Cães e gatos estão vivendo mais e poder desfrutar da companhia deles por mais tempo é motivo de muita alegria.
No entanto, para que os pets possam viver mais – e melhor -, é fundamental cuidar do processo de envelhecimento e dos efeitos que o passar dos anos pode gerar nestes animais.
Em geral, cães e gatos idosos precisam de maior atenção em relação à nutrição e ao sistema digestório, já que algumas alterações geriátricas podem afetar a capacidade de obter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Neste sentido, durante esta fase da vida, a suplementação alimentar é uma aliada e tanto, garantindo uma nutrição adequada que supra as necessidades de cães e gatos mais velhinhos.
Quer saber como a suplementação alimentar pode oferecer mais força e vitalidade para pets idosos? Então, acompanhe a leitura deste artigo!
Quando um pet passa a ser considerado idoso?
Bem, para começar, vamos entender melhor a partir de que idade um cão ou gato é considerado idoso. Sabemos que os anos são contados de forma diferente no caso dos pets e, sendo assim, cães de pequeno e médio porte e gatos são considerados idosos aos 7 ou 8 anos de idade, enquanto cães de raças grandes e gigantes com 5 anos já entram na fase senil.
À medida que o tempo passa, o corpo e o organismo vão mudando e os cuidados com os animais idosos também precisam ser diferentes. O metabolismo não é mais o mesmo do início da vida ou da fase de crescimento. Trata-se de um corpo já bem vivido e que tem necessidades específicas para poder seguir saudável e funcional.
Neste sentido, um dos pontos de cuidado e atenção especial na vida de um cão ou gato idoso é a alimentação e a ingestão de nutrientes adequados para atender as necessidades desta fase.
Assim, uma alimentação adequada, capaz de proporcionar a ingestão de nutrientes essenciais, é fundamental para garantir um bom estado de saúde, proteger sistemas vitais e promover maior tempo de vida dos pets.
No entanto, muitas vezes, ainda que haja uma alimentação adequada, o cão ou gato idoso pode sofrer com a falta de algum nutriente, em razão da dificuldade do organismo em digerir, metabolizar e absorver determinadas substâncias dos alimentos.
É neste momento que a suplementação entra como uma aliada importante para garantir melhor qualidade de vida e bem-estar para os pets mais velhinhos.
O envelhecimento dos pets e os efeitos na nutrição
Um dos efeitos gerados pelo envelhecimento está relacionado à questão nutricional de cães e gatos. O passar dos anos pode afetar a alimentação e, assim, alterar a capacidade do animal de consumir voluntariamente, digerir ou metabolizar alimentos.
Diante disso, a suplementação com fontes de nutrientes prontamente disponíveis pode se tornar necessária, para garantir ao organismo os recursos necessários para seu bom funcionamento.
Gerokon: mais força e vitalidade para pets idosos
Para oferecer um envelhecimento com mais bem-estar, força e vitalidade, a König desenvolveu Gerokon, um suplemento alimentar que atua como apoio nutricional para cães e gatos na senilidade.
Com apresentação em pó, em cartuchos com 60g ou em comprimidos palatáveis de 2000mg, Gerokon é a solução em nutrição para mais qualidade de vida e bem-estar dos pets idosos.
Seu uso, sob orientação do (a) Médico(a) Veterinário (a), é capaz de suprir as exigências nutricionais e retardar as complicações fisiológicas decorrentes do passar dos anos.
Veja a seguir quais nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo dos animais mais velhinhos e como cada um atua nas mais variadas funções do corpo.
Glucosamina e as articulações
A Glucosamina é responsável por manter as articulações resistentes e saudáveis através da lubrificação e restauração dos tecidos de conectividade. No entanto, ao longo da vida, ocorre a diminuição na síntese do líquido sinovial e da cartilagem, causando a degeneração das articulações em geral.
Assim, os animais idosos estão muito mais predispostos a apresentarem problemas articulares.
Neste sentido, a suplementação de Glucosamina permite diminuir esse processo de degeneração, proporcionando uma lubrificação das articulações de forma adequada, além de contar propriedades anti-inflamatórias.
Aminoácidos e os rins
A ingestão de proteínas de alta qualidade e em quantidades adequadas é fundamental para fornecer os aminoácidos essenciais, capazes de atender as necessidades do organismo de um animal senil.
