A correta higienização dos pets passa também pelo cuidado com os ouvidos, uma região extremamente sensível à água, em que apenas uma gotinha pode propiciar a proliferação de fungos e bactérias, facilitando o surgimento de doenças como a otite.
Principalmente em períodos mais chuvosos e de calor, em que os banhos são frequentes, é importante que os tutores se atentem à limpeza dessa região pelo menos a cada dez dias.
Algumas raças merecem mais atenção dos tutores por terem orelhas pendulares, uma anatomia que propicia mais problemas de umidade e abafamento, como basset, hound, cocker spaniel e dachshund. Se seu cão for um buldogue francês, maltês, yorkshire, shih tzu e lhasa apso redobre a atenção, pois essas raças costumam ter com mais frequência doenças de pele e podem acabar desenvolvendo otite.
Nesse artigo, vamos te ajudar a realizar esse procedimento da forma mais eficaz possível e sem causar desconforto no seu amigo. Acompanhe!
Mas, antes de começar…
Antes de começar a limpeza, porém, fique atento se o seu cachorro está com algum incômodo nesta região. Se o seu amigo anda balançando muito a cabeça, coçando as orelhas sem parar e até chorando quando você toca nesse local, é sinal de que algo pode não estar bem.
Além dessas demonstrações de desconforto, é possível perceber que há algum problema nessa região pelo cheiro forte, o excesso de cera, além de feridas internas e externas, perdas da audição do pet e até mesmo problemas neurológicos. Ao identificar qualquer um desses sinais, procure um médico veterinário para orientação!
Tudo normal? Vamos para o passo a passo!
Se estiver tudo normal, nenhum problema ou incômodo foi identificado, vamos iniciar a limpeza. É importante saber que a higiene deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do cachorro. Não é indicado forçar nenhum objeto para dentro do conduto auditivo para melhor higienização, pois o risco de furar o tímpano do animal é bem grande. Para limpezas profundas, leve seu pet no médico veterinário.
Outra dica importante: não use cotonetes ou pinças. Esses utensílios podem machucar a orelha do seu amigo ou então empurrar a cera para dentro do ouvido. Gazes e algodão são as melhores opções para a higienização!
- O primeiro passo para iniciar a limpeza é colocar o cachorro no seu colo, de uma forma que você consiga ver o conduto auditivo. Se o seu amigo for muito grande, apoie apenas a cabeça dele.
- Quando seu pet estiver confortável, aplique um produto indicado para a limpeza das orelhas. A König tem em sua linha dermatológica o Cerumisyn, uma loção para aplicação direta no conduto auditivo externo de cães e gatos. O produto facilita a remoção da cera, ajuda na limpeza, previne a instalação das otites externas e auxilia no tratamento das infecções já instaladas.
- Assim que aplicar o produto, massageie a orelha suavemente. Coloque os seus dedos polegar e indicador delicadamente abaixo do ouvido para que a loção se espalhe e entre mais facilmente na orelha.
- Com um algodão ou gaze retire a sujeira da área externa. Uma dica é pingar mais um pouco do produto no algodão para facilitar a remoção. Outra indicação é começar o trabalho pelas extremidades da orelha para remoção das impurezas externas mais difíceis.
Viu só como é importante a higienização do seu amigo? A König tem compromisso com a saúde animal, por isso, tem os produtos ideais para facilitar o seu dia e proporcionar mais bem-estar para o seu pet! Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as dicas!