Esfriou por aí? As temperaturas mais baixas dão as caras nesta época do ano e quem pode chegar junto com elas são as dores nas articulações dos pets. Você já chegou a reparar se, nos dias frios, seu cão ou gato passa a mancar? Este pode ser um sinal de que o frio está afetando o animalzinho, em especial, aqueles que já sofrem com doenças articulares, como artrite ou osteoartrite. Mas por que o tempo frio causa esse incômodo? Quais as doenças articulares que podem afetar os pets e piorar no inverno? Como tratar e garantir qualidade de vida para cães e gatos neste período do ano? Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo.
Acompanhe a leitura!
Frio e dor nas articulações dos pets: entenda a relação
Assim como nós, seres humanos, os animais também sofrem com doenças articulares e elas podem se intensificar nos dias mais frios. A relação das temperaturas mais baixas com as dores nas articulações se dá porque o frio promove um efeito vasoconstritor, que se trata de uma ação responsável por diminuir a quantidade de sangue que chega até as estruturas articulares. Esse efeito, desencadeado pelo frio, também contrai os músculos, aumentando, assim, a densidade e facilitando o acúmulo de líquido nessas regiões.
Ou seja, há uma redução na quantidade de sangue nas articulações, já que o organismo se preocupa em alimentar e manter em atividade os órgãos vitais na luta contra o frio, ao mesmo tempo em que há uma espécie de sobrecarga em razão da contração muscular e do acúmulo de outros líquidos. Tanto as pessoas quanto os pets sofrem com esse efeito e as articulações não são poupadas. O resultado pode ser dor, incômodo e dificuldade de locomoção.
Por isso, é preciso ter atenção redobrada nos dias mais frios do ano para identificar algum possível desconforto no seu cãozinho ou o agravamento de alguma doença das articulações preexistente, como as artrites, como veremos a seguir.
Quais são os tipos de artrite em cães?
Bem, a artrite, uma inflamação das articulações que acomete tanto os seres humanos como os animais, pode ter diferentes causas e motivos. Desse modo, temos diferentes tipos de artrite. Conheça os principais que podem afetar os cães:
-
Artrite Reumatóide
Este é um dos tipos mais comuns, com característica de origem autoimune, possui caráter crônico. Ou seja, trata-se de um tipo de artrite que causa incômodos e dores constantes no animal quando ele se locomove.
-
Artrite Séptica
Neste caso, a artrite é causada por uma infecção no líquido e nos tecidos da articulação. Assim, há a presença de agentes infecciosos, como fungos ou bactérias, que atacam a articulação do pet, dificultando os movimentos mais simples.
-
Osteoartrite/Osteoartrose
Aqui, na maior parte das vezes, a doença se dá por conta de uma degradação na cartilagem, causada pelo envelhecimento das articulações. Dessa forma, este tipo tem origem crônica e pode acontecer em razão da idade avançada, além de sobrepeso, desgaste e fragilidade nas juntas.
-
Artrite Gotosa
Por fim, temos um tipo de artrite que pode acometer animais de diferentes idades, raça e porte, por conta da presença de microcristais minerais de urato que podem afetar e comprometer as falanges do cão (seus dedos).
Quais os sinais de dor nas articulações dos pets?
Agora que sabemos porque os pets podem sofrer mais com as dores nas articulações no frio e quais os tipos mais comuns de artrite, vamos conhecer os sinais dessa doença.
Neste sentido, vale destacar que a progressão das doenças articulares pode ser marcada pela perda progressiva do tecido cartilaginoso, responsável por amortecer os impactos causados pelos movimentos comuns na rotina do cão ou gato.
Por isso, é preciso ficar atento às mudanças na forma de se movimentar dos pets e aos sintomas mais comuns que podem indicar artrite nos pets:
- Dificuldade para realizar movimentos, como agachar na hora de urinar;
- Hesitação para subir e descer escadas;
- Dor e choro para se deitar ou levantar;
- Mancar ao caminhar;
- Redução na velocidade da caminhada, passando para uma marcha com passos curtos.
Diante desses sintomas, é fundamental oferecer formas de garantir o bem-estar dos pets e colocar em prática ações que sejam capazes de reduzir os desconforto, como rampas para subir degraus, cobertas e lugar aquecido para dormirem, piso antiderrapantes pela casa e cuidado para que o cachorro ou gato não pule de locais muito altos.
Osteosyn da Konig para proteger as articulações
Visando o bem-estar dos pets, a König conta com a solução Osteosyn, um suplemento alimentar com alta concentração de nutrientes importantes para a formação e manutenção dos ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e líquido sinovial.
Sendo assim, é indicado para animais de raças grandes e gigantes ou em condições especiais do sistema esquelético. Osteosyn é composto por aminoácidos que contém a estrutura do colágeno (Glicina, Lisina e Prolina), Manganês quelatado envolvido na produção de ácido hialurônico, presente no líquido sinovial.
Além disso, Osteosyn tem Sulfato de Condroitina, substância que atua na resistência e elasticidade, sendo indispensável para nutrição das cartilagens e impedindo a degradação dos tecidos estruturais.
Outro item importante é o Sulfato de Glucosamina, importante para lubrificação das articulações e para o colágeno das cartilagens e tendões.
Para completar sua potência na manutenção e formação óssea dos pets, Osteosyn tem Ômega 3, um elemento com atividade anti-inflamatória.
Tudo isso concentrado em comprimidos que são super palatáveis e bem aceitos pelos pets!
Então, para ajudar nesse amigão a encarar o frio e as dores nas articulações, fortalecendo e protegendo sua estrutura óssea, conte com a solução Osteosyn, da König!
Até o próximo! 😉