Vale destacar que os animais idosos estão sujeitos a uma maior incidência de doenças e, portanto, têm maior predisposição a desenvolverem deficiências de proteínas. Como consequência, o organismo terá menor capacidade de combate aos desafios enfrentados, haja vista o papel das proteínas em garantir a função imunológica, o reparo tecidual, o metabolismo e as ótimas taxas de crescimento.
Apesar disso, para animais idosos, as proteínas devem ser fornecidas em quantidades adequadas e controladas para não haver sobrecarga nos rins, os quais já podem apresentar algum tipo de alteração comum dessa fase da vida.
Taurina e o coração
A Taurina é um aminoácido importante para o sistema cardíaco, pois age como transmissor metabólico, fortalece as contrações cardíacas e protege as células do coração, entre outras funções no organismo.
Um animal idoso tem maior predisposição a ter problemas e alterações na contratilidade do músculo cardíaco. Assim, uma suplementação com Taurina auxilia e protege as células do coração a manter o ritmo cardíaco adequado.
Tirosina, Ácido Aspártico, Triptofano e Glutamina para o sistema nervoso
A Tirosina é um aminoácido relacionado à produção de neurotransmissores que promovem o estado de alerta e bem-estar. Já o Triptofano é o precursor da Serotonina, um neurotransmissor que relaxa, melhora o sono, diminui a excitação, agressividade e agitação.
O Ácido Aspártico, por sua vez, protege o sistema nervoso central. A Glutamina participa do metabolismo das células de renovação rápida, da manutenção do sistema imunológico, do processo de desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia e remove a amônia tóxica presente no cérebro.
Todos eles são essenciais para um envelhecimento saudável e tranquilo.
MOS e Beta Glucanos para imunidade
Mananoligossacarídeos (MOS) são derivados das paredes das leveduras, fibras fermentáveis que apresentam a capacidade de modular o sistema imunológico e preservar a integridade da superfície de absorção intestinal.
Já os Beta Glucanos são frações purificadas dos mananoligossacarídeos, que promovem a imunoestimulação ao atuarem no aumento da quantidade e atividade dos macrófagos envolvidos na resposta do sistema imune.
No caso dos pets idosos, o organismo sofre mudanças no sistema imune e passa a ter menor especificidade e afinidade dos anticorpos. Por isso, a suplementação com esses nutrientes é importante para fortalecer as defesas do corpo.
MOS e Lactobacillus para o trato digestório
Os prebióticos MOS proporcionam um equilíbrio da flora intestinal, favorecendo uma saúde intestinal adequada e impedindo que as bactérias patogênicas – Gram-negativas se prendam à mucosa intestinal, sendo expelidas através das fezes, sem causar uma infecção, devido a capacidade do MOS de aglutinar essas bactérias.
Isso ocorre pois a fermentação do MOS no intestino dos cães aumenta a população de Lactobacillus e Bifidobacterium, bactérias desejáveis no trato gastrointestinal por auxiliarem a digestão e absorção de nutrientes e produzirem vitaminas que serão utilizadas pelo animal.
Antioxidantes
O processo de respiração celular produz uma série de substâncias chamadas de radicais livres, que podem danificar o organismo e estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de várias doenças crônicas.
No entanto, esses danos podem ser contrabalanceados por moléculas antioxidantes, como as vitaminas A, C e E
Sendo assim, sabendo-se que com a idade o organismo diminui sua capacidade antioxidante, a suplementação de vitaminas A, C e E em níveis adequados ajuda a restaurar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo.
Vitaminas
Por fim, temos as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, que são essenciais em várias funções. Neste sentido, os reforços vitamínicos em dietas geriátricas são necessários, pois as alterações imunológicas, digestivas, metabólicas e a susceptibilidade ao estresse, bastante observadas na senilidade, contribuem para um aumento nas necessidades dietéticas.
Como podemos ver, uma nutrição adequada na velhice dos pets pode garantir:
- Coração saudável
- Melhor imunidade
- Saúde intestinal
- Perfil aminoacídico balanceado
- Sistema nervoso protegido e ativo
- Proteção antioxidante
- Articulações saudáveis
Dessa forma, a suplementação em cães e gatos idosos é uma aliada no fornecimento de nutrientes em quantidade e qualidade adequados para o organismo já bem vivido. Pois, mais do que viver mais, é preciso viver bem!
Conte com Gerokon e sua alta concentração de aminoácidos, vitaminas, minerais, sulfato de Glicosamina e mananoligossacarídeos, especialmente desenvolvido para cães e gatos na senilidade.
Para saber mais, acesse nosso site!
Até o próximo 🙂