“Chove chuva, chove sem parar.” Verão e chuva são quase sinônimos e, com o alto volume de água que costuma cair do céu nesta época do ano, a saúde e o bem-estar dos cães merecem cuidados redobrados. O clima quente e úmido favorece o aparecimento de problemas relacionados à pele e ao pelo – como fungos – e o aumento de casos de leptospirose, além de afetar as rotinas de passeios e banhos dos pets. Algumas medidas simples no dia a dia com o animal podem prevenir os males e mantê-los saudáveis durante a temporada de chuvas. Quer saber quais são?
Acompanhe a leitura!
Xô, fungo: pelo sempre seco
Fungos e bactérias adoram lugares quentes e úmidos para proliferarem. No corpo dos cachorros, esses incômodos microorganismos podem causar coceira, irritação, feridas e desencadear o aparecimento de dermatites – as infecções de pele. Por isso, em dias de chuva, depois do passeio e do banho, é fundamental secar, muito bem, o pelo e a pele do cão. Uma toalha pode resolver, mas caso seja possível, o secador é a forma mais rápida e eficaz de retirar toda umidade da área. Escovar o pelo do pet também é importante, pois ajuda a desfazer nós e a retirar impurezas e sujeiras do corpo.
Sair ou não sair para o passeio? Eis a questão
Quando o tempo começa a mudar e ameaça chover, muitos responsáveis por pets acabam desistindo do passeio. Mas, se as saídas fazem parte da rotina do cão e ele precisa para fazer a necessidades, elas não podem ser prejudicadas por conta da chuva.
Deixar o cachorro em casa – ou no apartamento -, sem passeio pode comprometer a saúde física e emocional do animal. Então, chuva não é empecilho para saídas, mas a recomendação é que limpar as patinhas e secar bem o animal na volta para casa.
Além de prevenir os casos de fungos e problemas de dermatites, deixar o animal bem seco é importante para evitar doenças respiratórias, como bronquites e asmas, que também tendem a aumentar quando a umidade do ar fica acima dos 70%.
Mais calor, mais água
Mais calor, mais água. Na época das chuvas, os dias costumam ser mais quentes e são um convite e tanto para banhos e brincadeiras na piscina, com mangueira, na praia. Muitos pets adoram e são uma diversão em família. Mas, é preciso ficar atento para não exagerar na dose – a indicação é reduzir a frequência de banhos em dias seguidos de chuvas – nem deixá-los molhados depois das atividades.
Mesmo com o calor, é fundamental secar bem o cachorro com toalha e secador. Deixá-lo secar naturalmente em épocas de chuva e clima mais úmido não é uma boa ideia, pois áreas mais escondidas, como atrás das orelhas e entre os dedos das patas, podem não ficar 100% secas, levando ao aparecimento de fungos, bactérias e suas consequentes infecções.
Leptospirose: proteja o pet
Transmitida pela urina de ratos e água contaminadas, a leptospirose é uma doença grave que, quando não tratada, pode levar à morte. Na temporada de chuvas, por conta de enchentes, os casos da doença tendem a aumentar e os pets podem ficar mais expostos durante os passeios.
Por isso, a vacina nos cães é imprescindível para a proteção contra o mal. Além disso, os cuidados com a higiene do animal e a atenção com o lugar onde vão passear também são importantes para mantê-lo protegido da leptospirose.
Os principais sintomas da doença são: falta de apetite, vômito, febre, alterações renais, desidratação, apatia, pele amarelada, fezes com sangue e urina escura. A qualquer sinal no cão, o tutor deve procurar pelo (a) Médico (a) Veterinário (a).
Casinhas e almofadas bem secas
O lugar onde o cachorro dorme também merece atenção especial nos dias com chuva contínua. Isolar a casinha, caminha ou almofada, com algum tapete ou suporte, para que não receba a umidade do chão, garante mais proteção contra doenças respiratórias e mais conforto ao animal.
Assim como é preciso deixar o cachorro bem seco para evitar problemas com fungos também é preciso deixar as casinhas, almofadas, cobertores e paninhos bem secos depois de lavá-los ou higienizá-los. O ambiente cuidado e protegido faz parte da proteção e cuidado com os cães.
Nossas orientações sobre os cuidados com os cães em épocas de chuvas foram importantes para você? Compartilhe nas suas redes para propagar o bem-estar e a saúde animal. Para mais informações, acesse nosso blog. 😉