Eles brincam, dão carinho e amor, resmungam e até fazem algumas artes. Quem já tem um pet em casa sabe como esses animais fazem bem para a saúde física e mental e como tornam o dia a dia mais leve e cheio de alegria. Para quem ainda não viveu essa experiência e está em dúvida em ter uma posse responsável, vamos listar 5 benefícios e dar algumas dicas para você se preparar para viver essa nova experiência.
Pets fazem tão bem à saúde, que hospitais já liberam suas visitas a pacientes
O hospital Albert Einstein foi pioneiro no Brasil a liberar a visita de bichos de estimação a pacientes internados, até mesmo em unidades semi-intensiva. A permissão tem a ver com a humanização do tratamento e a interferência positiva que os animais exercem na cura.
Menos estresse
Os pets são ótimas companhias para combater o estresse, de acordo com estudo da Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos. A partir de experimentos que testaram os níveis de tensão de pessoas sozinhas, com seus parceiros, com seu animal e com seu parceiro e animal, foi descoberto que a maior tranquilidade foi alcançada por pessoas apenas com seus animais de estimação.
Saúde mental também é beneficiada
Em tempos tão difíceis como os impostos pela pandemia de Covid-19, com estresse elevado e menos contato social, os pets também podem fazer muito bem para a saúde mental, principalmente dos idosos.
Um trabalho científico publicado na revista Journal of Gerontology Medical Science mostra que idosos tutores de cachorro superam melhor a solidão. Alguns médicos, inclusive, recomendam que seus pacientes mais velhos adotem cães e gatos, já que eles ajudam a manter algumas atividades como levantar da poltrona, sair para passear e ver outras pessoas e até mesmo ficarem mais atentos às necessidades de se alimentar.
Menos chances de alergia para as crianças
Alguns pais se preocupam em ter um pet em casa e seus filhos desenvolverem alergia. Um estudo feito pela Universidade de Wisconsin-Madison mostra que as chances de uma criança ter esse tipo de problema é 33% menor com um bicho de estimação. A explicação é que a convivência entre as crianças e os animais faz o sistema imunológico dos pequenos se fortalecer. Mas se você é um adulto e já tiver alergia, esse efeito não ocorre.
Defesas do corpo e coração
Outros estudos indicam também que o convívio com animais pode influenciar a composição da microbiota intestinal, conjunto de microrganismos que vivem no intestino e que são importantes para as defesas do corpo.
A Associação Americana do Coração também divulgou pesquisa que mostra os pets, principalmente os cachorros, ajudando a afastar problemas cardiovasculares. O risco de morte em pessoas com doenças cardíacas é quatro vezes menor quando se vive com um animal de estimação.
Posse responsável
Se convenceu a ter um pet? Se sim, a König dá algumas dicas importantes para que você faça uma posse responsável e seu bichinho tenha sempre saúde, bem-estar e desenvolvimento sadio.
Essas dicas constam no eBook “Posse Responsável”, que pode ser baixado gratuitamente. Nessa publicação, você vai aprender o que é posse responsável, saber como preparar sua casa para receber seu novo amigo e os cuidados necessários para que ele esteja sempre protegido de vermes, doenças, pulgas e carrapatos. Ser tutor é ter muitos benefícios, mas também responsabilidades!
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, com seus filhos e familiares. Lembre-se sempre que a König tem compromisso com a saúde animal e aqui trazemos informações para tornar o dia a dia do seu pet com mais bem-estar.