Bob, Nina, Mel, Thor, Floquinho, Luke e Zeus. Estes são alguns dos nomes de cães mais comuns no Brasil. A lista inclui muitos outros, totalizando 400 nomes bastante populares entre machos e fêmeas por aqui. Escolher o nome do novo integrante da família é sempre muito divertido e todos querem participar. No entanto, é importante destacar que essa escolha deve ser feita com atenção, além da carinha do pet, e de acordo com algumas regrinhas simples. Estas, quando seguidas, ajudam não só na escolha do nome como no dia a dia com o animal. Quer saber como escolher o melhor nome para seu cãozinho? Então, vem com a gente!
1. Nomes com três sílabas no máximo
Não tem como fugir. Nome de cachorro tem que ser curto para que o animal possa entender. Os ideias são os de uma ou duas sílaba como Fred ou Nina e, no máximo, de três sílabas como, por exemplo, Pandora. Os cães não conseguem assimilar nomes longos e uma escolha assim só irá prejudicar o aprendizado e a relação entre vocês.
2. Não rime o nome com os comandos
Uma segunda dica importante na hora de escolher o nome do cão é procurar não rimar com algum comando que você queira dar a ele. Por exemplo, “fica” com “Kika” ou “vem” com “Bem”. O animal entende um único som muito nesses casos e não consegue diferenciar as pequenas diferenças das palavras. Ele nunca saberá o que é para fazer e o que é o nome dele. O cachorro ficará confuso e isso pode gerar estresse tanto no animal quanto no tutor que não conseguirá o que deseja.
3. Nomes curtos terminados com vogal
As vogais “a”, “e”, “I”, “o” e “u” quando encerram uma palavra são melhores pronunciadas por nós, diferente das consoantes que muitas vezes são “engolidas” no final. Por isso, ao escolher o nome do cãozinho, opte por um que termine com as vogais para que, ao chamá-lo, sua fala seja a mais clara e compreensível para ele.
4. Não rime com o nome de alguém da casa
Já imaginou a confusão que pode acontecer se tem um José na casa e o cachorro chama Pelé? Como dissemos, o animal só entende o som de “é” e ficará perdido sem saber com quem estão falando. Você pode discutir com o José e o bichinho achar que a bronca é com ele. Importante ter esse cuidado.
5. Nada de nome depreciativo
Cães são animais muito sensíveis e espertos. Percebem facilmente quando estão sendo hostilizados ou quando são zombados. Você pode até achar que é um jeito carinhoso de chamá-lo, mas uma pessoa de fora pode achar graça, tirar sarro, e fazê-lo sentir-se mal por isso. Então, preste atenção e não associe nunca o nome do cachorro com algo negativo.
6. Evite nome de gente
Nomes para cachorro são tão fofos e apropriados para eles. Por isso, evite colocar nome de gente no animal. Se você tem um cãozinho que se chama Zé, tudo bem, mas não é recomendável humanizá-los. É importante ter essa consciência e lembrar que o pet é um animal, que deve ser tratado com muito carinho, amor e respeito, sempre.
Pronto para escolher o nome do novo companheiro? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!