A resposta é sim. As coleiras antipulgas são um acessório bem útil para deixar seu pet, cão ou gato, longe de problemas como pulgas e carrapatos, ainda mais se considerarmos sua eficácia, preço e durabilidade. Se você quer protegê-lo mas está em dúvida em como fazer, temos algumas dicas para você escolher a coleira correta para seu cão ou gato e aplicá-la com segurança no seu amigão de quatro patas.

 

Coleira antipulgas para gatos

Coleira antipulgas para gatos

Como as coleiras antipulgas para cães e gatos funcionam?

As coleiras contêm elementos que eliminam as pulgas e carrapatos por contato. Com o movimento do animal e o contato da coleira com os pelos, o conteúdo se espalha protegendo o animal por inteiro. Elas possuem características químicas e tóxicas que afetam somente os parasitas, tornando-as eficazes contra pulgas e carrapatos, sem apresentar nenhum risco ao animal, desde que sejam usadas de forma adequada. As Coleiras TEA® são atóxicas e liberam gradativamente o princípio ativo sob a forma de pó́, o que evita que os pelos fiquem oleosos.

 

Qual o porte do seu cão ou gato?

Essa é a primeira pergunta que você deve responder ao procurar a coleira correta. Isso porque a quantidade de inseticida a ser aplicada no seu animal depende, principalmente, do seu peso. Um cão de pequeno porte não deve usar uma coleira indicada para cães de grande porte e, da mesma forma, um cão de grande porte não estará de fato protegido ao utilizar uma coleira feita para um cão pequeno, pois o elemento ativo não será suficientemente eficaz para o seu tamanho. A diferença entre uma coleira e outra é exatamente o seu comprimento, por isso o diâmetro do pescoço do animal é o que determina a dose correta. Por esse motivo que é tão importante cortar o excesso da coleira depois de ajustá-la ao pescoço do seu amigão.

 

Use a coleira antipulgas corretamente

Use a coleira antipulgas corretamente

Como usar corretamente as coleiras?

Além do porte, você também deve avaliar o conforto do seu pet. Deixe sempre uma folga – de aproximadamente dois dedos – para garantir que a coleira não irá incomodá-lo. Caso seu pet, cão ou gato, seja pequeno, ajuste-a de acordo com o diâmetro do pescoço, sempre deixando os dois dedos de folga, e corte o excesso para que ele ou outro animal não mastigue a sobra e isso cause problemas. A coleira deve ser mantida sempre fora do alcance da boca do animal.

As coleiras não perdem o efeito em contato com a água, mas o ideal é retirá-las antes do banho para prolongar ainda mais sua durabilidade.

 

Qual o tempo da proteção das coleiras antipulgas?

O tempo médio de duração do princípio ativo das coleiras é de, no mínimo, 60 dias, com pico de ação em 30 dias. As Coleiras TEA® têm eficácia de até 5 meses e possuem um preço acessível, tendo assim uma ótima relação custo/benefício.

Alguns fatores, como o cuidado com o ambiente, frequência dos banhos e grau de infestação, interferem no tempo de proteção das coleiras, uma que vez que mais de 90% dos parasitas estão no ambiente sob a forma de ovos, larvas e pupas. (Clique aqui para saber como cuidar da sua casa para evitar infestações).

 

90% das pulgas e carrapatos estão no ambiente

90% das pulgas e carrapatos estão no ambiente

Mais algumas dicas importantes para você ficar atento:

  • O uso das coleiras antipulgas deve acontecer em animais a partir dos seis meses de idade;
  • As coleiras antipulgas não devem ser usadas em fêmeas em fase de aleitamento;
  • Depois de manipular a coleira antipulgas, lave bem as mãos;
  • Cuide do ambiente: 90% dos parasitas não estão no seu pet.

Você deve sempre consultar o médico veterinário para que ele indique qual a melhor coleira antipulgas e carrapatos. Então, basta seguir as recomendações e seu pet estará realmente protegido sem que você precise se preocupar.

 

Quer conhecer a Linha Tea® da König? Clique aqui.