Doença do carrapato: o que é e como proteger seu cão

Doença do carrapato: o que é e como proteger seu cão

Estava fazendo carinho no seu cão e encontrou um carrapato? Esse parasita tão pequeno é responsável por grandes danos à saúde e bem-estar do seu amigão. A doença do carrapato é um deles. 

Essa doença costuma ser mais comum no verão, já que estes pequenos parasitas adoram calor e umidade para reprodução, mas em outras estações eles também podem aparecer. Por isso, é preciso ter um olhar cuidadoso.

Aqui, te explicamos o que é a doença do carrapato e como você pode proteger seu companheiro de quatro patas com alguns cuidados diários.

E então, vamos lá?

O que é a doença do carrapato? 

Ela é uma doença transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus e se apresenta de duas formas: erliquiose e babesiose. A primeira ocorre quando a bactéria Erhliquia canis entra na corrente sanguínea do cão. Já a segunda é causada pelo protozoário Babesia canis.

A forma pela qual é transmitida acontece de forma bastante parecida. Os carrapatos atacam as células de defesa do corpo e afetam órgãos importantes como pulmão, rins e fígado.

Na babeiose, o protozoário invade os glóbulos vermelhos e os destroem. Neste estágio pode ser assintomático, ou seja, não demonstrar sinais clínicos ou apenas muito leves como uma falta de apetite e um cansaço. Porém, se não for cuidado, pode avançar para uma segunda fase onde os sintomas são mais severos.

Na erliquiose, a bactéria se aloja e se multiplica através dos glóbulos brancos, podendo acometer também os glóbulos vermelhos. Dessa forma, o cão pode apresentar edemas (inchaço) nos membros ou apenas alterações nos exames de sangue.

Sim, é possível que as duas aconteçam ao mesmo tempo

Se o carrapato que picou seu pet for portador de apenas uma doença, somente uma será transmitida, mas se ele for portador das duas doenças, as duas doenças serão transmitidas. Por isso, todo cuidado é pouco.

E quais são os sintomas?

A doença do carrapato apresenta alguns sintomas notáveis e há duas fases: a fase aguda, que ocorre nos primeiros dias e a fase crônica, que permanece após um período maior de tempo.  

Os principais sintomas da doença do carrapato da fase aguda podem apresentar pontos vermelhos no abdômen, gengiva ou olhos, hematomas, sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes, apatia e perda de peso. 

Já na fase crônica, os sintomas podem ser mais graves e mais notáveis. O pet pode ficar com os olhos vermelhos, apresentar febre, anorexia, artrite e até mesmo convulsões. 

Mantenha seu cão protegido

A melhor forma de cuidar para que a doença do carrapato não chegue até seu amigão é eliminando todos os carrapatos dos locais que ele frequenta e, claro, inspecionando todo o corpo do animal após os passeios.

Aqui vão algumas das dicas:

  • Procure manter limpos os ambientes onde ele transita;
  • Corte a grama (se houver em seu quintal) e mantenha paredes limpas;
  • Se for viajar, confira as condições de onde vai deixar seu cachorro; 
  • Produtos carrapaticidas como sabonetes, xampus e condicionadores;
  • Utilize uma coleira antipulgas e carrapatos no cão conforme as recomendações do Médico Veterinário.

Em parques e praças: tenha cuidado redobrado

Em locais muito aglomerados como parques e praças, é comum que seu cão queira interagir com outros animais e a maioria das infestações por pulgas e carrapatos acontecem durante o passeio. Dessa forma, ao ter contato com cães já infestados, maiores serão as chances desses parasitas se alojarem no seu pet. 

Lembre-se que amigo feliz é amigo bem protegido. Fique atento ao seu pet e, aos primeiros sinais de algum sintoma da doença do carrapato, procure um médico veterinário.

Coleira antipulgas e suplementos nutricionais: ótimos aliados para proteger seu pet

Além das dicas de prevenção em casa, vale lembrar que no mercado há vários métodos muito eficientes para eliminar os carrapatos. Um deles é a coleira antipulgas. As coleiras antipulgas funcionam tanto para a prevenção como controle de infestação de pulgas e carrapatos em cães e gatos.

Além de serem confortáveis, as Coleiras da linha TEA 327 são atóxicas, liberando os princípios ativos sob a forma de pó quando o cão se movimenta. Elas são ótimas aliadas, já que possuem efeito por até cinco meses dependendo do grau de infestação, da frequência de banhos e também do tratamento do ambiente.

Veja mais benefícios das Coleiras TEA aqui.

Defensyn: suplemento alimentar da KonigSuplementos nutricionais: saúde e bem-estar lá em cima

A erliquiose ataca o sistema de defesa do cachorro e a bactéria induz o corpo do animal a destruir suas células de defesa e impede a produção de novas células sanguíneas. 

Para um suporte nutricional voltado ao sistema imunológico do seu bichinho, você pode contar com suplementos nutricionais. Defensyn, da König, é um suplemento destinado a cães e gatos de qualquer idade e porte que estejam precisando de uma forcinha extra no sistema de defesa do organismo.

Veja mais benefícios de Defensyn para manter seu pet bem nutrido aqui.

As informações sobre doença do carrapato foram importantes para você? Compartilhe este conteúdo informativo para que mais pets recebam o cuidado e o carinho que merecem. A König é fabricante de produtos de uso veterinário, desenvolvidos com foco na saúde e bem-estar animal. Nós não realizamos consultas veterinárias. 

Para continuar acessando nossos conteúdos é só clicar aqui. 😉