Uso de fontes de carboidrato com o inerte

Uso de fontes de carboidrato com o inerte

Os produtos da linha nutricional cuja apresentação se dão em pó e em comprimidos utilizam como composto inerte o amido de milho e a lactose e, os produtos em pasta, possuem com o diluente o xarope de glucose.

O uso destes ingredientes é considerado com inerte, porém desempenham uma função muito importante na composição, tendo a finalidade a absorção de possível fonte de umidade, melhorar a homogeneidade dos ingredientes que compõem o produto e, auxiliar na compressão e resistência no caso dos comprimidos.

Já o xarope de glucose age apenas como diluente, auxiliando a homogeneização dos produtos em pasta. O amido de milho, a lactose e o xarope de glucose nos produtos são de baixa inclusão, desta forma o consumo destas fontes de carboidratos contidos nos suplementos e nas dosagens indicadas é muito reduzido.

Tanto o amido de milho, a lactose e o xarope glucose são considerados fonte de carboidrato, os quais possuem a liberação de açúcar como resultado do processo digestivo. Porém as quantidades usadas com a função de excipientes nos produtos são tão baixas que não representam riscos aos diabéticos.

O pequeno consumo de amido de milho, da lactose ou do xarope de glucose não altera a glicemia após a administração do suplemento, tornando-se seguro tanto para animais sadios quanto diabéticos, principalmente ao considerarmos o consumo permitido de carboidratos, para cães diabéticos de até 25–50% da dieta e, de 10-15% para gatos (SAAD, et al., 2011).

Ao utilizarmos com exemplo, um cão com 10 kg de peso corporal, temos o seguinte consumo de carboidrato:

PRODUTO                         DOSE (g)                      CARBOIDRATO (g)

Calmisyn pasta                     2,0 g                                     0,800 g

Defensyn pó                          6,0 g                                      0,150 g

Enterofort pasta                   6,0 g                                      1,200 g

Gerokon pó                            6,0 g                                      1,800 g

Hep Vita pasta                      2,0 g                                      0,600 g

Nutrisyn pasta                      6,0 g                                      1,500 g

Osteosyn pó                           0,660 g                                 0,150 g

Vitasyn                                    1,2 g                                       0,450 g

Referência

SAAD, F.M.O.B.; FRANÇA, J.; AQUINO, A.A.; SAAD, Modern nutrition impact on the health and life longevity of dogs and cats. Revista Brasileira de Zootecnia, v.40, p.242-250, 2011.

Departamento Técnico de Nutrição

nutricao@konigbrasil.com.br