Vermes são problemas recorrentes em cães que na maioria das vezes podem ser bem fáceis de identificar. Ficar de olho é muito importante pois se detectados somente em estágios mais avançados, podem colocar a vida e a saúde do seu animal em risco. Os sintomas variam de acordo com o tipo de verme e de forma simples, podemos enumerar alguns mais importantes: como os vermes do coração, a lombriga, as tênias e a Trichuris trichiura.

Existem alguns sintomas comuns que revelam se um cão está com vermes ou não, basta ficar atento. Geralmente as fezes do animal podem apresentar coloração diferente, presença de grãos ou diarreia. Entretanto, alguns vermes não se manifestam nas fezes e, neste caso, a atenção deve ser redobrada. Acompanhe os sintomas mais comuns e, ao menor sinal, leve seu amigo ao médico veterinário para um diagnóstico completo.

Pelo pálido

Um cachorro saudável tem pelos brilhantes e macios, já um cão com vermes ou outra condição pode apresentar uma pelagem sem vida, pálida e ressecada. Se o pelo do seu peludo estiver fraca e caindo, este pode ser um sinal de verme.

Diarreia

É muito comum que, em caso de vermes, seu animal tenha diarreia. Apesar da diarreia estar associada a várias disfunções intestinais.

Tosse

A tosse não é muito comum em cachorros, mas pode ocorrer em caso de vermes do coração. Esse sintoma costuma aparecer em estágios mais avançados da doença. Caso perceba tosse e outros sintomas, corra para o veterinário.

Perda de apetite e peso

O cão costuma perder o apetite quando está com vermes, recusando comida e permanecendo muito tempo cabisbaixo. A falta de alimentação leva a perda de peso. Este é um forte indicativo de verminose.

Vômitos

Assim como diarreia, o vômito é muito comum. Em alguns casos, a lombriga pode ser avistada no vômito, mas não é regra.

Apatia pode ser vermes

Apatia pode ser vermes

Apatia

Se seu amigo de quatro patas é sempre saltitante, brincalhão e de repente ele passa a ficar deitado pelos cantos, depressivo, você deve se preocupar, pois pode ser verme.

Barriga inchada

Uma das principais causas de verme, inclusive em humanos, é a barriga inchada. Em caso de inchaço sem motivo aparente, leve ao médico veterinário para exames de fezes. Em alguns casos, o cão pode até sentir dores abdominais.

Irritação na pele

Cães que apresentam irritação na pele como manchas ou coceira pode ser um sinal de vermes.

Vermes nas fezes

Como mencionado, em caso de avistar objetos não identificados, corpos estranhos nas fezes do seu animal, na área do ânus ou até mesmo se movendo pela pele, leve seu animalzinho para uma consulta.

Atraso no crescimento

Esse sintoma está comumente associado aos filhotes.

Coceira no bumbum

É um sinal clínico comum de algumas espécies de vermes. O animal costuma sentir um incômodo tão forte nessa região que arrasta ou coça o bumbum no chão para aliviar a sensação.

 

Os vermes quando não tratados podem causar perda de consciência e, em casos mais graves, até morte. Por isso, não pense duas vezes antes de levar seu peludo ao médico veterinário em caso de surgimento de algum desses sintomas. Gostou das dicas? Compartilhe!

 

Clique aqui e conheça linha de Antiparasitários da König