Nada melhor do que crescer tendo um pet como companheiro! Quem diz isso é a ciência. De acordo com pesquisas científicas, um animalzinho de estimação pode trazer grandes benefícios para a saúde física e mental das crianças, além de auxiliar no desenvolvimento físico e emocional dos pequenos. Por isso, vamos listar neste post 5 benefícios dessa relação que é boa para todos os envolvidos.
Sistema imunológico mais forte
Pesquisa desenvolvida na Universidade de Melbourne, na Austrália, mostra que crianças com até cinco anos criadas com pets adquirem mais resistência a alguns tipos de doenças, principalmente contra o vírus RSV, causador de infecções e alergias respiratórias.
O estudo mostra que o medo de muitos pais de que os animais causam alergias nas crianças é infundado. Na verdade, a convivência fortalece o sistema imunológico.
Animais são excelentes para auxiliar em alguns tratamentos
Os animais são ótimos companheiros e podem auxiliar muito em algumas terapias e tratamentos. É o caso da equoterapia, por exemplo, em que os cavalos ajudam a estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
Os cães também têm essa capacidade. Tanto é que alguns hospitais de diversos países no mundo, liberam visitas de animais a crianças com câncer ou outras doenças graves, por conta dos benefícios à saúde e à autoestima dos pacientes. Existe também a chamada terapia assistida por animais, focada no acompanhamento terapêutico de crianças com autismo, por exemplo.
Mais exercício, mais brincadeira!
Os pets também são ótimos para estimular a prática de exercícios e o ato de brincar das crianças. A diversão está garantida para as crianças e animais em jogos ao ar livre, corrida, caminhada e passeios. Xô sedentarismo!
Menos estresse
Vivemos em tempos estressantes, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. E esse estresse também é sentido pelas crianças. Cães e gatos, por exemplo, são ótimas companhias e podem ajudar a criança a se acalmar e a lidar melhor com determinadas situações.
Quem tem pet e criança em casa vê isso na prática, mas na ciência, isso também é mostrado, em uma pesquisa do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos. Os pesquisadores demonstraram que ter um animal em casa reduz o risco de ansiedade infantil.
Mais responsabilidade
É importante ter em mente: animal não é brinquedo. Eles precisam de cuidado e de amor e não podem ser descartados. Por isso, a decisão por ter um pet em casa como companheiro das crianças precisa ser muito bem pensada e feita com total responsabilidade.
Um animal precisa de cuidados relacionados à alimentação, higiene, saúde e bem-estar e eles podem – e devem – ser também responsabilidade das crianças.
A responsabilidade adquirida nesse cuidado diário pode trazer outros benefícios para as crianças, como melhor atenção à saúde e as pessoas à sua volta.
Gostou de saber desses benefícios? Está pensando em ter um pet como companheiro do seu filho? Então acesse o ebook feito pela König Brasil sobre posse responsável e tome todos os cuidados para proporcionar um excelente espaço para seu novo amigo. Acompanhe sempre nosso blog. Aqui trazemos informações sobre saúde e cuidado com o seu bichinho.