda a identificar os sintomas

A forma mais fácil de identificar se o seu pet está com diarreia é a avaliação das fezes. Se elas estiverem com aparência volumosa e mais pastosas, pode ser sinal de mudança na alimentação. Se possuírem volume maior, aparência parecida com clara de ovo e odor bem forte, uma possível causa é a giardíase. Fezes pretas, ou seja, com sangue, significam que a mucosa da parede intestinal foi lesionada, o que requer ainda mais atenção.

 

De acordo com os especialistas em medicina veterinária, os casos relacionados à alimentação costumam durar entre 24 e 48 horas para melhora. Já nos casos de infecção por giárdia, a melhora só ocorre com o tratamento correto, indicado por um profissional da área. 

 

Viu só como é importante manter a saúde intestinal do seu pet e como já existem produtos que ajudam a prevenir problemas nessa área? Continue acompanhando o blog da König Brasil para mais dicas sobre a saúde dos bichinhos.